Buscar

Avaliando Aprendizado Fundamentos de Ciências Sociais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708797571)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Unioeste 2011) Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis
	
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
	
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709053232)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Mello (2014), "é pela socialização que o mundo social " com seus diversos significados, hábitos de vida, regras, normas e valores morais, por exemplo "é interiorizado pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua experiência subjetiva". Com base nas afirmativas a seguir, identifique aquela(s) que corresponde(m) ao conceito de socialização:
(A) É o processo por meio do qual os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento do seu mundo social;
( B ) É um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e em parte, na aprendizagem latente;
( C ) É um processo de aprendizagem que se baseia, também, no relacionamento com os outros;
( D ) É um processo de aprendizagem que tem início na infância e prosseguem ao longo da vida;
( E ) É por meio dela que nos tornamos membros de uma sociedade e assimilamos a sua cultura.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	A, C e E
	 
	A, B, C, D e E
	
	A, B. C e E
	
	A, C e D
	
	A, B e C
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708979441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que considerou a cultura como um todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. Considerando os estudos da Antropologia analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Nos países desenvolvidos a tendência é que apresentem um cultura mais definida e determinante, ou seja, uma cultura superior. II. Nos países subdesenvolvidos, ou ainda em fase de desenvolvimento, a tendência é que apresentem uma cultura fragmentada e frágil, ou seja, uma cultura inferior. III. Não podemos considerar uma cultura superior nem inferior, ou seja, a sociedade tem ou não tem cultura.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	Apenas a III está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão erradas
	
	Apenas a I está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708833329)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma de pensamento mais simples é chamada de senso comum. Trata-se de fazer afirmações sobre o mundo fora do método mitológico, religioso, do filosófico e do científico, por outro lado consiste numa afirmação descoordenada e sem nexos em si. O pensamento científico, por outro lado, usa os seguintes elementos:
		
	
	os fatos sobrenaturais e os fenômenos divinos.
	 
	a razão e o nexo entre eventos naturais e sociais.
	
	o pensamento lendário e a matemática.
	
	a falta de bom senso e a filosofia.
	
	o senso comum, os eventos sobrenaturais e religiosos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708833327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
		
	
	o uso de lendas e mitos.
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	 
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
	1a Questão (Ref.: 201708776323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"As sociedades se perpetuam ensinando aos indivíduos de cada geração os padrões culturais referentes às posições que se espera que ocupem na sociedade" (LINTON, Ralph. O indivíduo, a cultura e a sociedade. In: CARDOSO, Fernando Henrique e IANNI, Octávio (Orgs.) Homem e sociedade. 9. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1975). Qual é conceito das ciências sociais empregado por Ralph Linton e destacado na citação acima?
		
	
	Indivíduo.
	 
	Socialização.
	
	Sociedade.
	
	Socialismo.
	
	Cultura.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709053237)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Notícia divulgada no Jornal o Estado de São Paulo revelava que o crack surgiu na periferia da zona leste de São Paulo, nos fins dos anos 1980. Hoje, entretanto, a situação é presente em todos os municípios do Estado. Era, inicialmente, utilizado pelos os ¿excluídos¿ e também foi disseminada para as classes sociais mais altas. Mesmo sendo o seu consumo inferior ao do álcool, o tratamento dos dependentes é um problema que significa ¿desafio para médicos e especialistas¿. Poucos têm acesso ao tratamento e, segundo estudos, daqueles que o conseguem, apenas um terço dos ¿usuários severos¿ consegue resultados positivos. Os demais, ¿ou morrem ou continuam na droga¿. Adaptado de < http://infograficos.estadao.com.br/especiais/crack/ > Considerando que pesquisadores de várias áreas do conhecimento têm estudado sobre o tema, a fim de compreender, inclusive, as características gerais desse problema, assinale a resposta correta:
		
	
	O uso do crack é um problema sociológico
	
	O uso do crack não pode ser considerado um problema social nem sociológico
	 
	O uso do crack é um problema social e um problema sociológico
	
	O uso do crack é um problema social
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708782635)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, nem do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, e do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708804234)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
		
	
	Um dos principaislegados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
	
	A sociologia surgiu mediante a necessidade de se explicar a sociedade as questões teológicas inerentes daquele momento.
	
	A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.
	
	Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.
	 
	A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708875954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a reportagem abaixo e assinale a alternativa adequada, do ponto de vista antropológico. Campanha denuncia casos de discriminação e xenofobia na Universidade de Coimbra "'Mas você é brasileira!' Quando recusei uma investida sexual". A foto faz parte de uma campanha de denúncias de casos de discriminação e xenofobia surgidas durante as eleições para a Associação Acadêmica de Coimbra, da Universidade de Coimbra, em Portugal, em novembro de 2013. A chapa Lista R - AAC, composta por estudantes portugueses e brasileiros, que tinha como principal bandeira a luta contra discriminações dentro e fora da Universidade de Coimbra. "O objetivo era fazer com que as pessoas, ao lerem os cartazes, se dessem conta do quanto alguns comentários, que às vezes não passam de brincadeiras, são ofensivos e refletem o quanto os preconceitos estão enraizados na cultura", informou a chapa Divulgação/Lista R - ACC. (Disponível em: < http://noticias.uol.com.br/album/2014/01/30/campanha-denuncia-casos-de-discriminacao-e-xenofobia-na-universidade-de-coimbra.htm#fotoNav=8>. Acesso em: 20 abr 2015.).
		
