Buscar

AULA 2.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Construções de Pontes
FMU Curso de Engenharia Civil - 10ª semestre
Professor Cláudio de Assis – Aula 2
Suíte 1
	Na ultima aula vimos a definição de que é uma ponte ou viaduto que é uma construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza, transponde o obstáculos a ser de naturezas diversas.
	E que para fins de estudo subdividimos em superestrutura, apoios e infraestrutura.
Pontes de Madeira
	Como um material de construção, a madeira é abundante, versátil e facilmente obtida. Quase metade da área do Brasil é floresta. Se tecnologicamente manipulada e protegida de desastres naturais causados por fogo, insetos e doenças, as florestas vão durar para sempre. 
	Conforme as árvores mais velhas são retiradas, elas são substituídas por árvores novas para reabastecer a oferta de madeira para as gerações futuras. 
	A resistência da madeira, o baixo peso, boa resistência ao fogo, baixo consumo energético para a sua produção e processamento são propriedades essenciais. 
Ela é capaz de suportar sobrecargas de curta duração sem efeitos nocivos. 
	Do ponto de vista econômico, a madeira é competitiva com outros materiais com base em custos iniciais, e apresenta vantagens quando se analisa economicamente em longo prazo. 
Peso específico
Podemos ver na tabela ao lado que o peso específico da madeira é muito menor que qualquer outro material que podemos usar na construção civil
Classes de carregamento
Nomenclatura
	A resistência da madeira deve variar segundo a posição da carga em relação as suas fibras
Propriedades de algumas madeiras
Ligações entre elementos
	Os encaixes constituem o meio mais tradicional e o meio que foi mais utilizado nas ligações de peças de madeira. São econômicos pois não necessitam de materiais adjacentes, porém necessitam de mão-de-obra cuidadosa e especializada. 
As cavilhas são pinos cilíndricos confeccionadas com madeira dura e são introduzidas por cravação em furos sem folga nas peças de madeira. De acordo com a NBR7190 as cavilhas deverão ser de com madeiras macias impregnadas por resina para aumento de capacidade resistente.
	Os pregos são os elementos de ligação mais comuns de serem utilizados e provavelmente os mais tradicionais. São fabricados com arame de aço. 
	Cavilhas ou pinos metálicos são eixos cilíndricos de aço e são colocados nos furos feitos à máquina nas ligações. Esses furos possuem diâmetro ligeiramente inferior aos dos pinos e assim são instalados sem folga, de modo a entrarem em carga sem haver deformação relativa das peças ligadas
Parafusos
Barras rosqueadas
Anéis Metálicos
Colas
Durabilidade
	Embora seja susceptível ao apodrecimento e ataque de insetos sob condições específicas, é um material muito durável quando utilizada com tecnologia e tratamento preservativo químico, pois a madeira pode ser efetivamente protegida contra deterioração por período de 50 anos ou mais. 
	Além disso, a madeira tratada com preservativos requer pouca manutenção e pinturas.
Ponte de La Chapelle (Lucerne, Suíça)
É a ponte em madeira coberta mais antiga da Europa foi construída em 1333. 
Seu comprimento de 204m
No Brasil
	A maioria das pontes de madeira no Brasil não são projetadas e construídas por técnicos e construtores especializados em madeiras. Isso resulta em estruturas caras, inseguras e de baixa durabilidade. 
	O estado atual de degradação destas pontes refletem um quadro negativo no uso da madeira como um material estrutural. 
Pedra
	Numa povoação de Lancashire encontra-se a que é considerada a mais velha ponte do planeta. 
	Apesar de tosca e simples, a Clam Bridge tem uma forte ligação ao passado. Crê-se que foi construída durante o neolítico e já viu durante mais de 10.000 anos muita água passar-lhe por baixo.
Vantagens e desvantagens
	De longe as construções em pedra são superiores a qualquer outro material, quanto a durabilidade e resistência aos elementos naturais, tais como, chuvas, ventos, temperatura ou mesmo desgastes pelo uso.
