Buscar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Prévia do material em texto

EJA PROVAS 
Questão 1/10 Leia o texto a seguir: Processo muito lento na prática, as mudanças são alcançadas principalmente quando desencadeadas com o envolvimento e a participação da comunidade escolar na elaboração e implementação das propostas e projetos. As mudanças 
atingiram de maneira especial a EJA. Eternamente relegada a espaços menores do sistema de ensino, ou se constituindo como campo de ação dos movimentos populares e de entidades da 
sociedade civil organizada, foi a partir de 1990 que a EJA retornou ao cenário nacional, repondo as antigas e novas questões à sociedade brasileira. (Paula, Claudia Regina de. Educação de jovens e adultos: a educação ao longo da vida [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 25) Podemos caracterizar as parcerias de programas e projetos de EJA como: 
correta A Convênios entre o poder público e a sociedade civil, onde o governo é responsável pelo financiamento, a empresa ou organização social pelo encaminhamento pedagógico e a 
comunidade para a participação das turmas. 
Questão 2/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: A educação de adultos, dentro desse contexto, torna -se mais que um direito: é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de ser um requisito fundamental para construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça. (UNESCO. Confintea V: Declaração de Hamburgo 
sobre a Educação de Adultos. Julho 1997. Brasília: SESI/UNESCO, 1999.) 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas que propiciaram os fundamentos da educação de adultos no Brasil: 
I. Parecer – projeto de Rui Barbosa, de 1882. 
II. Lei de 1827. 
III. Regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário. 
IV. Promulgação da lei do Ventre Livre. 
São corretas as afirmativas: 
 C- I,II,III 
 
o 3/10 
Avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas. 
 I. A Emenda Constitucional nº 14 indica retrocesso na trajetória da EJA tornando a questão da erradicação do analfabetismo cada vez mais atual. 
II. Na redação da referida Emenda foi retirada a obrigatoriedade do ensino para todos que não tiveram acesso na idade própria e criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do ensino fundamental e de Valorização do Magistério. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta: 
 correta E A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa
Questão 4/10 
Leia o fragmento de texto: 
 A educação básica é um conceito mais do que inovador para um país que, por séculos, negou, de modo elitista e seletivo, a seus cidadãos, o direito ao conhecimento pela ação sistemática da organização escolar. CURY, 
Considerando o texto acima e os conteúdos abordados no livro, existem fatores que desencadearam a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores: 
I. Baixa escolaridade da população; 
II. Tardia oferta de educação escolar pública e da educação de adultos no Brasil; 
III. Políticas públicas adequadas a educação básica; 
IV. Introdução de modelos de educação baseados no sistema de ensino europeu; 
V. Exclusão Social; 
São corretas as afirmativas: 
correta C Afirmativas I, II, V, apenas. 
 Questão 5/10 
Leia o texto a seguir: 
Os avanços da EJA no campo da legislação nacional reafirmam a importância da participação 
democrática nos processos decisórios de elaboração e implementação das políticas públicas. 
Se, por um lado, leis por si só não consolidam novas culturas, é impossível imaginar a disseminação de práticas voltadas ao bem comum sem um conjunto de referências que tenham sido compartilhadas e consensualizadas ao longo de um determinado tempo histórico. 
Essa negociação se dá no campo da compreensão e permanente (res)significação dos direitos educativos e dos direitos humanos, dos quais a legislação é expressão maior. 
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001 estabeleceu 
aspectos centrais da EJA, entre outros, observados na seguinte meta: 
Básica (SAEB), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelos sistemas de avaliação que venham: 
correta D Oferecer cursos equivalentes as quatro séries finais do ensino fundamental para população de 15 anos, ou mais que, concluiu as quatros séries iniciais. 
6/10 
Leia o texto a seguir: 
 O professor Antônio Joaquim Severino diz, em um texto sobre a filosofia contemporânea no Brasil, que trata-se de uma práxis que deve libertar o homem oprimido da sua situação de opressão. Essa 
libertação exige previamente um processo de conscientização em relação à condição de ser oprimido, processo que é feito de visão e de ação, de tomada de consciência ingênua, passando-se para um nível de consciência crítica, consciência articulada com a práxis, que será então transformadora. Para se chegar a esse nível de consciência é indispensável uma relação horizontal, onde a palavra “educando” é respeitada e valorizada. A cultura assume um significado de força libertadora, de pedagogia comprometida com a transformação social. 
Fernando Altemeyer Jr O Pensamento de Paulo Freire como matriz integradora de práticas educativas 
no meio popular: ciclo de seminários / Inácio da Silva, org. – São Paulo: Instituto 
correta E Teologia da Libertação 
 
