Buscar

AVS - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 2015.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0466_AVS_201512842079 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201512842079 - MARLON FERNANDES VICTOR SILVA
	Professor:
	MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO
	Turma: 9082/BH
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 1,5  Data: 07/12/2015 09:03:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201512987949)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quanto mais individualista é uma sociedade, mais importante se torna resolver o problema da consciência coletiva, que era muito forte nas sociedades pouco diferenciadas. Na visão de Durkheim, num meio moral em que o individualismo compete com a consciência coletiva, que é fundamental para a manutenção de toda a vida social, a educação passa a ser um instrumento de socialização. Comente este ponto de vista do autor.
		
	
Resposta: Durkheim estabelece dois tipos de sociedade, a orgânica e mecânica. Quanto mais individualista fosse a sociedade, mais deveria de trabalhar nesta sociedade para que se modificasse esse mode de viver, pois para Durkheim a educação passa a ser um instrumento de socialização e é na escola é entre a sociedade que pode fazer e realizar essas mudanças.
	
Gabarito: É a educação que inclui o indivíduo nos diferentes grupos da sociedade, neste sentido ela deve ser vista também como educação moral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512987955)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A lei, a escrita. Da tortura nas sociedades primitivas".
Supõe-se que ninguém deixe de pensar na dureza da lei. Dura lex sed lex. Diversos meios foram inventados, segundo as épocas e as sociedades, a fim de conservar sempre fresca a recordação dessa dureza. Entre nós, o mais simples e recente foi a generalização da escola, gratuita e obrigatória. A partir do momento que a instrução se impôs a todos, a ninguém mais assistia o direito de, sem mentira - sem transgressão -, alegar o seu desconhecimento. Pois, por ser dura, a lei é ao mesmo tempo escrita. A escrita existe em função da lei, a lei habita a escrita; e conhecer uma é não poder mais desconhecer a ou-tra. Toda lei é, portanto escrita, toda escrita é índice de lei (CLASTRES, Pierre. Da tor-tura nas sociedades primitivas. In:_____. A sociedade contra o estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978). A partir da leitura do texto acima, analise a concepção de educação de acordo com as perspectivas teóricas de Karl Marx.
		
	
Resposta: Karl Marx defendia um projeto pedagógico em educação intelectual, mais educação profissional e mais educação física. A partir da generalização da escola gratuita e obrigatória, todos tinham e deveriam ter conhecimento das leis.
	
Gabarito: Segundo Marx o acesso a uma educação de qualidade, de caráter integral, permitiria ao indivíduo romper com as práticas de alienação, adquirir consciência dos seus direitos e, consequentemente melhorar sua qualidade de vida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512957480)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
		
	
	civilização
	 
	cultura
	
	modernidade
	 
	sociedade
	
	linguagem
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513499355)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando são validados. Essa atitude de veneração frente deve-se, A sociedade ocidental que produziu uma forma específica de explicar o mundo. Uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.  Essa definição se relaciona:
		
	
	à filosofia
	 
	à ciência
	
	à religião
	
	ao senso comum
	
	ao mito
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513653243)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	 
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513635628)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	 
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513168214)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO É UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL PARA O EDUCADOR. É UM RAMO DA SOCIOLOGIA GERAL QUE SE OCUPA DOS FATOS SOCIAIS RELACIONADOS COM A EDUCAÇÃO. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESTUDA:
		
	
	A ESCOLA COMO UM PROCESSO GLOBAL; A ESCOLA COMO UMA UNIDADE; O PAPEL DO PROFESSOR; OS SISTEMAS ESCOLARES.
	 
	A EDUCAÇÃO COMO UM PROCESSO SOCIAL GLOBAL QUE OCORRE EM TODA SOCIEDADE; OS SISTEMA ESCOLARES,OU SEJA, O CONJUNTO DE UMA REDE DE ESCOLAS E SUA ESTRUTURA DE SUSTENTAÇÃO ,COMO PARTES DO SISTEMA SOCIAL MAIS GLOBAL; A ESCOLA COMO UNIDADE SOCIOLÓGICA; A SALA DE AULA COMO SUBGRUPO DE ENSINO; O PAPEL DO PROFESSOR.
	
	A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL GLOBAL; OS SISTEMAS ESCOLARES,OU SEJA, UM CONJUNTO DE UMA REDE DE ESCOLAS; UMA REDE DE ESCOLAS E SUAS ESTRUTURAS DE SUSTENTAÇÃO; O PAPEL DO PROFESSOR.
	
	A ESCOLA E SUAS REDES ESCOLARES; A ESCOLA COMO UMA UNIDADE DE ENSINO; A SALA DE AULA COMO UM GRUPO ; O PAPEL DO PROFESSOR.
	
	A ESCOLA COMO UNIDADE SOCIOLÓGIA; A SALA DE AULA; O PAPEL DO PROFESSOR; OS SISTEMAS ESCOLARES.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513497903)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o projeto educacional defendido por Karl Marx:
		
	 
	Educação Intelectual + Educação Profissional + Educação Física
	
	Educação Intelectual + Educação Profissional
	
	Educação Básica + Educação Intelectual
	
	Educação Básica + EducaçãoProfissional
	
	Educação Superior + Educação Profissional
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513550056)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O termo "ação social" foi introduzido por Max Weber, em sua obra póstuma Economia e Sociedade. Ele é um dos clássicos da sociologia e constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social.   Quais são elas?
		
	 
	Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.
	
	Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins.
	
	Ação tradicional, ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não esperada.
	 
	Ação tradicional, ação afetiva com relação a valores, ação racional e ação política carismática.
	
	Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513499737)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em regiões como a América Latina, assistimos a um processo de hibridização cultural, que ressalta a consciência do caráter multicultural das diferentes sociedades latino-americanas. Diante disso, é correto afirmar que:
		
	
	A reflexão sobre o papel da educação em uma sociedade multicultural é algo antigo no mundo ocidental, particularmente nesta região.
	 
	Apesar disso, nem sempre a evidência desta diversidade tem apontado num sentido de um convívio mais democrático entre as diferentes realidades culturais.
	
	É comum, nos países latino-americanos, um convívio mais democrático entre diferentes realidades sócio-culturais.
	 
	Isto significa que, paralelamente a esta diversidade, em muitos segmentos da realidade social não se reproduz um discurso ¿engessado¿ e monocultural.
	
	Exclusão e autoritarismo não estão presentes na América Latina.

Outros materiais