	Porém temos como restrições: seu peso específico, limitações quanto a resistência a tração, disponibilidade. Mas o grande limitante é o fator econômico.
Ponte romana em Portugal
Aço
	As pontes metálicas surgiram no final do século XVIII, com as estruturas de ferro fundido. Com o início das ferrovias, tornaram-se necessárias grandes obras para suportar elevadas cargas. 
	A pontes passaram a ser erguidas com os novos materiais de construção que eram então as novidades daquela época: o ferro forjado e o aço. Começara então o período das grandes pontes tipo pênseis e em treliças metálicas
Ponte Firt of Forth (1890) na Escócia, com vãos livres de 512m.
Construção Metálicas
A evolução dos procedimentos de cálculo, da indústria metalúrgica e dos processo construtivos, permitiram a elaboração de projetos de pontes metálicas cada vez mais arrojadas, como é o caso da Ponte Rio-Niterói, uma notável obra da engenharia nacional com vigas metálicas laterais de 200m e vão central de 300m, que se constituiu em recorde mundial à época da construção,
Sistemas estruturais mais utilizados nas pontes metálicas
	Dentre os sistemas estruturais que podem ser utilizados nos tabuleiros das pontes metálicas são destacados os seguintes:
Viga de perfis de alma cheia;
Vigas caixão;
Treliças;
Vigas mistas;
Arcos; 
Pórticos;
Estaiadas;
Pênseis
Principais danos estruturais nas pontes metálicas
	Os danos estruturais que ocorrem nas pontes metálicas dependem de diversos fatores e variam conforme o sistema estrutural utilizado, o tipo de aço, a qualidade das ligações, etc. 	Porém, excetuando os acidentes estruturais imprevisíveis, os fatores que mais influenciam as manifestações patológicas nessas estruturas são a agressividade ambiental e a falta de conservação.
	Podemos nominar: a corrosão, fadiga, e flambagem de vigas e pilares	
Vantagens das pontes metálicas
	Menor tempo de execução, maior confiabilidade, maior limpeza de obra, maior facilidade de transporte e manuseio, maior facilidade de ampliação, maior facilidade de montagem, facilidade de desmontagem e reaproveitamento, facilidade de vencer grandes vãos, precisão das dimensões dos componentes estruturais, maior facilidade de reforço, redução da carga nas fundações e por fim menores dimensões das peças.
Concreto Armado
	O concreto armado é a técnica mais utilizada em todo o mundo para construção de estruturas. Esta solução surgiu da necessidade de mesclar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as características do aço. 
	O resultado é um material que tem como vantagens poder assumir qualquer forma com rapidez e facilidade, além de proporcionar ao metal proteção contra a corrosão.
Pontes de Concreto Armado
	Dada suas características de resistência, durabilidade, facilidade de execução o concreto armado é largamente usado na construção de pontes no Brasil.
Limitações
Com as limitações de resistências do concreto a tração teremos, para grandes vãos, peças com dimensões enormes.
Dado os custos e técnicas envolvidos temos uma limitação ao uso de pontes de concreto armado para vãos grandes
Concreto Armado
Concreto Protendido
	Rompendo algumas limitações do concreto armado, temos o uso da técnica de protensão. Um artificio que tira uso da enorme diferença de resistência do concreto para tração da compressão.
A Protensão
A protensão é uma tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração, sendo bastante interessante em estruturas onde existem esforços de flexão elevados. Trata-se de tecnologia inteligente, eficaz e duradoura, capaz de oferecer soluções estruturais com ótimas relações custo-benefício .
Concreto Protendido
	Com a protensão temos estruturas mas delgadas e com vãos livre maiores.
	Com uma menor quantidade de material, temos menores esforços das fundações e custos menores do que o comparado com concreto armado.
Pré fabricação 
O concreto protendido dado a suas características e peso, permite a pré fabricação
das peças, felicitando:
Controle de qualidade
Uniformidade
Rapidez de instalação
Sistema universal de medidas - unidades
Sistema universal de medidas - Multiplos
Unidades derivadas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais