Buscar

6 MECANISMOS EFETORES DA IMUNIDADE MEDIADA POR Cu00C9LULAS T (Capu00EDtulo 6)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MECANISMOS EFETORES DA IMUNIDADE MEDIADA POR CÉLULAS T (Capítulo 6)
TIPOS DE REAÇÕES IMUNES MEDIADAS POR CÉLULAS T
	De modo geral, as células T CD4+ reconhecem antígenos de microrganismos em vesículas fagocitárias (antígenos expressos pelo MHC classe II) e em virtude disso secretam citocinas que recrutam e ativam leucócitos. Células T CD8+ reconhecem antígenos de microrganismos que estão no citosol (expressos por MHC classe II) e destroem as células e, assim, destroem reservatórios. 
MIGRAÇÃO DOS LT EM REAÇÕES IMUNES MEDIADAS POR CÉLULAS
	A migração das células T é controlada por três famílias de proteínas: Selectinas, integrinas e quimiocinas.
	A migração de células T naive e de células T efetoras difere em virtude dos diferentes receptores que estas células expressam. 
	As células T naive possuem receptor CCR7 que é específico para quimiocinas produzidas unicamente em tecidos linfoides (ex.: zonas de células T nos linfonodos). Desta forma, as células T naive migram do sangue para os órgãos linfoides atraídos por essas quimiocinas (quimiotaxia).
	As células T efetoras perdem a expressão do receptor CCR7 e passam a expressar o receptor para SIP (esfingosina 1-fosfato). As concentrações de SIP no sangue são maiores do que as dos linfonodos, por tal motivo, as células T efetoras deixam o linfonodo e migram para o sangue guiados por gradientes de concentração (quimiotaxia). 
	As células T efetoras saem do sangue e migram para os tecidos infectados quando seus receptores para E-selectina, P-selectina e de integrinas encontram seus ligantes no endotélio vascular. Os ligantes são expressos no endotélio vascular por ação de IL-1 e TNF, liberados por M0 e outras células. 
Obs.: o direcionamento das células T efetoras independe do reconhecimento de antígenos. Ou seja, essas células migram para tecidos lesados que apresentem as moléculas de adesão e quimiocinas, mas não necessariamente possuem especificidade ao patógeno. No entanto, se o LT efetor reconhecer naquele local um patógeno específico para ele, o LT se fixa naquele local. Isso favorece o acúmulo de mais células T específicas aquele patógeno naquela região. 
Obs.: Células T efetoras dependem do reconhecimento do antígeno para que possam se tornar ativas, no entanto, independem de coestimulação. 
FUNÇÕES EFETORAS DOS LT CD4+
LT CD4+ Th1 
Reconhecem os antígenos ligados aos macrófagos (MHC classe II) e liberam Interferon γ que, por sua vez, ativa fatores de transcrição para enzimas lisossomais e radicais livres de oxigênio. Logo, esses LT aumentam a capacidade dos macrófagos em destruir os microrganismos. Esses macrófagos são denominados Macrófagos Ativados.
A fagocitose é um fenômeno da imunidade inata, no entanto ela se torna mais eficiente com a estimulação pelas Células Th1.
LT CD4+ Th2 
Quando estimuladas liberam IL-4, IL-5,IL-10. IL-4 estimula a produção de IgE que se liga à receptores em eosinófilos e mastócitos. IL-5 ativa eosinófilos. Além disso, essas citocinas estimulam o peristaltismo e a secreção de muco.
IL-4 e IL-10 inibem a via clássica de ativação dos macrófagos.
IL-4 e IL-13 estimulam a via alternativa de ativação de macrófagos culmina na divisão de fibroblastos. É importante para a cicatrização. Além disso, está relacionada as fibroses.
É importante para destruir parasitos helmínticos. 
LT CD4+ Th17
Estimulam outras células a produzir citocinas que promovem o recrutamento de leucócitos (principalmente neutrófilos e, em menor quantidade, monócitos).
Quando as células T estimulam a inflamação, ela é mais forte e mais prolongada do que quando ela é evocada por respostas imunes inatas. 
Estimulam a produção de antibióticos endógenos – defensinas.
É importante na imunidade mediada contra fungos e bactérias.
FUNÇÕES EFETORAS DOS LT CD8+
	Através do reconhecimento mediado pelo TCR e pelo CD8, além da fixação promovida pelas integrinas entre os LT CD8+ e às células infectadas, forma-se uma Ponte Imunológica. Através dessa ponte, os LT CD8+ secretam sua proteínas citotóxicas.
	Para que desempenhem suas atividades, os linfócitos citotóxicos necessitam reconhecer o antígeno no MHC classe I das células infectadas, porém não precisam de coestimuladores.
	As proteínas citotóxicas são:
Granzimas
Clivam as caspases tornando-as ativas. A principal função dessas enzimas é induzir a apoptose. As caspases são encontradas no citosol.
Perforinas
Desfazem a integridade da membrana plasmática da célula infectada, facilitando assim a entrada das Granzimas.
Ligante Fas
Induz a morte das células quando encontra seu receptor na célula infectada, pois ativa as caspases.
Obs.: se os microrganismos fagocitados escapam dos fagossomos, os LT CD8+ são mais eficientes em destruir a célula. No entanto, quando os microrganismos permanecem no interior dos fagossomos, os LT CD4+ são mais eficazes.

Outros materiais