Buscar

6 ex.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL - CCJ0044 Título SEMANA 6 Descrição CASO 1- 
Questão obejtiva Ocorre o controle judicial difuso da constitucionalidade de uma lei quando
 a) o plenário de um Tribunal, pelo quorum mínimo de dois terços de seus membros, acolhe argüição de inconstitucionalidade. 
b) uma turma julgadora, por maioria absoluta, acolhe argüição de inconstitucionalidade. 
Resposta: c) qualquer juiz, em primeira instância, acolhe argüição incidental de inconstitucionalidade. 
d) qualquer dos ministros do Supremo Tribunal Federal, nas funções de Corte Constitucional, declarar a inconstitucionalidade. 
e) uma seção julgadora, pelo quorum mínimo de dois terços de seus membros, acolhe argüição de inconstitucionalidade. 
CASO 2- Questão discursiva: O servidor público aposentado ?A? ingressou com uma ação requerendo a extensão de um benefício sob a alegação que o seu preterimento (a não extensão) implica em inconstitucionalidade. O juízo julgou procedente o pedido de ?A?.O servidor ?B? ingressa com a mesma ação se utilizando dos mesmos fundamentos da ação de ?A?, no entanto o juízo competente julgou o seu pedido improcedente. Insatisfeito, ?B? apela da decisão requerendo que a sentença de ?A? seja utilizada de forma vinculante para ele. Poderia o tribunal competente acolher o pedido de ?B?? Justifique sua resposta.
Resposta: A decisão de juízo de primeiro grau não tem força vinculante, isto é, não tem efeito erga omnes. Logo, o tribunal não poderá acolher o pedido de B, unicamente sob o dito fundamento de vinculação de julgamento. Poderá, no entanto, o pedido de B, utilizar-se da decisão prolatada em favor de A, remetendo-se ao princípio da isonomia, que tem natureza constitucional e, com esse argumento jurídico, provocar o tribunal a conceder-lhe o benefício que postula, para não destoar da decisão que deferiu o benefício ao jurisdicionado A. 
Desenvolvimento

Outros materiais