Buscar

CASO CONCRETO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 3 “PROCESSO DO TRABALHO”
O viajante comercial Saulo pretende mover ação trabalhista em face da sua empregadora Empresa Delta Ltda, por entender que o seu gerente cometeu ato ilícito que lhe feriu a honra e boa fama, postulando indenização por danos morais a ser arbitrada pelo juiz diante da extensão e complexidade do dano, cumulada com pedido de pagamento de diferenças de comissões ajustadas no valor de R$ 10.000,00. Diante do caso exposto, responda de forma fundamentada: 
Segundo as regras contidas em legislação própria quanto à competência territorial, informe aonde a ação deve ser proposta. Fundamente.
RESPOSTA: Segundo artigo 651 da CLT deve ser proposta no local onde se está prestando serviço mesmo que fosse contratado em outro local.
O Judiciário Trabalhista possui competência para apreciar e julgar a presente ação? É possível pleitear que o juiz arbitre o montante da postulada indenização por danos morais?
Sim, desde que tenha haver com relação de trabalho segundo artigo 114 da CF/88. Não é possível uma vez que o CPC subsidiária da CLT em seu artigo 292 c/ inciso V deve o reclamante propor em sua petição inicial o valor pretendido em relação aos danos morais, não se permitindo mais ficar a arbítrio do juiz o montante que a parte deseja receber em danos morais.
Questão objetiva I
RESPOSTA: A) as ações que apuram os crimes contra a organização do trabalho e envolvendo retenção dolosa de salários e contribuições previdenciárias.
Questão objetiva II
RESPOSTA: A) Aracaju, porque foi o local da prestação dos serviços

Outros materiais