Buscar

ATIVIDADE 9 DOS POVOS INDIGENAS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 9 DOS POVOS INDIGENAS
	
	 1a Questão (Ref.: 201401887000)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	"Na década de 1980, foi fundado o Movimento Negro Unificado que, com outras organizações parecidas, inclusive movimentos e ONGs que trabalham com a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, tem lutado para que negros e mestiços tenham a mesma oportunidade que o restante da população brasileira." Essa afirmação abaixo comprova:
		
	 
	Que a luta contra a discriminação no Brasil está longe de terminar.
	
	Que no Brasil, a discriminação é econômica e não racial;
	
	Que graças à luta do Movimento Negro, não há mais discriminação racial no Brasil;
	
	Que no Brasil há igualdade de oportunidades para brancos, negros e mestiços;
	
	Que não há discriminação racial no Brasil;
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401529549)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Uma importante ação dos movimentos e organizações negras foi recuperar importantes figuras negras da história do Brasil. Hoje, a figura que melhor representa a luta dos afrodescendentes é:
		
	
	João Cândido.
	
	Abdias do Nascimento.
	
	José do Patrocínio.
	 
	Zumbi dos Palmares.
	
	Princesa Isabel.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401839514)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: "Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." (Retirado do Portal Afro) Assinale a opção que MELHOR representa a fala de Abdias do Nascimento.
		
	
	Apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
	
	Ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.
	 
	Mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
	
	Ao serem escravizados os africanos abdicaram de toda sua cultura.
	
	Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401886997)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Após a abolição, alguns periódicos da chamada Imprensa Negra tinham como principais objetivos:
		
	 
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	Denunciar situações de rebelião escrava, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na fuga para os quilombos e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça.
	
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na compra de alforrias e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	Denunciar situações de escravidão, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401886994)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A Lei do Sexagenário:
		
	
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos poderiam comprar sua alforria;
	 
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre;
	
	Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre;
	
	Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;
	
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401530155)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Analise as afirmativas abaixo: I - Em 1871, o Senado Brasileiro promulgou a lei do ventre livre, que libertou as crianças nascidas à partir daquela data II - Os descendentes diretos de escravos eram proibidos de fazer parte dos movimentos abolicionistas. III - Em 1885 foi promulgada a lei dos sexagenários. Esta lei pouco alterou a estrutura da escravidão, pois libertava apenas as mulheres com mais de 60 anos. IV - A abolição da escravidão, ocorrida em 1888, extinguiu o cativeiro mas não significou a inclusão social dos escravos libertos. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e II
	
	II e IV
	
	II e III
	 
	I e IV
	
	III e IV
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401886995)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Qual país exerceu grande pressão sobre o Brasil para a abolição da escravidão?
		
	
	França;
	
	Estados Unidos;
	
	Portugal;
	
	Espanha;
	 
	Inglaterra.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402145829)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Sobre a Frente Negra Brasileira é incorreto afirmar que:
		
	
	A Frente Negra Brasileira defendia a ideia, de que deveria se fomentar a raça brasileira a partir da miscigenação e, muitas vezes, considerava ser o próprio grupo atrasado culturalmente.
	
	A Frente Negra, ao mesmo tempo em que denunciava o preconceito racial, estipulava como modelo as formas de comportamento próprias da classe média branca que deveriam ser adotadas pelos negros, como forma de garantir respeito social.
	
	Para Frente Negra Brasileira a cultura era concebida a par¬tir de um modelo teórico que pressupunha a ideia de progresso e tinha como modelo a civilização ocidental.
	
	A Frente Negra apoiava a integração do negro por meio da aquisição de comportamentos tidos como civilizados da classe média, apontando o trabalho como meio de combater o preconceito.
	 
	A Frente Negra trata-se de um movimento impactado pela estética e ideologia do movimento negro norte-americano e que sofria influência da luta pela independência de países africanos e das pesquisas sociológicas brasileiras que traziam à tona as desigualdades raciais do país. Apontando o negro como vítima da discriminação no trabalho, na abordagem policial e em outros âmbitos da sociedade.

Continue navegando