Buscar

Aula FOLICULITE E Pseudo foliculite-aula 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FOLICULITE E 
PSEUDOFOLICULITE
CONCEITO
		É uma infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. 
		Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).
	
		Fisiologia do Pêlo
 		manifestações clínicas
		Quando superficial, a foliculite caracteriza-se pela formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus") centradas no pêlo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas vermelhidão ao redor dos pêlos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro, dor e coceira no local afetado.
	Manifestações clínicas
		Quem tem a pele mais escura está mais propenso a desenvolver o problema. Isso ocorre por dois motivos: 
Primeiro porque um número maior de pessoas com a pele escura tem pêlos encaracolados (que têm mais dificuldade de sair na superfície e encravam com mais facilidade);
Segundo porque o excesso de queratinização (ou seja, a pele mais grossa), mais comum em pessoas morenas, também favorece o aparecimento de foliculite.
		O pêlo encravado que na verdade é uma pseudofoliculite, já que nesse caso não há infecção, ocorre quando o pêlo que está nascendo não consegue sair na superfície da pele, ou quando ele sai, volta a entrar nela. 
		A foliculite é quando nesse local onde o pêlo está nascendo ocorre uma invasão de bactérias (normalmente do gênero estafilococus) causando uma reação inflamatória no local (o pus que deixa o aspecto amarelo nas feridas).
		Tipos de foliculite
Foliculite decalvante: o processo infeccioso leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que se expandem com a progressão periférica da doença. Possui um aspecto de “cabelo de boneca”
		Tipos de foliculite
Foliculite da barba: localizada na área da barba, atinge homens adultos, tem característica crônica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.
		Tipos de foliculite
Foliculite queloideana da nuca: comum em homens jovens afro-descendentes, formando lesões agrupadas que ao cicatrizar deixam cicatrizes endurecidas e queloideanas na região da nuca.
		Tipos de foliculite
Periporite supurativa: atinge as crianças pequenas com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta.
			dúvidas
		
	Obrigada !!
		Pseudofoliculite
	Tipos de pseudofliculite
Penetração extrafolicular: quando o pelo curvado reentra na pele. Isso acomete principalmente a pele morena.
Penetração transfolicular : ocorre quando a ponta afiada de um pêlo raspado, cortado, quebrado ou então depilado, cresce e perfura a parede do folículo e não perfura a pele.
	Penetração extrafolicular
	Penetração transfolicular
		Pseudofoliculite
		Nas duas formas, o pêlo fica em contato com a pele e produz uma reação inflamatória e depois a infecção. A pseudofoliculite ocorre mais nas áreas de barba, pescoço e virilha. Em algumas pessoas, o pêlo não para o seu crescimento natural e forma um cisto. Tudo isso, pode resultar em manchas, cicatrizes pós- inflamatórias, quelóides e infecções secundárias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando