Buscar

resumo do filme a voz do coração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILME: A VOZ DO CORAÇÃO
O filme aqui descrito foi produzido em 2004, e dirigido por Christophe Barratier, teve duas indicações para o Oscar. A produção cinematográfica não foca em nenhum método e nem numa perspectiva pedagógica, mas mostra o valor que o ser humano tem.
“A voz do coração” é um filme que mostra a história de Clément Mathieu, um compositor que não tem nenhum reconhecimento, mas é uma pessoa que tem uma grande sensibilidade para enxergar nos outros as suas potencialidades.
Devido a essa sua capacidade ele é contratado para trabalhar em um orfanato como inspetor e professor. Ao chegar nesse local ele percebe o mal que os rótulos fazem com as crianças que são sempre rotulados como casos perdidos, mas ao mesmo tempo em que isso acontece ele começa a identificar os talentos por trás daquelas crianças.
No começo o professor tem dificuldade para ganhar a confiança das crianças, mas com o tempo os internos percebem o carinho e a dedicação que o docente tem para com eles, e começam a agir com cumplicidade. Mas no caminho desse professor tem, mas uma dificuldade, e lidar com a oposição do diretor da instituição. Ele forma um coral que vai se aperfeiçoando cada vez mais e se torna muito conhecido na França. 
Essas atitudes de Clement fazem que os outros professores que seguiam os métodos tradicionais, se tornem favoráveis a outras metodologias de ensino, isso faz com que haja uma transformação no grupo. O professor Mathieu faz oposição aos métodos de punição do diretor e isso faz com que ele seja despedido, mas essa altura o docente já tinha feito grandes mudanças nas crianças tanto nos seus corações quanto nas suas mente, eles jamais esqueceriam daquele professor que os introduziu esperança e auto-estima, nas suas vidas que antes eram cheias de privações e marginalidade.
Um dos meninos chamado Pepinot vai embora com o professor, após muito tempo e já idoso Pepinot se encontra com Morhange que se tornou um grande maestro, para relembrarem os todos os momentos que viveram.
Como professores devemos estar sempre atentos para observar e enxergar as potencialidades dos nossos alunos devemos estar sempre procurando novas metodologias para que possamos desenvolver plenamente as potencialidades dos nossos alunos.
	.

Outros materiais