Buscar

AV1 Farmacobotânica 4 período noturno farmácia

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS
BACHARELADO EM FARMÁCIA
Assim como as outras partes do vegetal em crescimento primário, o caule de uma planta é revestido pela epiderme. Sobre esse tecido, marque a alternativa incorreta: (
a) A epiderme caulinar, geralmente, é formada apenas por uma camada de células.
b) A epiderme caulinar, diferentemente da epiderme localizada nas folhas, não apresenta estômatos.
c) A epiderme caulinar apresenta células vivas na maturidade.
d) As células da epiderme caulinar apresentam-se revestidas por cutina, uma substância lipídica.
e) Em algumas espécies, é possível observar na epiderme caulinar a presença de tricomas.
Em vegetais superiores, os meristemas secundários estão localizados no cilindro central e na região da casca de caules e raízes, sendo responsáveis pelo crescimento diametral de ambos os órgãos. Em decorrência do crescimento e desenvolvimento da planta, os tecidos meristemáticos passam a se diferenciar, dando origem a tecidos adultos, que apresentam funções mais específicas. Acerca dos tecidos de sustentação vegetal é correto afirmar que: 
a) as células do meristema, por serem ricas em lignina e celulose, já promovem sustentação.
b) parênquima é uma célula rica em celulose e encontra-se na parte mais central do caule.
o esclerênquima é composto por células vivas, ricas em lignina, que dão sustentação aos vasos condutores de seiva, floema e xilema.
as células do câmbio são células diferenciadas que promovem a sustentação do caule.
as células do colênquima são alongadas, irregulares e encontram-se dispostas em forma de feixes. Quando cortadas transversalmente, têm aspecto variado. São vivas, nucleadas, e a parede apresenta reforço de celulose.
3) Nos vegetais vamos encontrar diversos tipos de tecidos. Um deles é formado por células capazes de se multiplicar ativamente por mitose, dando origem aos outros tipos. Estamos nos referindo: 
a) aos parênquimas.
b) aos meristemas.
c) aos colênquimas.
d) aos esclerênquimas.
e) à epiderme.
4) Considere as três frases seguintes relativas a tecidos vegetais. 
I- Os componentes do xilema responsáveis pela condução da seiva bruta são de dois tipos: elementos de vaso e traqueídes.
II- As plantas possuem 2 tecidos especializados na sua sustentação esquelética: o colênquima e o esclerênquima. O esclerênquima constitui um tecido mais resistente devido a reforços de celulose em suas paredes celulares, sem que haja lignificação.
III- Em raízes e caules subterrâneos existem parênquimas que acumulam amido e outras substâncias de reserva, sendo, por isso, denominados parênquimas aquíferos.
Assinale:
a) Se somente I estiver correta.
b) Se somente II estiver correta.
c) Se somente I e II estiverem corretas.
d) Se I, II e III estiverem corretas.
e) Se somente II e III estiverem corretas
5) O tecido constituído de células vivas, paredes primárias espessas de forma não-homogênea, cuja função fundamental é a de sustentação, porém possibilitando a flexibilidade do órgão denomina-se: 
a) colênquima.
b) esclereídes.
c) fibras.
d) parênquima.
e) clorênquima
6) A epiderme é o tecido mais externo dos órgãos vegetais em estrutura primária, sendo substituída pela periderme em órgãos que possuem crescimento secundário. Com relação às características desse tecido é INCORRETO afirmar:
A) As células suberosas, silicosas, buliformes, papilas e litocistos são tipos celulares especializados da epiderme vegetal.
B) As células do tecido epidérmico são vivas, vacuoladas, podendo conter substâncias como taninos, pigmentos como as antocianinas, cristais e mucilagem. Uma das principais características das células epidérmicas é a presença de plastídios clorofilados.
C) As células estomáticas podem se encontrar no mesmo nível das demais células epidérmicas; podem estar elevadas em relação a estas, ou em depressões. Em algumas folhas, essas depressões são amplas e contêm muitos tricomas e estômatos, sendo denominadas criptas estomáticas diminuindo assim a perda de água.
D) A parede das células epidérmicas apresenta cutina, um composto impermeável à água, que se encontra impregnada às paredes epidérmicas ou se apresenta como camada separada, denominada de cutícula, na superfície da epiderme, cuja função é de proteção contra a perda d’água.
7) Em botânica, chama-se xilema ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta - desde a raiz até às folhas. Nas árvores o xilema secundário é o constituinte da madeira ou lenha. Outro tecido vascular é o floema, descreva os tipos celulares encontrados neste tecido, descrevendo sua morfologia e função. 
8) Tricomas são apêndices da epiderme presentes em diversos órgão das plantas, constituindo seu indumento. Os tricomas são classificados de acordo com suas funções e formas, classifique os tricomas a seguir: (

Continue navegando