Buscar

ENSINO fundamental (jogos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CAMPUS DOUTORA JOSEFINA DEMES/ FLORIANO-PI
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FISICA
PLANO DE AULA
	ABORDAGEM: Pratica
	DURAÇÃO: 45min HORÁRIO PREVISTO: 10:00
	TEMA: Jogos competitivos
	OBJETIVOS
	Geral: Vivenciar diferentes jogos visando o trabalho em equipe;
Específicos: Promover descontração e a interação do grupo;
 Motivar o trabalho em equipe;
 Proporcionar aos alunos que tenham uma melhor agilidade
	CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
	 Jogos de competição
	PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
	Alongamento: Tradicional.
Atividade 1: Circuito. Os alunos serão organizados em colunas, à frente da linha de saída, tendo o mesmo número de participantes em cada equipe. Monta-se um circuito, com cordas, bambolês, bolas, cones, colchões na respectiva ordem. E ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila inicia, ao terminar o percurso, o segundo aluno vai e assim por diante. Vence a equipe que terminar primeiro.
Atividade 2: Caça-bandeiras. Dividir os alunos em duas equipes. Definir a linha de centro da quadra, e dentro de cada área, desenhar um círculo e pôr a bandeira dentro. Ao sinal de início, cada equipe deve se organizar para tentar tomar posse das bandeiras da equipe adversaria. Porém, ao ultrapassar a linha, o aluno que se encontrar no campo adversário e for tocado por um deles, deve sentar. Este aluno somente pode voltar à atividade quando um colega de equipe correr até ele e, sem que tenha sido tocado por algum adversário, lhe der a mão, conduzindo-o novamente para o seu campo. O jogador que conseguir apanhar uma bandeira ou tocar a mão de um companheiro que estava sentado deve voltar ao seu campo sem que os adversários consigam pegá-lo, trazendo a bandeira ou o colega. Vence a equipe que conseguir conquistar antes as bandeiras da equipe adversaria.
Atividade 3: Bola ao túnel. Os alunos devem ser dispostos em colunas, divididos por equipes. Em frente ao primeiro aluno, a uma determinada distancia, deve ficar um cone. O último aluno da coluna deve estar de posse de uma bola. Ao sinal do professor, o aluno que está com a a bola sai correndo em direção ao cone, contorna-o e volta para sua coluna, ficando À frente do primeiro aluno. Em seguida, deve passar a bola para trás de sua coluna, rolando-a por baixo de suas pernas. O segundo aluno deve passar a bola ao terceiro até que chegue ao último da coluna, que deve repetir a mesma movimentação. Vence a equipe que concluir antes a atividade e cujos integrantes consigam executar todos os movimentos propostos.
	RECURSOS INSTRUCIONAIS
	Apito; Cordas; Bambolês; Bolas; Cones; Colchões; Giz; Bandeira;
	PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
	Avaliaremos os alunos observando se todos estão participando ativamente nas atividades propostas e se estão integrando-se naturalmente com os colegas de forma que estejam com suas habilidades mais aprimoradas.
	BIBLIOGRAFIA
	CARNEIRO, S. C. L. Coletânea de atividades de educação física para o ensino fundamental: jogos. Curitiba: Expoente. 2010. 227 p.
		
	
Escola: Centro Educacional Magnólia Miranda Nível de Ensino: Ensino Fundamental 
Série: 3° ano Professor(a):___________________________________
 Anny Karyne Santos Costa

Outros materiais