Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA ÉTICA C. E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva: Ética Cultura e Sociedade. 
Pensar o homem e suas relações sociais através da sua atuação política é pensar sobre razão da existência das diversas formas de governo. Viver em comunidade traz benefícios, mas também muitos desafios e as leis são necessárias para que os valores da comunidade sejam mantidos. 
Foi isso o que afirmaram pensadores como Rousseau: embora ter um governante limite a liberdade do homem, os indivíduos se submetem a ele para terem assegurados coisas como a segurança pessoal e a proteção da propriedade privada. Portanto, todos deveriam se submeter às leis e participar nele, já que todos têm responsabilidades. No entanto, a História está cheia de exemplos de sociedades em que a participação política da maioria era muito limitada, considerando as razões religiosas, ideológicas e culturais de cada povo.
Já o regime democrático tem como princípio a participação do maior número possível de cidadãos nas decisões do governo. No Brasil, o voto tem sido o principal meio de influência a política, mas não é o único. Como o texto 2 explica, audiências e consultas públicas são formas importantes de participação política, porém, esses meios não se tornaram realmente populares. As redes sociais, por outro lado, têm se tornado o principal meio de expressão política, com a vantagem de alcançar rapidamente milhões de pessoas, que tem também a oportunidade de dizer o que pensam sobre o assunto. Neste sentido, talvez as redes sociais pudessem ser uma ferramenta eficaz para que a “vontade geral” seja conhecida, debatida e utilizada para o bem público.

Outros materiais