Buscar

fisiologia do exercicio avaliando 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604265136)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante uma atividade desportiva de 10 segundos, um corredor de obstáculos tem um gasto energético de 6,9 kcal em média. Seus sinais vitais na atividade serão respectivamente: P.A=140x80mmHg; FR=20irpm; FC=110bpm; Ti= 37,5ºC. Pergunta-se: Qual Sistema Energético utilizado? Conforme a situação marque a resposta correta. (1,0)
		
	 
	(B) Sistema ATP-CP;
	
	(A) Sistema glicolítico;
	
	(E) Glicólise Anaeróbia.
	
	(D) Sistema Ácido Lático;
	
	(C) Sistema Oxidativo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604265534)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A epinefrina e norepinefrina são considerados hormônios de ação rápida e ambos estão diretamente envolvidos na manutenção da glicemia. Quais os efeitos produzidos por esses dois hormônios com o objetvo de manter a glicemia estável?
		
	
	Diminuir a glicogenólise muscular e hepática e aumentar a captação de glicose pelas células.
	 
	Aumentar a mobilização de gordura no tecido adiposo e aumentar a captação de glicose pelas células
	
	Diminuir a gliconegênese hepática e aumentar a captação de glicose pelas células.
	
	Aumentar a mobilização de gordura no tecido adiposo e diminuir a glicogenólise muscular e hepática.
	 
	aumentar a glicogenóli se muscular e hepática e diminuir a captação de glicose pelas células.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604327814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correspondente:
(   ) Existem dois tipos de hiperplasia, a metabólica e a tensional.
(   ) A hiperplasia metabólica ocorre à medida que se aumenta a quantidade de água e glicose no músculo, induzido pelo aumento de energia com a prática de exercícios resistidos.
(   ) A hiperplasia tensional ocorre à medida que se aumenta a quantidade de miofibrilas no sarcoplasma, induzido pelas microlesões na cabeça globular da miosina.
(   ) Um músculo desenvolve menos força quando ao iniciar um movimento ele se encontra em uma amplitude de movimento maior, ou seja mais alongado.
(   ) Existem dois tipos de hipertrofia, a metabólica e a tensional.
(   ) O fuso muscular protege o músculo contra contrações musculares muito intensas.
(   ) O órgão tendinoso de golgi (OTG) é sensível às variações de comprimento que ocorrem na fibra muscular.
(   ) A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma técnica utilizada para inibir a ação do fuso muscular e promover uma melhora da flexibilidade.
(   ) A contração excêntrica é mais microlesiva que a concêntrica pois há uma oposição de forças na cabeça globular da miosina aumentando a tensão na ponte cruzada deixando-a mais suscetível à lesão na contração excêntrica.
(   ) Desenvolve-se menos força em uma contração concêntrica em comparação com uma excêntrica devido ao fato que no início da concêntrica nem todas as pontes cruzadas da miosina estão sobrepostas pela actina.
		
	
	F F F V V F F V F F
	
	V V V F F V V F F F
	
	F F F F V F F V V V
	
	V V V F F F F V V V
	 
	F F F V V F F V V V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603343301)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais os sistemas energéticos utilizados para realizar uma caminhada de 20 minutos, levantar uma caixa pesada do solo e realizar uma série de 25 repetições de um exercício, respectivamente?
Marque a alternativa correta.
		
	 
	Lático, ATP-PC e aeróbio.
	
	Aeróbio, lático e ATP-PC.
	
	Lático, ATP-PC e aeróbio.
	
	ATP-PC, alático e aeróbio.
	 
	Aeróbio, ATP-PC e lático.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604327563)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia o seguinte trecho do artigo científico: ¿O limiar anaeróbio tem sido considerado como um indicador fisiológico associado à transição entre o metabolismo aeróbio e o anaeróbio (Heck, Mader, Hess, Muller & Hollman, 1985c; Mader, 1991; Mader & Heck, 1986; Mader, Liesen, Heck, Philippi, Rost, Schürch & Hollmann, 1976). Isto é, uma carga correspondente ao referido limiar pode ser assumida como a mais elevada suportada pelo metabolismo oxidativo. De acordo com Heck et alii (1985c) e Mader et alii (1976), a concentração sangüínea de lactato (CSL) correspondente a 4 mmol/l tem sido referida como a mais precisa e criteriosa na determinação do limiar anaeróbio. Assim, esta CSL apresenta-se como a mais elevada que pode ser suportada durante um exercício prolongado em condições de ¿steady -state¿, i.e. corresponde a uma intensidade acima da qual a taxa de produção de lactato excede a sua eliminação (Beneke, Heck, Schwarz & Leithäuser, 1996; Hartmann & Mader, 1994; Heck et alii, 1985c). Qualquer aumento na intensidade de exercício que promova um incremento das CSL acima de referido limiar, conduz a uma taxa de produção de energia via metabolismo glicolítico mais elevada, comparativamente com a taxa de oxidação do piruvato (Brooks, 1986). De acordo com esta assunção, será de esperar que cargas correspondentes a uma CSL de 4 mmol/l possam ser suportadas durante um teste prolongado de carga constante, constituindo-se esta concentração como um referencial importante na avaliação e controle do treino aeróbio.¿ ASCENSÃO, A. A. SANTOS, P. MAGALHÃES, J. OLIVEIRA, J. MAIA, J. SOARES, J. Concentrações sangüíneas de lactato (csl) durante uma carga constante a uma intensidade correspondente ao limiar aeróbio-anaeróbio em jovens atletas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 15(2): 186-94, jul./dez. 2001. Qual o percentual de VO2máx correspondente ao limiar de lactato em indivíduos treinados (T) e não-treinados (NT):
		
	
	T = 70% a 80% do VO2MÁX., NT = 40% a 50% do VO2MÁX.
	
	T = 4 mmol/l de CSL, NT = 4 mmol/l de CSL.
	 
	T = 60% a 70% do VO2MÁX., NT = 50% a 60% do VO2MÁX.
	
	T = 50% a 60% do VO2MÁX., NT = 40% a 50% do VO2MÁX.
	 
	T = 65% a 80% do VO2MÁX., NT = 50% a 60% do VO2MÁX

Continue navegando

Outros materiais