Buscar

ESTUDO DO CASO 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartam-se componentes dos alimentos, por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas como alimentos. Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (PANC) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares. 
É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática. 
Questão orientadora:
Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? 
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? 
Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias?
Questão orientadora: Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? Acredito que o primeiro passo é a professora realizar pesquisas sobre o tema e identificar quais as plantas realmente aptas para o consumo, o modo de preparo específico evitando assim problemas decorrentes do não conhecimento das mesmas e de seu manuseio e assim socializar com os estudantes e propor um projeto de horta na escola para viabilizar a relação teoria-prática. Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? É preciso conhecer e diferenciar as espécies vegetais bem como explicar como estas podem ser consumidas. Neste sentido, se faz necessário também o conhecimento referente a área necessária em um local para plantio da horta para que seja cultivada bem como se faz necessário o cuidado sobre a quantidade na elaboração de pratos. Acredito que estabelecem-se boas relações entre Ciências e Matemática. Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias? É preciso ao socializar algumas das espécies que o docente permita que seus estudantes realizem pesquisas em sites direcionados a alimentação saudável com ênfase às plantas alimentícias não-convencionais e super nutritivas existentes no Brasil destacando que para seu consumo esta deve ter um cuidado especial, uma vez que algumas dessas podem ser encontradas nas ruas e tratadas como ervas daninhas ou os populares matos que podem estar contaminados devido a sua superexposição nas ruas.
Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC? Em uma roda de conversa a professora pode explicar o conceito sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), explicando para os alunos que são alimentos que deixamos de consumir no nosso dia a dia como os talos, cascas e sementes, e também explicar para os alunos que devemos ter o cuidado, pois nem tudo que encontramos na natureza podemos consumir. Na disciplina de ciências, a professora pode pedir para os alunos pesquisarem com os pais sobre o que significa (PANC). E trabalhar em sala de aula a importância dos alimentos e nutrientes que os alimentos nos fornecem para uma alimentação saudável, como os talos, cascas e sementes dos alimentos que consumimos no nosso cotidiano. Dá para a professora pedir para os alunos trazerem de casa alimentos como: verduras, frutas, legumes para eles fazerem juntos a receitas para o lanche da escola como experimentação. A professora pode deixar os alunos a escolherem os alimentos que usarão nas receitas, orientando da melhor forma possível. Também pode pedir para os alunos trazerem de casa receitas que seus pais utilizam no seu dia a dia para compartilhar com os demais alunos. E quanto à disciplina de matemática, da para a professora trabalhar nas receitas a quantidade, frações, formas geométricas (biscoitos) dentre outras mais. Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática? Bem... Poderá a professora relacionar o número de pessoas que morrem de fome no mundo com o desperdício de alimentos por parte da população. Poderá também relacionar o quanto uma pessoa desperdiça por dia e fazer a relação proporcional com problemas ambientais que poderão ocorrer, caso ponto de vista diferente não seja adotado no dia a dia. Como a professora pode propor a inclusão de PANC's na alimentação dos alunos de suas famílias? Em ciências, a professora pode explorar as características de cada planta. Pode também selecionar uma, por exemplo a Ora Pro Nobis que é mais conhecida por seu alto valor de proteínas e realizar uma pesquisa sobre alimentação saudável. Em matemática, pode-se criar uma tabela com alimentos mais consumidos, quantidades, valor calórico. Tabela com IMC dos alunos, incentivando a introdução de alimentos mais saudáveis incluindo as PANC’s. Montando, também, uma oficina culinária, convidando as famílias para participarem. Nessa oficina, apresentar as PANC’s em receitas diversas como o pão verde feito com Ora Por Nobis, para que todos possam experimentar, pensando em uma reeducação alimentar a partir de alternativas econômicas e saudáveis.

Outros materiais