	
	O equívoco da brasileira do cartaz foi ter levado a sério uma brincadeira, como a que é feita para receber os calouros nas universidades.
	
	O cartaz está coerente, do ponto de vista antropológico, por se tratar de uma brasileira em busca de atividades sexuais dentro da universidade
	
	O português que disse à brasileira que ela era brasileira, na verdade, estava brincando, porque ela era americana.
	 
	Casos de xenofobia, como este do cartaz, mostram os preconceitos culturais velados, em forma de brincadeiras.
	
	Casos de xenofobia são importantes como processos integradores de culturas diversas.
	1a Questão (Ref.: 201708466032)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adaptada do Vestibular UFU, 2012) Se tomarmos como ponto de partida a concepção de fato social, segundo Durkheim, qual das alternativas abaixo apresenta corretamente uma das características do fato social:
		
	
	Ser geral e igual em todas as sociedades.
	
	A vontade individual se sobrepõe à do grupo.
	
	Dar liberdade ao indivíduo, em uma dada sociedade, de praticar ações e atitudes ligadas ao seu senso crítico.
	 
	Exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
	
	Ser particular de cada indivíduo, sem interferência do grupo social no qual está inserido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708806649)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O pensamento de Karl Marx é um marco na história da sociologia, Marx na sua analise da sociedade mostra como a nova ordem econômica, o capitalismo produziu uma nova ordem social injusta, já que o novo padrão econômico não trouxe benefícios para todos os homens. 
A partir das aulas ministradas assinale a única alternativa que não faz parte da reflexão marxista:
		
	
	O materialismo histórico é um método de para estudar o processo econômicos das sociedades.
	
	A mais-valia é uma reflexão sobre a exploração da força de trabalho.
 
	
	Dentre todos os grupos oprimidos economicamente ao longo da história das sociedades o único que tem possibilidade de vencer a luta é o proletariado.
	 
	O Estado, na sociedade capitalista, representa os interesses dos proletariados.
	
	A mercadoria é o resultado da atividade humana princípio da produção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708791661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar das inegáveis diferenças, as ciências sociais procuraram se firmar a partir do uso das metodologias das ciências naturais que tiveram grande avanço a partir do século XVIII. Sobre essas diferenças, podemos afirmar:
		
	
	Não existem diferenças substanciais entre ciências sociais e ciências naturais.
	 
	As ciências sociais tratam de objetos complexos que mudam rapidamente e não podem ser isolados em laboratórios
	
	As ciências sociais tratam de objetos simples que demoram a ser modificados e não podem ser isolados em laboratório
	
	As ciências sociais tratam de objetos simples que mudam rapidamente e que não podem ser isolados em laboratório.
	
	Assim como nas ciências naturais, nas ciências sociais, dois pesquisadores em lugares distintos, em lugares distintos terão que chegar ao mesmo resultado, desde que seja usado o método científico correto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708800012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas III, IV e V.
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	
	Somente as alternativas IV, V e VI.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708787432)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Objetivo e imparcial;
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	
	Testador de hipóteses;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática;
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	1a Questão (Ref.: 201709090845)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sociológico francês Émile Durkheim estabelece diferentes tipos de sociedades. Para ele, nas sociedades complexas prevalece o direito restitutivo. A esse respeito, podemos afirmar:
		
	 
	a preocupação principal é fazer com que as situações perturbadas sejam restabelecidas.
	
	todo erro deve ser punido com humilhação e privação de liberdade.
	
	É a defesa do direito das minorias.
	
	a preocupação desse tipo de direito é punir quem não cumpre determinada normasocial.
	
	nesse tipo de direito, considera-se que o criminoso agride uma regra importante para a coletividade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709224078)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É possível afirmar que, conforme a tipologia proposta por Max Weber, personagens como Moisés, Maomé e Fidel Castro exerceriam um tipo de dominação legítima chamado de:
		
	
	teocrático;
	
	racional-legal;
	
	tradicional;
	
	patriarcal.
	 
	carismático;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708217064)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em Sociologia, a concepção evolucionista do positivismo aponta para:
I. Uma visão hierarquizada das sociedades;
II. A crença em uma origem cultural específica dos grupos sociais;
III. Uma forma adequada de compreensão da diversidade social e cultural;
IV. Uma sucessão de fases ou estágios de desenvolvimento cultural.
V . A compreensão das sociedades informada pela teoria evolucionista.
Marque uma opção a seguir que demonstra quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas INCORRETAS:
		
	
	I e V;
	
	I ; II e V;
	
	II e IV;
	
	III e IV
	 
	II e III;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708857749)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as Ciências Sociais, é correto dizer, exceto:
		
	
	Examina as diferentes realidades
	
	Abrange a antropologia, a sociologia e as ciências políticas
	
	É o conjunto de saber relativo ao comportamento do homem
	 
	A sua metodologia é a mesma utilizada em qualquer outra ciência
	
	Envolve valores e significados sociais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708837488)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta sobre fato e concepção.
		
	
	fato e concepção são sempre a mesma coisa, pois ninguém afeta a realidade com um relato pessoal.
	
	a concepção dos fatos sempre obedece a critérios neutros e nulos do pesquisador, profissional que os registra com isenção.
	 
	os fatos são sempre concebidos de acordo com a qualidade e o estilo de quem o registra.
	
	a concepção do fato sempre é mentirosa.
	
	os fatos sempre são verdadeiros e nunca estão sujeitos à influência de quem os registra.

Continue navegando