Buscar

fisica 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelo de Relatório de Práticas de Física Experimental
O relatório deve conter as informações necessárias para o entendimento do experimento realizado. Nesse sentido, para que todos os alunos de Laboratório de Física Experimental tenham uma orientação sobre como se deve fazer o relatório:
Capa :
FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM – FEB
Nomes completo dos integrantes do grupo (em ordem alfabética):
Curso:
Disciplina:
Professor: 
Data:
�
Conteúdo:
Resumo: O resumo informa, em linhas gerais, o que é feito no trabalho. Deve ser curto e extremamente objetivo. Sendo relatadas apenas as partes mais relevantes do trabalho.
1. Introdução: A introdução deve tratar de dois aspectos: Uma apreciação sobre o assunto, mostrando sua importância e a apresentação clara e específica dos objetivos do trabalho. Deve indicar o meio e a finalidade da investigação.
2. Desenvolvimento Teórico: Escrever a teoria necessária para o desenvolvimento e compreensão do experimento a ser realizado de forma sucinta.
Desenvolvimento Experimental: Nessa parte do relatório deverá conter:
3. Materiais utilizados: cite, em itens, todo o material utilizado no experimento. Para se auxiliar na descrição do material ou equipamento utilizado, faça uma figura (esboço ou esquema) indicando, se for o caso, partes do equipamento com números, letras ou palavras.
4. Descrição do experimento: Neste item deverá ser relatado como se obteve os dados experimentais, descrevendo o procedimento de execução dando ênfase aos detalhes.
5. Resultados: Separe por itens: a) Valores obtidos (valores medidos); (b) Cálculos e resultados dos cálculos; (c) Gráficos. Colocar em tabelas (na vertical) os dados experimentais; explicitar os cálculos salientando os principais resultados e apresentar os gráficos com as respectivas curvas de ajustes. As figuras e tabelas possuem número e legenda que devem ser citadas no texto; as legendas devem ser auto explicativa.
6. Análise dos resultados: Discuta todos os resultados obtidos. Analise os gráficos e principalmente os parâmetros obtidos a partir das curvas de ajuste. Busque sempre uma conexão entre as partes experimental e teórica discutindo as possíveis discrepâncias.
7. Conclusões: A conclusão deve estar ligada diretamente ao(s) objetivo(s). Salientar os principais resultados obtidos no experimento. A leitura da Introdução e da Conclusão deverá dar ao leitor uma percepção global do trabalho.
8. Bibliografia: Coloque todas as referências utilizadas de acordo com as normas da ABNT. Ex. Autor (es), Título da obra, Editora, Página e Ano da edição.
(Obs: Todo relatório poderá ser digitado, utilizando as fontes Arial ou Times New Roman, no tamanho 12)

Outros materiais