Buscar

FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO
Litigiosidade social e composição de conflitos
Nossos objetivos nesse encontro
Analisar a funcionalidade do Direito na vida social;
Identificar o Direito como instrumento de controle social e compreender a norma jurídica como forma de prevenir e compor conflitos;
Compreender e criticar as diferentes formas de composição do conflito.
FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO
A sociedade humana é o meio em que o Direito surge e se desenvolve, pois a idéia de direito liga-se à idéia de conduta e de organização, provindo da consciência das relações entre os indivíduos.
Prevenir
Conflitos
de interesse
Legitimar o
 poder político 
e jurídico 
Controle social 
Regular
 e orientar a 
vida em 
sociedade 
Compor
os conflitos 
de interesse
Função 
Social 
do Direito
PREVENÇÃO DE CONFLITOS
5
Moral
 O direito também orienta o comportamento social, objetivando evitar conflitos. 
O caráter persuasivo das normas jurídicas leva-nos a atuar no sentido dos esquemas ou modelos normativos do sistema jurídico. 
O direito observado desse modo surge como organizador da vida social e instrumento de prevenção de conflitos. 
	O Direito atua para solucionar conflitos de interesses ou restaurar o estado anterior. 
	O primeiro seria, então, um instrumento de integração e de equilíbrio, oferecendo ou impondo regras de comportamento para decisão que o caso sugere. 
	O exercício de tal função não levaria, contudo, ao desaparecimento dos conflitos, que são inerentes à sociedade. 
ATIVIDADES HUMANAS
 1- ATIVIDADE DE COOPERAÇÃO -Envolvem fins ou objetivos comuns, um individuo desenvolve uma atividade qualquer, de que o outro diretamente se aproveita, e a medida que se empenha na realização de seus interesses coopera com o dos outros.
	2- ATIVIDADE DE CONCORRÊNCIA- apresentam paralelismo nas atividades, no qual dois indivíduos tem objetivos idênticos, desenvolvendo atividades paralelas.
Critérios de composição de conflitos
	1) Critério da composição voluntária – é aquele que se estabelece pelo mútuo acordo das partes. Sugerindo o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, quase sempre atentando para os próprios deveres e obrigações estatuídos pelas normas do direito.
Ex: Um estudante entra em uma livraria e compra um livro. Ao chegar em casa ele observa que faltam algumas páginas no livro; volta à livraria, reclama ao vendedor e este, imediatamente, substitui o livro defeituoso por outro perfeito. Houve um conflito de interesses – resolvido por meio da composição voluntária. 
Critérios de composição de conflitos
	Critério Autoritário – por esse critério, cabe ao chefe do grupo – rei, cacique, senhores etc., o poder de compor os conflitos de interesses que ocorrem entre os indivíduos que se encontram sob sua autoridade. Normalmente a autoridade lança mão de seu foro íntimo, do próprio senso de justiça, daquilo que a consciência lhe inspira, para desempenhar a tarefa de compor conflitos. 
	Esse critério era muito usado nas sociedades antigas. Na sociedade de hoje o critério do autoritarismo é ainda utilizado no meio familiar e nas comunidades onde o chefe do tráfico compõe os conflitos entre os moradores. O critério autoritário utiliza-se do senso próprio de justiça, o que é contrário ao Estado Democrático de Direito. 
Critérios de composição de conflitos
3- Critério da Composição Jurídica -Critério de composição jurídica – é sempre feita mediante um critério elaborado e enunciado anteriormente, e aplicável a todos os casos que ocorrerem a partir de então. 
	São pois, características do critério jurídico: a anterioridade, a publicidade e a universalidade.
a)Anterioridade – o critério precisa preexistir ao conflito, ou seja, deve ser elaborado antes para poder ser aplicado ao conflito que ocorrer depois.
b)Publicidade – O critério precisa ser enunciado, revelado, declarado pela autoridade que o elaborou; é necessário que se dê conhecimento do critério antes de sua aplicação.
c)Universalidade – nunca pode ser cominado apenas para um determinado caso concreto, mas sim para todos os casos que se apresentarem com o mesmo tipo. 
Formas puras de composição.
Tendências modernas de composição de conflitos:
Mediação
Conciliação 
- Arbitragem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais