Buscar

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE 
1) O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar.
R-A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.
2) Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento científico.
R- Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.
3) O conceito de sociedade desenvolvido na Sociologia dá ênfase à:
R- força do fato social na constituição do indivíduo, definindo modos de pensar, agir e sentir.
4) (Questão adaptada do vestibular da universidade de Londrina) O professor de Sociologia, ao entrar na sala de aula, encontrou um grupo de alunos numa calorosa discussão sobre cultura. Aproveitando o interesse pelo tema, organizou um debate no qual ficaram evidenciadas várias formas de entender o que é cultura. Algumas estão destacadas abaixo. Na perspectiva da sociologia crítica, qual a afirmação que MELHOR representa o que é cultura? Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:
R- A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz; portanto, todas as pessoas têm cultura. (aluno Carlos) 
	5) Sobre as concepções sobre saúde e doença podemos afirmar que é correto dizer que.
R- a concepção fisiológica sustenta que as doenças têm origem em um desequilíbrio entre as forças da natureza. 
6) A história da saúde e da doença é, desde os tempos mais longínquos, uma história de construções de significações sobre a natureza, as funções e a estrutura do corpo e ainda sobre as relações corpo-espírito e pessoa-ambiente. Ribeiro (1993) refere que se podem considerar quatro grandes períodos para descrever a evolução dos conceitos de saúde e de doença que se fez sentir ao longo do percurso histórico da humanidade. (ALBUQUERQUE; OLIVEIRA, 2002, p. 2). Esses quatro períodos são chamados de:
R- Período Pré-Cartesiano; Período Científico; Primeira Revolução da Saúde; Segunda Revolução da Saúde.
7) Que avanços no direito à saúde podem ser localizados na Constituição brasleira recem-promulgada? E quais foram as demandas dos movimentos populares e profissionais de saúde que pesaram na definição desses direitos? Um primeiro aspecto a ser identificado diz respeito a significativa ampliação da noção de saúde contemplada na atual Carta. Ao contrário dos documentos anteriores que reduziam o conceito e, portanto, a extensão do direito à saúde, à simples e restrita assistência médica, encontramos agora uma conceituação ampla e generosa: a saúde "é assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos". Ademais, aparece incluída na própria definição o direito "ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". ( COSTA, Nilson do Rosário. Direito à saúde na Constituição: um primeiro balanço. Cad. Saúde Pública. 1989, vol.5, n.1 , pp. 98-104 ).
A Constituição Federal de 1988 define a saúde como direito de todos e dever do Estado. Em quais princípios é materializada a responsabilidade do Estado pelas condições de saúde de sua população.
R- Universalidade; Integralidade; Equidade.
8) Em 1978, a declaração final da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde reafirma a definição de saúde elaborada pela OMS e reafirma ser a saúde um direito humano fundamental. Essa declaração ficou conhecida como:
R- Declaração de Alma-Ata
9) São dispositivos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)
R- CRAS e CREAS
10) As políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado orientado para a melhoria das condições de saúde da população e dos ambientes natural, social e do trabalho. Sua tarefa específica em relação às outras políticas públicas da área social consiste em organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade" (LUCCHESE, 2004).
Partindo da citação acima podemos afirmas que as políticas públicas da área social expressam .
R- A intervenção estatal sobre os problemas sociais.
11) Os eventos que servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas. Sobre o trabalho dos cientistas sociais, podemos afirmar que eles estudam 
R- Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados 
12) A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada com a finalidade de desenvolver o nível de saúde da população mundial, através do planejamento e patrocínio de programas e ações em saúde. Quando a OMS foi fundada.
R- Em abril de 1948 
	13) O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto. Três princípios organizam o SUS e têm relação direta com a compreensão ampliada de saúde, bem como com as preocupações sociais
R- Universalidade, integralidade e equidade 
14) Originado na Europa, o Estado de Bem-Estar Social (Welfare State) foi adotado por diversos países durante décadas. Indique a opção que expressa o princípio fundamental desse modelo assistencial.
R- Independentemente de sua renda, todos teriam direito de ser protegidos .
15) Considere as afirmativas relativas à 8ª Conferência Nacional de Saúde ocorrida em Brasília em 1986.
I - Pela primeira vez no Brasil, há participação da população nas discussões sobre o rumo das políticas de saúde.
II - É resultante de movimentos populares e de profissionais da sáude.
III - É consequência do chamado movimento da Reforma Psiquiátrica.
IV - Suas propostas dão sustentação ao Sistema Único de Saúde (SUS)
R- Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas 
	16) Considere as proposições a seguir:
Com o desenvolvimento do pensamento e da ciência em geral, e com o avanço das ciências sociais e humanas, em especial, as ciências do ambiente, dentre outras, passamos a compreender os estados de saúde não mais como sinônimo de ausência de enfermidade ou doença, mas como um fenômeno multiplamente determinado.PORQUE Uma nova forma de conceber os estados de saúde consideram os aspectos físicos ou fisiológicos como menos importantes quando comparados aos aspectos sociais e psicológicos. Assinale a alternativa correta.
R- A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa 
17) Para Descartes, sendo o corpo humano uma máquina, o homem doente seria um relógio avariado, assim como um homem saudável um relógio funcionando perfeitamente. 
PORQUE o funcionamento dos homens é regido por uma natureza que lhe é externa.
R-As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira
18) Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de um parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!" Assinale a alternativa CORRETA
R- A ideia de relativismo
cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido 
19) Todos nós sabemos da existência de um certo tipo de "organização social" entre animais não humanos, não apenas entre mamíferos superiores, tais como os macacos, por exemplo, mas também insetos: formigas, cupins e abelhas, notadamente. Quando comparamos as sociedades animais não humanas, particularmente a sociedade daqueles insetos, o fazemos porque constatamos que o comportamento de tais animais apresenta certas padronizações parecidas com algumas padronizações verificadas entre os seres humanos (Vila Nova, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 1985, p. 29). Considerando o que diz o texto acima, assinale a alternativa correta.
R-Podemos deduzir do texto que tanto os pesquisadores dos animais quanto os sociólogos se preocupam com as ações regulares produzidas pela vida em sociedade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais