Buscar

Gigantes da indústria Ep 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gigantes da indústria – Episódio 1
Começa outra Guerra
O primeiro episódio da série começa contando sobre um novo início no qual os EUA estavam vivendo. Uma nova raça de líderes, homens de visão, engenhosidade que irão mudar toda a história do pais. 
Um momento de mudanças, Cornélio Vanderbilt é o primeiro a enxergar as novas oportunidades. Ainda jovem inicia sua carreira no mundo dos negócios, onde é caracterizado como um homem ousado. Seu primeiro passo é a compra de um barco, sua empresa, logo se torna uma frota de embarcações de carga e passageiros. Nos 40 anos seguintes constrói o maior império de navegação do mundo. Logo depois resolve investir na construção da primeira linha férrea e no final da guerra civil se torna o homem mais rico dos EUA.
Com o objetivo de obter o controle de todas as linhas férreas do pais Vanderbillt que era dono da única ponte que ligava o principal porto de NY ao interior, resolve fecha-la para prejudicar seu concorrente e com isso consegue enfraquece-los. Mais tarde busca por reconhecimento mundial e constrói a Grande Central em Nova York, que liga as suas 3 principais ferrovias. O projeto mais ambicioso de construção urbana até o momento visto.
Posteriormente cai em um golpe por conta da sua ambição de adquiri uma linha férrea que ligava a cidade de Chicago a Nova York. Perde 7 milhões de dólares em ações falsa e foi humilhado publicamente. Com isso cria um novo plano para dar a volta por cima. Cornélio percebe o exagero das ferrovias e resolve investir em um novo projeto, que seria as cargas, precisava mantes seus trens sempre cheios. Com o crescimento da busca por querosene, a nova fonte de luz, segura e barata, Cornélio enxerga sua oportunidade. Contata um jovem petroleiro, John D. Rockfeller, dono de uma refinaria próxima a sua linha de trem em Cleveland. Faz uma proposta e consegue garantir por um período seus trens com carga. Recorre a uma nova indústria crescente.

Outros materiais