Buscar

plano7 de constitucional II


Continue navegando


Prévia do material em texto

Faculdade Estacio de Sá
Aluna: Thereza Rachell Pereira Santos
Matricula: 201501142852
Plano de aula 7
1-Segundo a CF, aos membros do Poder Legislativo municipal: 
A) são asseguradas, em observância ao princípio da simetria, as mesmas prerrogativas formais e materiais garantidas aos membros do Poder Legislativo federal. 
B) são asseguradas apenas as imunidades materiais, visto que lhes é garantida a inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato e na circunscrição do município. C) é assegurada imunidade formal, não podendo eles sofrer persecução penal pela prática de delitos, sem prévia licença da respectiva câmara municipal.
 D) não são asseguradas imunidades formais nem materiais.
 2- No que se refere às prerrogativas conferidas aos parlamentares federais, assinale a opção correta: 
a) A imunidade parlamentar formal não possibilita a suspensão da prisão e do processo por maioria absoluta dos membros da respectiva casa. 
b) Os crimes contra a honra praticados por congressistas, no exercício formal de suas funções, somente poderão ser submetidos ao Poder Judiciário após o término do mandato do parlamentar. 
c) Recebida a denúncia contra senador ou deputado a suspensão do processo pode ser por iniciativa do parlamentar réu ou do partido político a que é filiado.
 d) A imunidade parlamentar formal possibilita a suspensão da prisão e do processo por manifestação da maioria absoluta dos membros da respectiva casa.
Caso concreto: 
Após ampla investigação, os Ministérios Públicos Federal e Estadual concluíram que determinados Deputados Federais e Estaduais, todos pertencentes à mesma legenda partidária, haviam recebido vantagem pecuniária para que votassem favoravelmente a determinados projetos legislativos de interesse de grandes empreiteiras do País. Considerando que a conduta dos parlamentares, a teor do art. 37, § 4º, da CR/88 e da Lei nº 8.429/92, configuraria ato de improbidade, os membros do Ministério Público, com atribuição, ajuizaram ações em face daqueles, em primeira instância, pleiteando a aplicação das penalidades cabíveis.
 Ao tomarem conhecimento do ajuizamento das ações, os Presidentes das Casas Legislativas a que pertenciam os ilustres parlamentares afirmaram o seguinte: 
a) o juízo monocrático não teria competência para processar e julgar as ações; b) os parlamentares não poderiam ser punidos pela prática dos referidos atos; e c) as Casas Legislativas, a qualquer tempo, teriam autonomia para suspender o trâmite das ações. 
À luz do sistema constitucional pátrio, esclareça, de forma fundamentada, se são corretas as assertivas referidas no parágrafo anterior.
RESPOSTA: a) Ao contrario o Juizo monocrático é o competente para processar e julgar as referidas ações já que os atos de improbidade são considerados ilícitos civis e a prerrogativa de fórum só prevalece no caso dos deputados estaduais estarem sendo processados por ilícitos penais ou criminais. Irão responder como qualquer um de nós. 
b) Errado, caso sejam julgados como praticantes dos atos de improbidade sofrerão as penas previstas na lei de improbidade administrativa, pois a imunidade material só é cabível em crimes praticados pelo uso da palavra e somente quando tal palavra estiver em conexão com o exercíciodasfunçõesdeparlamentar.
Só não responde quando está em exercício do cargo, qdo não está é cidadão como qualquer outro, então responderá. O único crime que não responde é pelo crime de palavras.
c) Não conforme dito, trata-se de um ilícito cível, não sendo para estes previstas as denominadas imunidades formais, sendo portando impossível a casa do parlamentar sustar o andamento da ação. Então essas imunidades só prevalecem em ilícitos criminais.