Buscar

32 Circuitos em Série e em Paralelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

32-Circuitos em Série e em Paralelo
Gibson
Centro Universitário Uninter
Pap – Zinnia. – CEP: 80610 - 140 – Campo Grande–MS - Brasil
e-mail: alexandregibson_19@.com.br
Resumo. Construir circuitos em série e em paralelo e estudar suas diferenças. 
Introdução
Chamamos o eletricista quando precisamos que algum trabalho elétrico seja feito em nossa casa. O eletricista faz uma avaliação do local para determinar que tipo de corrente e voltagem são necessários para satisfazer o desejo do cliente. Às vezes, é preciso conectar os componentes do circuito, assim como fazemos com o encanamento para que a água possa fluir. Isso é chamado de circuito em série. Às 
vezes os componentes do circuito precisam ser conectados em paralelo, como os degraus de uma escada. Cada tipo de circuito tem suas vantagens. Nesta atividade, você vai estudar as vantagens e as diferenças entre circuitos em série e em paralelo. 
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
É uma das formas de energia que o homem mais depende e utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perca energético durante conversões. 
A principal forma de aquisição da energia elétrica é através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares. 
A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico. Em um ciclo termodinâmico se esquenta um fluido e se consegue com que realize um circuito no qual move um motor ou uma turbina. 
O calor deste processo se obtém mediante a queima de combustíveis fósseis, as reações nucleares ou outros processos. 
Procedimento Experimental
 1- Inicie o Virtual Physics selecione Series and Parallel Circuits na lista de experimentos. O programa vai abrir a bancada de circuitos elétricos (Circuits). 
. 2 - O gerador de funções está ligado e configurado para fornecer 12 V DC. Ele já está ligado na matriz de contatos e, portanto, também aparece na representação esquemática (ou plano do circuito) à esquerda. Nesta atividade, você terá de adicionar resistores para criar o circuito. Para isso, clique no símbolo do resistor no topo do papel e arraste-o. Você pode mover os resistores arrastando-os pelo ponto azul no meio do símbolo. Você também pode estender os conectores dos resistores arrastando os pontos das extremidades para conectá-los com outros componentes. A linha fica verde se o local for adequado. A matriz de contatos, à direita, será preenchida com os resistores que você for adicionando ao seu esquema. 
3 - Você terá de construir um circuito com somente uma trajetória possível para a corrente fluir. 
Esse é um circuito em série. Utilize somente resistores para fazer este circuito. No esquema, coloque cinco resistores em série utilizando o símbolo do resistor no topo. Comece conectando o primeiro resistor à extremidade solta do gerador de funções. Em seguida, arraste outro resistor e coloque-o ao lado da extremidade solta do primeiro resistor. Faça isso até ter cinco resistores em série. Complete o circuito 
conectando o último resistor à fonte de voltagem. 
4 - Certifique-se de que há somente uma possibilidade pela qual a corrente pode fluir. Depois de ter colocado os resistores no circuito, você deve mudar a resistência deles para os valores especificados na etapa 5. Faça isso clicando no número acima do resistor. Uma pequena caixa vai aparecer; então, ajuste os valores do resistor. 
5 - Mude a resistência dos resistores para os valores encontrados na Tabela de dados 1. Assuma que o resistor 1 é o resistor conectado ao lado positivo da fonte de voltagem e o resistor 5 é o resistor conectado ao lado negativo. 
Tabela de dados 1 
Resistor Valor da resistência em homs 
1 120 
2 500 
3 200 
4 135 
5 10000 
 
