Buscar

Desrespeito a diversidade cultural

Prévia do material em texto

+++++Diz respeito a diversidade cultural:
		
	
	Diz respeito a estabelecer uma cultura central, como um padrão, para a partir da qual, poder ser comparadas diferentes culturas e estabelecida uma hierarquia, da mais desenvolvida para a menos.
	
	Diz respeito a seguir uma cultura, tida como ideal, para o desenvolvimento da sociedade local.
	
	Significa a tendência a uma cultura única, influenciada fortemente por culturas mais desenvolvidas.
	
	Diz respeito a cada localidade adotar uma cultura específica e restrita.
	
	Refere-se a multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo, sendo a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais e de estilos de vida.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701397080)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Podemos afirmar tratar-se de uma forma de ver o mundo através de sua cultura atrelada a uma perspectiva de considerar o seu modo de vida como o correto, digno e superior ao demais. Essa citação resume a prática de uma postura de mundo baseada em: 
		
	
	homofilia 
	
	diversidade 
	
	tolerância 
	
	alteridade 
	
	etnocentrismo 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701340384)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	
 O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum. 
II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.
IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	II e IV
	
	  
I, III e IV
	
	  
I e III
	
	  
I e II
	
	  
II, III e IV
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701396886)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia o texto a seguir: 
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que: 
		
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais 
	
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade 
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem 
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas 
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701894631)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
		
	
	a socialização é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois os humanos transmitem a herança cultural recebida através dos genes.
	
	os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são pouco variáveis e não suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.
	
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si, ou seja, não são passíveis de articulação teórica.
	
	existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.
	
	de forma similar aos demais animais, o processo de vida dos seres humanos é guiado por instintos hereditários rígidos.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Continue navegando