Buscar

AV2 CC CCJ00179 Semana 09

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI - CCJ0017
Título
SEMANA 9
Descrição
Caso Concreto
Daniel, acometido de grave doença cardíaca, teme não desembarcar vivo. Destarte, elabora testamento especial para revogar um testamento público anterior, no qual dispôs de seus bens em favor da sua nova esposa, com quem se casou pelo regime da separação obrigatória. O testador não morre na viagem, porém, uma semana após desembarcar é internado num hospital onde permanece na UTI até falecer 115 dias mais tarde.
A viúva requer o cumprimento do testamento público sob a alegação de ter caducado o testamento aeronáutico, pois foi ultrapassado o prazo de 90 dias antes da morte de Daniel, conforme art. 1891, CC. Os herdeiros necessários procuram você para esclarecê-los se realmente terão de partilhar a herança com a madrasta ou se o testamento aeronáutico pode ser cumprido. Responda-os justificadamente.
RESPOSTA: A regra descrita em estrito senso vai dizer que ocorrerá a decadência do testamento no prazo de 90 dias. Assim, com base no artigo 1891, CC/2002, aquele somente determina a caducidade (decadência) se o testador puder fazer o seu testamento na forma ordinária, no prazo de 90 dias a contar do seu efetivo desembarque em terra. No caso em tela, ao desembarcar o testador já estava doente e assim permaneceu até a sua morte, portanto, o testamento especial não perdeu seus efeitos.
Questão Objetiva
Caso seja elaborado um testamento de um civil a serviço das forças armadas, em praça sitiada durante guerra, manuscrito a rogo, este caducará se não se fizer testamento ordinário nos 90 dias seguidos se estiver em lugar onde possa testar por essa forma?
a)	Sim, pois o testamento não foi escrito de próprio punho, o que afasta a exceção da caducidade.
b)	Não, visto o tratamento diferente que a lei concede ao testador a serviço das forças armadas.
c)	Depende, na medida em que não perderá seus efeitos se obedecer	a formalidade do parágrafo único do art. 1.894, CC.
d)	Não, haja vista que tal hipótese somente existe para os testamentos marítimo e aeronáutico.

Continue navegando