6 - Use o multímetro para medir a corrente e a voltagem passando em cada resistor. 
No papel com o esquema, o símbolo para o multímetro contém as letras DMM no meio. Clique e arraste a extremidade vermelha para um dos lados do resistor. Ela deve travar no local adequado. Clique e arraste a extremidade preta para o outro lado do mesmo resistor para medir a queda de voltagem através do componente. Você pode ler a voltagem e a corrente no painel do multímetro amarelo. Para medir a 
corrente, mude o multímetro de VDC para IDC. Anote seus dados na Tabela de dados 2. 
Observação: para o amperímetro medir a corrente, suas duas ponteiras devem estar no mesmo lado do resistor, já que a corrente tem de passar por ele para ser medida. Já o voltímetro compara a voltagem em dois pontos, por isso ele deve estar conectado nos dois lados do resistor. 
Tabela de dados 2 
	Resistor (ohms)
	Voltagens (V)
	Corrente (A)
	1
	0,014
	0
	2
	0,06
	0
	3
	0,024
	0
	4
	0,016
	0
	5
	11,89
	0
7 - Agora, utilizando os mesmos resistores, construa um circuito em paralelo, no qual há diversas possibilidades para a corrente fluir. Para isso, primeiro mova os resistores para o canto do papel, mas não os apague. 
8 - Adicione um novo resistor em série logo na saída positiva do gerador de funções. Mude sua resistência para 1hom. 
9 - Arraste os outros cinco resistores de volta à linha de maneira que o circuito pareça com uma escada, na qual os resistores são os degraus. 
10 - Usando a mesma técnica da etapa 6, faça medidas da voltagem e da corrente em cada um dos 5 resistores listados na Tabela de dados 1. Lembre-se de que você está usando uma fonte DC, então use o voltímetro DC e o amperímetro DC. Anote seus dados na Tabela de dados 3. 
Tabela de dados 3
	Resistor (ohms)
	Voltagens (V)
	Corrente (A)
	1
	11,73
	0,098
	2
	11,73
	0,023
	3
	11,73
	0,059
	4
	11,73
	0,087
	5
	11,73
	0
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
Análise e Resultados
1 - Quais são as variáveis deste experimento? 
R: As variáveis são a tensão em volts e a corrente em amperes. 
2 - Quais variáveis permanecem constantes e quais variam no circuito em série? 
R: A variável que permanece constante no circuito em série é a corrente (A) e a que varia é a tensão (V). 
3 - Quais variáveis permanecem constantes e quais variam no circuito em paralelo? 
R: No circuito em paralelo a tensão é sempre a mesma e a corrente é que varia. 
4 - Quais as diferenças entre circuitos em série e em paralelo? 
R: Em circuitos em série, os resistores são ligadas entre si em uma linha entre as duas extremidades da fonte de energia. A corrente flui através de cada resistor, um após o outro, pois não tem outros caminhos para fluir. 
Em circuitos em paralelo se parecem com estradas de múltiplas vias, tendo vários caminhos alinhados em paralelo uns aos outros. Cada caminho tem o seu próprio resistor. Conforme a corrente flui através desse circuito, ela se divide, enviando uma parte da corrente através de cada um dos caminhos. 
5 - De que maneira um circuito em série indica que terá a mesma corrente por todo o circuito? 
R: Porque cada resistor reduz a quantidade de corrente conforme ela passa através do circuito. 
6 - De que maneira sua resposta para a questão 4 é importante para um eletricista? 
R: A importância de ter o conhecimento de ligações serie ou paralelo ajuda ao engenheiro eletricista usar esses recursos pra divisões e dimensionamentos para ligações de equipamentos ou dispositivos elétricos otimizando o consumo e aumentando a eficácia no aproveitamento de energia. 
7- Agora volte para os circuitose coloque lâmpadas no lugar dos resistores. O símbolo para lâmpada é um círculo branco com um X no meio. Crie um circuito em série e um em paralelo, como fez anteriormente. Tente remover uma das lâmpadas. Anote o que acontece. Também observe e relate o brilho das lâmpadas em cada circuito. 
R: O comportamento do circuito usando lâmpadas foi bem parecido com o experimento com resistores porem no circuito em serie usando 12 volts as lâmpadas não geraram brilho, porem usando a ligação em paralelo elas geraram brilho. 
Conclusão:
Concluímos que a montagem de um circuito depende de sua finalidade e que cada um possui uma particularidade em um circuito em série obtemos um único valor de corrente ao longo do circuito e que os valores da diferença de potencial e da resistência são inversamente proporcionais entre si, já em um circuito em paralelo o valor da diferença de potencial é constante em todo o circuito e que os valores da corrente e da resistência são proporcionais entre si. Concluímos também que para realizarmos uma correta medição do valor da corrente, em circuito em série, utilizando o amperímetro devemos utilizá-lo em série e devemos utilizar o voltímetro em paralelo para registrarmos um correto valor da voltagem em um circuito em paralelo. 
Referências
Programa: Virtual Lab física. 
Ava Uninter.
YOUNG, Hug D.; FREDMAN, Roger A. Física III: eletromagnetismo. 12. 
ed, São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2009.p. 169.

Outros materiais