Buscar

psic. social 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Trabalho
2- Fenômeno psicológico questiona a psicologia anterior, que analisava o comportamento como um fenômeno abstrato e individual do sujeito. Vygotsky acreditava que o fenômeno psicológico já estaria dado a cada sujeito não importando seu surgimento ou construção, mas sim, seu desenvolvimento que era uma conquista coletiva, fruto da união de um determinado número de pessoas. Pois se há um conhecimento psíquico embasado nas culturas da humanidade este foi desenvolvido durante os séculos, é fruto de um trabalho coletivo. Exemplos disso vêm desde civilizações antigas, quando os mesmos descobriram as ferramentas que desencadearam conhecimento psíquico e avanço cultural social histórico que conhecemos e estudamos até hoje. Sendo este utilizado para mediar natureza humana. 
Não há natureza humana, há condição humana para os sócio históricos o termo natureza humana não existe, é sim, o termo condições humana. 
A condição humana é representada pela construção de instrumentos para a satisfação de nossas necessidades, que dependera do momento histórico em que vivemos. 
Condição humana é a possibilidade de os homens criarem a si próprios, libertando-se dos limites impostos pelo biológico de seus corpos. 
6- A relação do Indivíduo com a sociedade é uma relação praticamente inexistente. As relações apontadas como necessárias e importantes para o desenvolvimento do homem dizem respeito, fundamentalmente, às relações com os outros homens. Não são, no entanto, relações situadas no tempo histórico, em condições determinadas de vida, permeadas de significações e linguagens específicas, com condições de trabalho e formas de produção da sobrevivência. Não há a visão de um conjunto de homens compartilhando esses elementos históricos e sendo determinados por esses elementos. O termo social parece se referir apenas à existência de outros homens.Este desenvolvimento pode ser facilitado ou dificultado pelo meio externo, social e cultural. Um homem livre, dotado de potencialidades, responsável pelo seu processo pessoal. O homem foi afastado da realidade social e o fenômeno psicológico tornou-se uma entidade abstrata. O fenômeno psicológico é algo que o homem já possui aprioristicamente, pois pertence à natureza humana. É algo privado e íntimo. É a essência do homem. E no decorrer do tempo histórico foi se desenvolvendo o sentimento de identidade individual e conhecer-se a si mesmo tornou-se uma finalidade. A psique passou a ser tratada como se tivesse uma vida interior própria, devendo ser cuidada e conhecida. A Psicologia teve, então, um grande desenvolvimento e importância na sociedade moderna.
11- Pode-se afirmar, portanto, que para a psicologia sócio-histórica, o homem é um ser ativo, social e histórico. Essa é a sua condição humana, a qual lhe permite constituir suas formas de pensar, sentir e agir, ou seja, constituir sua consciência.
sim que se constitui sob determinadas condições sociais, resultado da atividade de gerações anteriores. Os sócio-históricos defendiam que a consciência do ser humano é ativo e que tudo tem a ver com a cultura. Portanto o ser humano não é uma essência, mas tem uma condição sócio-histórica que o forma como pessoa. Ex: a língua é coletiva, mas se manifesta individualmente. Pois a cultura estimula e formata uma coisa que você já tem, por exemplo a língua, mas não cria. Com isso fica evidenciado o que o Professor Francisco Formigli disse “ O pessoal das ciências humanas, não valorizavam a biologia”, para eles os fatores sociais que são os principais formadores do ser humano.

Outros materiais