Questão 8/10 
Leia o texto: Em relação às metas de democratização do acesso, permanência e sucesso escolar já trazem 
em seu bojo que nem todos estão inclusos na educação. As regiões economicamente desprivilegiadas são as que possuem os maiores índices de exclusão. A implantação de programas como a Educação para Jovens e Adultos, apesar de sua relativa aceitação, sua proposta não foi totalmente cumprida na medida em que ainda há cerca de 14 milhões de analfabetos no país. Além disso, não foram criados mecanismos de melhoria qualitativa do processo ensino-aprendizagem, tampouco instrumentos de verificação dessa qualidade Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro, fatores propiciaram a chamada I. Acesso e permanência na escola durante a infância e a adolescência. 
II. A não obrigatoriedade do ensino para os que não tiveram acesso na idade própria 
III. Altos índices de reprovação, evasão e reingresso no sistema escolar. 
IV. Discriminação da renda familiar. 
São corretas as afirmativas: 
 
A Afirmativas I, II apenas. 
 B Afirmativas II, III, e IV apenas. 
correta C Afirmativas I, III e IV apenas 
 Questão 9/10 
Leia o texto a seguir: 
Em um cenário nacional de crescimento e desenvolvimento socioeconômico, que exige especial equilíbrio devido à crise internacional, é essencial para o país fazer o enfrentamento 
de múltiplos problemas, dentre os quais, a baixa escolaridade da população jovem e adulta brasileira e os desafios da qualificação e requalificação desses sujeitos, considerando o processo de reestruturação produtiva e de mudanças nos padrões de relações de trabalho. 
(MEC. Avaliação técnica das Metas previstas no Projeto de Lei Ordinário (PLO) nº 8.035/2010, denominado Plano Nacional de Educação (PNE), correspondente ao decênio 2011-2020). 
A situação da população brasileira sem instrução ou com menos de um ano de estudo diminuiu entre 1996 e 2006 em aproximadamente: 
 Correta D: 3% 
 Questão 10/10 
Leia o texto a seguir: 
Os ideais liberais de educação para todos, como instrumento que fizesse possível uma sociedade aberta onde vencessem os mais capazes, independentemente de sua origem social, penetraram no Brasil no século passado, quando os países maisavançados começaram a universalizar o ensino elementar 
Correta: D Segunda Guerra Mundial
https://files.passeidireto.com/fd5d7065-92c6-4cdf-b676-e1fd380e33a4/bg4.png
https://files.passeidireto.com/fd5d7065-92c6-4cdf-b676-e1fd380e33a4/bg5.png
https://files.passeidireto.com/fd5d7065-92c6-4cdf-b676-e1fd380e33a4/bg6.png
https://files.passeidireto.com/fd5d7065-92c6-4cdf-b676-e1fd380e33a4/bg6.png
https://files.passeidireto.com/fd5d7065-92c6-4cdf-b676-e1fd380e33a4/bg7.png
https://files.passeidireto.com/fd5d7065-92c6-4cdf-b676-e1fd380e33a4/bg7.png
DISCURSIVA 
 
A alfabetização de adultos é tratada de maneira diversa nas concepções tradicional e 
dialógica de educação . Escreva as diferenças fundamentais do processo de alfabetização segundo estas concepções. 
 
Abordagem tradicional – identifica o aluno como parte de um mundo que irá conhecer, a realidade será transmitida a ele, preocupação com a armazenagem de conhecimentos, educação restrita a instrução e transmissão de conteúdos em uma relação vertical professor-aluno, avaliação como verificação da memorização de conteúdos. Abordagem dialógica – busca da interação entre o homem e o mundo, sujeito da aprendizagem é entendido como elaborador e criador de conhecimentos tendo como pressuposto a sua cultura, sua prática social. Se constrói como t al à medida que pensa em seu contexto. O processo de ensino -aprendizagem é desenvolvido objetivando-se a superação entre opressores e oprimidos com horizontalidade na relação professor-aluno. Metodologia caracterizada pela dialogicidade e problematização dos conteúdos escolares em relação aos conteúdos do munda da vida. Auto avaliação para que o processo seja revisto à medida da necessidade. 
Preocupação com a consciência política. (p. 113 e 114 do livro-base) 
 Explique, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA de 2001, como podem ser realizadas as matrículas no caso de circulação entre as diferentes modalidades de ensino. 
As matrículas em qualquer ano das etapas do curso ou do ensino estarão subordinadas às normas do respectivo sistema e de cada modalidade. (p. 83 do livro - base) 
 De acordo com o livro-base, explique as diferenças entre o ensino supletivo e a educação de jovens e adultos quanto à legislação e definição dos termos ensino e educação. 
Nota: 10.0 
O ensino supletivo era a denominação dada a educação de adultos e adolescentes pela LDB no 5.692/1971 que na LDBEN no 9.394/1996 passou a se chamar de educação de jovens e adultos. Quanto aos objetivos educacionais, segundo Soares (2000), o termo ensino se restringe à mera instrução e o termo educação compreende os diversos processos de formação.

Continue navegando