Buscar

Avaliando Aprendizado Ciências Políticas

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as relações entre o estado de natureza de Hobbes e o pensamento de Agamben, assinale a alternativa correta:
		
	
	Hobbes entende que o estado de guerra de todos contra todos é estado de indefinição, chamado por ele de vida nua, estrutura essa acolhida por Agamben.
	
	Agamben entende que Hobbes destitui de suas forças as condições excepcionais de organização do Estado, já que reforça a instituição de um contrato social.
	
	Na visão de Agamben, o homem expulso do contrato atinge o estado de natureza e por isso pode ser tratado como adversário do monarca.
	
	Agamben admite a tese do estado de natureza como estado de guerra de todos contra todos, alegando que Hobbes concebe da melhor forma possível o movimento de instauração dos regimes de Direito nos Estados Modernos.
	 
	Agamben entende que o banimento do comitente de um crime, modelo seguido para a possibilidade de imposição de punição em Hobbes, representa a um tempo a determinação do indivíduo como punível e o estabelecimento da figura institucional do soberano.
		
	 2a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente e do qual partem para a formação do Estado. Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de ¿propriedade¿. LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82. Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O direito de propriedade é compatível com a sociedade.
	
	No estado de natureza, o homem é livre, mas, desigual.
	
	A propriedade surge com a criação da sociedade.
	
	A efetivação do direito de propriedade requer um poder absoluto.
	
	Devido à insegurança, os homens optam por viver sem direitos.
		
	 3a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As obras do florentino Nicolau Maquiavel, apesar da interdição, tiveram ampla repercussão no decurso da Idade Moderna. No pensamento de Maquiavel: I - o processo político situava-se acima da moral. II - o Príncipe, para manter-se no poder, devia aprender a ser bom ou mau, conforme as necessidades. III - o Chefe político podia dominar a FORTUNA (conjuntura social e política) através da VIRTÚ (energia, resolução, talento). IV - o Monarca devia limitar-se aos rígidos limites religiosos impostos ao pensamento da época. V - o ideal republicano de governo está expresso em seus DISCURSOS. Consideradas as proposições acima, assinale:
		
	
	se apenas a terceira e a quarta estiverem corretas.
	
	se apenas a quarta estiver correta.
	
	se todas estiverem incorretas.
	 
	se apenas a primeira, a segunda, a terceira e a quinta estiverem corretas.
	
	se todas estiverem corretas.
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome: Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes. O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram. Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente ¿ que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção ¿ que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. ABRAHAM LINCOLN (http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html) Tomando como referencia o texto acima, avalie a assertivas abaixo: I. Nação refere-se a uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, pelos laços linguísticos, culturais ou espirituais, por interesses, ideais e aspirações comuns. II. O conceito jurídico-político de povo está relacionado ao vínculo da nacionalidade entre a pessoa e o Estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do Estado é unânime. III. A ideia de identidade e pertença que compartilham os membros de uma nação os leva a desenvolver a consciência deste laço, fortalecido por um sentimento de elevado apego emocional. IV. Entende-se por ¿povo¿ o conjunto de indivíduos que em um dado momento se unem para constituir o Estado, estabelecendo, assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. V. Nação pode ser entendida como grupo constituído por pessoas que, não necessitando ocupar um mesmo espaço físico, compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo destino. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
	
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
		
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Porém, existem algumas divergências entre eles: 1. _____________ acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. 2. _____________ parte do princípio de que o Estado existe não porque o homem é o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhemo seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. 3. _____________ considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. Defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta que preenche as lacunas nos textos acima:
		
	
	Locke - Hobbes - Rousseau
	
	Rousseau - Locke - Hobbes
	
	Rousseau - Hobbes - Locke
	
	Hobbes - Rousseau - Locke
	 
	Hobbes - Locke - Rousseau

Continue navegando