Buscar

DORES ABDOMINAIS SEMINÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A importância das aulas de Educação Física na promoção da saúde de jovens e adolescentes
Componentes:
Bruno Muniz
Camilla Maia
João Pedro
Sidinei Malta 
Tutor Presencial: Thiara Souza
Brumado
2017
 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNEAD)
Curso: Educação Física
Disciplina: Primeiros Socorros e Urgências
DORES ABDOMINAIS
A dor abdominal é causada, principalmente, por alterações no intestino, estômago, vesícula, bexiga e útero.
DORES ABDOMINAIS
 Os motivos da dor variam desde situações simples, como excesso de gases, até mais complicadas, como apendicite, cálculo renal ou até mesmo um câncer.
DORES ABDOMINAIS
 A dor abdominal pode surgir em vários locais de acordo com o órgão afetado, como ilustrado na figura a seguir:
DORES ABDOMINAIS
TIPOS DE DORES ABDOMINAIS
Dor em queimação: as dores que surgem no estômago devido a gastrite, úlcera e refluxo, geralmente, aparecem com a sensação de queimação ou ardor nesta região.
Dor tipo cólica: problemas no intestino, como diarréia ou prisão de ventre, e também da vesícula podem se manifestar como cólicas. Também aparecem nas dores causadas no útero, como as cólicas menstruais.
Pontada ou agulhada: dor causada por excesso de gases, ou por inflamações no abdômen, como apendicite ou inflamação intestinal, podem aparecer de forma forte e aguda, como se algo estivesse espetando a barriga, e muitas vezes, são muito intensas.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DE DORES ABDOINAIS
Dor na região do estômago causado por má-digestão, refluxo ou gastrite, pode ser tratada com comprimidos antiácidos, como omeprazol ou ranitidina, e mudanças na alimentação, evitando-se frituras, refrigerantes e comidas de difícil digestão, como as que são muito gordurosas;
Dor de barriga causada por gases e diarreia, são tratadas com dimeticona, analgésicos e antiespasmódicos, como buscopam, além de se evitar alimentos que produzem gases, como feijão, grão de bico, lentilha e ovos.
A dor por prisão de ventre pode ser tratada com remédios que aceleram o ritmo intestinal, como lactulose ou óleo mineral, mas uma alimentação laxante, a base de mamão, ameixa, fibras e muita água é uma ótima forma natural de resolver este problema.
Já a dor causada por infecção, como na infecção urinária e gastroenterite, deve ser tratada com antibióticos específicos para cada caso, prescritos pelo clínico geral. Em alguns, casos, porém, podem ser necessárias a realização de cirurgias, como na apendicite ou colecistite. 
Dor abdominal na gravidez
 
 A dor abdominal na gravidez é um sintoma frequente que surge devido às alterações do útero da mulher e à prisão de ventre, característica desta fase.
 No entanto, quando a dor piora ao longo do tempo ou é acompanhada por outros sintomas, como sangramentos, pode indicar problemas mais sérios, como gravidez ectópica ou aborto, e nestes casos, deve-se consultar o obstetra o mais rápido possível.
FOTOS DA APRESENTAÇÃO
 
REFERÊNIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.tuasaude.com/dor-abdominal/
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/17582-dor-abdominal-entenda-as-causas-tipos-de-dor-e-tratamentos
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais