Buscar

Direito penal IV caso 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito penal IV
 Caso 3 
ARNALDO, jovem de 17 anos, após praticar o crime de roubo de um veículo automotor, procura seu amigo LAURO e o solicita que mantenha o carro guardado em sua casa por um tempo. LAURO aceita a incumbência e age conforme o combinado, unicamente com a intenção de ajudar ARNALDO. Contudo, a autoria do roubo é descoberta, pois a Polícia Civil consegue recuperar o veículo que ainda estava com LAURO. Dos fatos, ARNALDO e LAURO são denunciados em processo-crime pelo delito de roubo, sendo LAURO, considerado partícipe do delito.
a) A capitulação da conduta de LAURO está correta? Responda de forma objetiva e fundamentada.
R: Não esta correta, pois Lauro incorreu no crime de favorecimento real, onde diz o art 349 cp:”prestar a criminoso fora dos casos de coautoria ou receptação , auxilio destinado a tornar seguro o proveito do crime”.
 b) O fato de ARNALDO ser inimputável possui alguma relevância para a conduta de LAURO?
R: O fato de Lauro ser inimputável é neste caso irrelevante para a situação de Arnaldo, que sendo Lauro menor de 18 anos ou não ele continuara a responder pelo crime apenas de favorecimento real. 
Questão objetiva.
 Xisto, Vereador de um determinado município do Estado de Sergipe, com o escopo de vingar-se do seu desafeto Tácito, também Vereador do mesmo município, faz uma denúncia escrita de crime eleitoral perante a Autoridade Policial contra Tácito, sabendo da inocência deste, apresentando-se como Moisés para não ser identificado. O Inquérito Policial é instaurado pela Autoridade Policial. Neste caso Xisto cometeu crime de:
c) denunciação caluniosa com pena de 2 a 8 anos e multa, aumentada da sexta parte.
	Recibo de entrega
	
	Trabalho entregue com sucesso.
Código do recibo: 7485879 
Trabalho entregue: SEMANA 3 
Trabalho entregue: 30/09/2017 01:02 
Observações: 
Arquivo enviado: Direito penal IV caso 3.docx

Outros materiais