Buscar

Simulado de Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0107_SM_201505218705 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): TAYNAN GESSYCA ARAUJO MONTEIRO
	Matrícula: 201505218705 
	Desempenho: 0,0 de 0,5
	Data: 01/10/2015 08:32:48 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505261034)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A __________ , nascida com a Ilustração, teria privilegiado o universal e a racionalidade; teria sido positivista e tecnocêntrica, acreditado no progresso linear da civilização, na continuidade temporal da história, em verdades absolutas, no planejamento racional e duradouro da ordem social e política; e teria apostado na padronização dos conhecimentos e da produção econômica como sinais da universalidade. Em contrapartida, a __________ privilegiaria a heterogeneidade e a diferença como forças liberadoras da cultura; teria afirmado o pluralismo contra o fetichismo da totalidade e enfatizado a fragmentação, a indeterminação, a descontinuidade e a alteridade, recusando tanto as "metanarrativas", isto é, filosofias e ciências com pretensão de oferecer uma interpretação totalizante do real, quanto os mitos totalizadores, como o mito futurista da máquina, o mito comunista do proletariado e o mito iluminista da ética racional e universal. (CHAUÍ, Marilena. Público, privado e despotismo. In NOVAES, Adauto, org. Ética. 7. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 346) Os dois termos, suprimidos do texto acima, são, respectivamente 
		
	
	endomodernidade e pré-modernidade
	
	antiguidade e modernidade
	
	pré-modernidade e modernidade.
	
	modernidade e transmodernidade
	
	modernidade e pós-modernidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505490170)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Leia o texto a seguir e marque a opção que apresenta com CORREÇÃO a lição de Jean-Jacques Rousseau sobre o 'homem': "Os homens são maus, uma contínua experiência dispensa a prova; entretanto, o homem é naturalmente bom".
		
	
	O homem é bom e se torna melhor na sociedade
	
	O homem é mal e se torna bom na sociedade
	
	O homem é mal e se torna pior na sociedade
	
	O homem é bom e se torna mal na sociedade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505450251)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	I Tal pacto simplesmente ratifica as condições de vida dos homens previamente existentes no estado de natureza, configurando-se, na verdade, como um pacto de consentimento. II Ele se constitui em um acordo passível de reversão no caso do soberano (fosse um monarca ou uma assembléia) não atuar no sentido de garantir todo um conjunto de direitos inalienáveis de que os homens desfrutam, segundo Hobbes, no estado de natureza. III Em Hobbes, os homens firmam entre si um PACTO DE SUBMISSÃO, através do qual transferem a um único homem ou a uma assembléia a força coercitiva da comunidade, trocando voluntariamente a LIBERDADE pela SEGURANÇA do Estado-Leviatã. Após analisar cada uma das afirmativas acima,assinale a afirmativa correta: 
		
	
	As afirmativas I,II e III estão corretas. 
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está certa.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505818073)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Política foi a forma que os gregos na Antiguidade encontraram para melhor administrar a coisa pública. Passados mais de dois mil anos dessa invenção, pode-se afirmar que o conceito de Política sofreu significativas alterações quando comparado ao seu conceito original. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde corretamente à concepção moderna de Política.
		
	
	A exigência de altruísmo para o exercício da atividade política revela a dimensão social dessa atividade, que não admite a existência de conflitos entre os atores nela envolvidos. Assim, Política pode ser compreendida como forma de solução dos conflitos.
	
	Política refere-se a atividade, ou conjunto de atividades que tem o Estado como referência, sobretudo no que tange a disputa pelo poder político.
	
	Trata-se de uma atividade que visa evitar todas as formas de conflito e se volta ao atendimento do interesse comum.
	
	Política é a mesma coisa que bem comum, por isso não se admite a busca de interesses individuais através dessa modalidade de ação.
	
	Política refere-se a tudo que diz respeito a vida na polis, de tal modo que não é possível se distinguir entre esferas distintas de ação quando estas ocorrem no espaço público.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505358229)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Marque a opção correta sobre o pensamento de Rousseau sobre a constituição da cidadania.
		
	
	A ordem estabelecida mediante o contrato social sucede ao Estado de natureza, uma condição original da humanidade, historicamente demonstrável, no qual o homem vivia como um bom selvagem.
	
	Mediante o contrato social constitui-se um corpo moral coletivo pelo qual todas as vontades individuais compõem a vontade geral, que é a soma dos interesses de cada um, logo, a base da sociedade.
	
	A liberdade resulta do livre consentimento a uma lei estrita e inviolável, a qual os indivíduos acatam por ter sido aprovada segundo regras legítimas de maioria.
	
	A desigualdade da propriedade é um problema moral, um fato que nenhum homem jamais pode aceitar, somente sendo admissível a distribuição desigual da força física e dos dons mentais.
	
	A vontade geral é soberana e sempre pode legitimamente se pronunciar sobre o corpo da nação, pois o soberano é o povo no estado ativo e o povo é o soberano no estado passivo

Outros materiais

Outros materiais