Buscar

civilII caso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

semana 1
caso 1
a) Sim, as normas se aplicam com frequência, ja faz parte da rotina diária da sociedade, são inumeros os fatos em que se aplicam os direitos das obrigações, como por exemplo uma simples compra de um café.
b) O princípio da eticidade impõe a boa-fé objetiva e a propriedade às relações jurídicas. O princípio da socialidade a observação a boa-fé. Portanto, princípios plenamente aplicáveis às relações obrigacionais, ainda mais quando se considera a um acordo entre as partes.
c) O dever jurídico se contrapõe ao direito subjetivo, tratando-se, portanto, de um comando emanado do direito objetivo, impondo-se a todos, como o dever de não danificar o patrimônio alheio. Obrigação é uma relação jurídica de caráter patrimonial e transitória entre credor e devedor que possui por objeto o cumprimento de uma prestação como aquela que decorre de um contrato de compra e venda. O ônus se caracteriza pela necessidade de se observar um determinado comportamento para obtenção de uma vantagem em proveito próprio, como levar a registro no Cartório de Títulos e Documentos um contrato para gerar efeitos em face de terceiros. O estado de sujeição se caracteriza quando a pessoa é obrigada a se sujeitar a uma determinada situação como é o caso dos impedimentos matrimoniais. Trata-se de poder jurídico do titular do direito, não havendo correspondência a qualquer outro dever. A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, portanto, trata-se de dever derivado, como o caso das indenizações
caso 2
a) Tem por fonte o fato jurídico parentesco determinado pela lei (ato jurídico em sentido estrito). 
b) Tem por fonte um ato ilícito cuja consequência é o dever de indenizar. 
c) Tem por fonte um ato unilateral. 
d) Tem por fonte um contrato de compra e venda (negócio jurídico bilateral). 
e) Tem por fonte um título de crédito. 
objetivas
1- E

Continue navegando