Buscar

FICHAMENTO 3

Prévia do material em texto

FICHAMENTO 3
SILVA, ANA BEATRIZ. Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2010.
Cap.1 Bullying; Perigo nas escolas (17-33)
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
O fenômeno bullying é um mal que atinge todas as escolas, independente da classe social, e aqui no Brasil, pouca coisa está sendo feita para tratar e reduzir esse fenômeno. O que as escolas vêm fazendo é se proteger da violência com seguranças, com grades, etc..
A autora traz neste capitulo dois estudos de casos, os quais levam a concluir que a maior ocorrência do fenômeno bullying é na escola, independente do tipo de escola, pública ou particular, e de série, apesar de, muitas vezes, ser negado pelas mesmas. Também relata que esse fenômeno se desenvolve mais em sala de aula, lugar de muitos conflitos e agressões, onde se observa comportamentos repetitivos, num período prolongado de tempo e sempre contra uma mesma vítima. Conclui também que o agressor pode agir sozinho ou coletivamente, ele se impõe favorecido pela sua força física ou psicológica, vitimando com preferência os mais fracos. As causas desse comportamento agressivo podem ser segundo a autora, a carência afetiva, a ausência de limites e a reprodução de maus tratos sofridos.
 Observa-se, que para reduzir este fenômeno, temos que envolver toda a comunidade escolar e principalmente os pais, que são os responsáveis pela educação familiar. O professor deverá estar atento, independente do ciclo em que atua, pois, desde as séries iniciais, as condutas de bullying já podem ser percebidas. Por sua vez, ele está pouquíssimo preparado para reconhecer, verificar e criar estratégias para enfrentar os problemas bullying.
As vítimas, por sua vez, se calam por vergonha ou medo, os familiares com medo e com a intenção de protegem a vítima, só vão agir quando a situação já está muito grave, assim como seus colegas que se calam por medo ou coação, e os professores não estão preparados para detectar este problema.
Cléo Fante será a autora base do meu artigo, seus livros trazem um conteúdo muito rico no que se refere ao bullying. A leitura deste mostra o quanto o bullying está presente nas escolas. E, este é um dos pontos a serem desenvolvidos no meu artigo.

Continue navegando