Buscar

trabalho agrometereologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dê um conceito para temperatura
Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema. Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. 
	Explique o regime térmico do solo a partir do gráfico
O regime térmico de um solo é determinado pelo aquecimento da superfície pela radiação solar e transporte, por condução, de calor sensível para seu interior. Durante o dia, a superfície se aquece, gerando um fluxo de calor para o interior. A noite, o revestimento de superfície, por emissão de radiação terrestre, ondas longas o sentido do fluxo, que agora passa a ser do interior do solo para a superfície. 
	Cite e explique os fatores determinantes da temperatura do solo.
A temperatura do solo é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das plantas. O solo, além de armazenar e permitir os processos de transferência de água, solutos e gases, também armazena e transfere calor. A capacidade de um solo de armazenar e transferir calor é determinada pelas suas propriedades térmicas e pelas condições meteorológicas que, por sua vez, influenciam todos os processos químicos, físicos e biológicos do solo. A atividade microbiológica poderá ser interrompida, as sementes poderão não germinar e as plantas não se desenvolverem, se o solo não se apresentar dentro de uma faixa de temperatura adequada para a manutenção dos processos fisiológicos envolvidos. As propriedades físicas da água e do ar do solo, bem como seus movimentos e disponibilidade no solo, além de muitas reações químicas que liberam nutrientes para as plantas, são influenciados pela temperatura do solo. Ademais, o calor armazenado próximo da superfície do solo tem grande efeito na evaporação. As propriedades térmicas do solo e as condições meteorológica, portanto, influem no meio ambiente das plantas 
Fatores Externos: relacionados aos elementos metateológicos: irradiância solar global, temperatura de ar, nebulosidade, chuva e vento.
Fatores Intrínsecos: relacionados ao tipo de solo, ao relevo e ao tipo de cobertura do terreno.
	Explique a variação temporal da temperatura do solo.
Os processos de transferência de calor no solo podem ocorrer por condução e convecção, com ou sem transferência de calor latente. A temperatura do solo é consequência desses processos e das trocas de calor entre a superfície do solo com a atmosfera. Nas trocas de calor entre a superfície do solo com a atmosfera, além dos processos de condução e convecção, ocorre, ainda, mais um processo: a radiação. A radiação é o único processo de transferência que pode ocorrer no vácuo porque nesse processo a energia ocorre por ondas eletromagnéticas. A condução ocorre pela transferência de energia térmica de uma partícula para outra e é geralmente o processo mais importante de transferência nos solos. Esse processo é governado pelas propriedades térmicas do solo, que por sua vez são tremendamente dependentes da umidade do solo. A convecção ocorre pelos fluidos em movimento (fluxo de massa) e é geralmente o processo mais importante de transferência de calor nos solos úmidos. 
Varia com a profundidade. Nas camadas mais superficiais, varia de acordo com a incidência de radiação solar, tendo o valor máximo entre 12 e 14h. Em profundidades maiores, as máximas tendem a ocorrer mais tarde, assim como as mínimas.
	Explique a variação temporal e espacial da temperatura do ar.
 A temperatura do ar é variável, no tempo e no espaço. Pode ser regulada por vários fatores, que são os controles da temperatura: radiação, advecção de massas de ar, aquecimento diferencial da terra e da água, correntes oceânicas,altitude,posição geográfica. Fatores que influem no balanço local de radiação e consequentemente na temperatura local do ar incluem: latitude, hora do dia e dia do ano, que determinam a altura do sol e a intensidade e duração da radiação solar incidente; cobertura de nuvens, pois ela afeta o fluxo tanto da radiação solar como da radiação terrestre e a natureza da superfície, pois esta determina o albedo e a percentagem da radiação solar absorvida usada para aquecimento por calor sensível e aquecimento por calor latente. Em consequência destes fatores, a temperatura do ar é usualmente maior nos trópicos e menor em latitudes médias, maior em janeiro que em julho (no Hemisfério Sul), durante o dia que à noite, sob céu claro do que nublado (durante o dia) e com solo descoberto ao invés de coberto de neve e quando o solo está seco ao invés de úmido. 
	Cite e explique os fatore determinantes da temperatura do ar.
Os fatores determinantes da temperatura do ar são aqueles associados às três
escalas dos fenômenos atmosféricos:
Fatores Macroclimáticos: relacionados á latitude, altitude, correntes oceânicas, continentalidade / oceanidade, massas de ar e frentes.
Fatores Topoclimáticos: relacionado ao relevo, mais especificamente á configuração e exposição do terreno.
Fatores Microclimáticos: relacionados á cobertura do terreno.
	Conceitue:
Umidade relativa: O ar contem em alguma quantidade, entre outras substâncias, água no estado de vapor
Unidade absoluta: Peso do vapor de água contido na unidade de volume do ar, a pressão e temperatura constante.
Ponto de orvalho: designa a temperatura a qual o vapor da água  presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por via da condensação
Psicrômetro: é um aparelho que contém dois termômetros dênticos colocados um ao lado do outro, que irão servir para avaliar a quantidade de vapor de água  encontrada no ar.
Higrógrafo de cabelo: é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases mais especificamente na atmosfera.
Sensores capacitivos: São sensores semelhantes aos de proximidade indutivos, porém sua diferença está exatamente no princípio de funcionamento, o qual baseia-se na mudança da capacitância da placa detectora localizada na região denominada face sensível. 
	Explique a variação temporal e espacial da unidade do ar na atmosfera.
A quantidade de vapor de água do ar que pode absorver depende da sua temperatura . O ar quente permite mais vapor de água que o ar frio. O ar quente que contém vapor de água sobe para a atmosfera . A temperatura da atmosfera diminui uma média de 0,6 ° C por 100m. Ao chegar mais frios de vapor de água se condensa e forma nuvens (gotículas de água ou cristais de gelo). Quando essas gotículas de água ou cristais de gelo são muito pesados ​​e causar a precipitação que cai como chuva ou neve . Portanto diz-se que a chuva está relacionada com a umidade. Avaliação da umidade do ar ambiente Existem várias maneiras de estimar a quantidade de vapor no ar ambiente, cada um com uma ciência ou técnica específica de aplicação.Os períodos do ano que possuem maiores índices de precipitação são os que apresentam maiores valores de umidade relativa do ar. São estes os meses de dezembro a março, na maioria dos estados do Brasil
	O que orvalho? Como é formado? Como medi-lo? Qual sua duração?
O orvalho é o resultado da condensação de vapores d’água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies nas quais a temperatura está mais baixa ("abaixo do ponto de orvalho"). Desta forma, aquelas gotas de água no solo e objetos perto deste, nas gramas e plantas em geral, vistas pela manhã, presentes mesmo quando não choveu à noite, são uma deposição, e não uma precipitação, tal como a composição sugere. Pode-se mensurar a quantidade de orvalho formada e a duração do molhamento através de aparelhos específicos denominados orvalhômetros e orvalhógrafos, que possuem superfícies expostas aonde o orvalho se deposita e pode ser pesado e registrado.
	Explique o fenômeno de condensação na atmosfera e a formação de chuvas.
Há vários processos de formação das nuvens e das suas dimensões, que
dependem da temperatura e da altura onde a nuvem se localiza. Como dissemos acima, quanto maior a altura, menor é a temperatura. A condensação do vapor de água na atmosfera origina as nuvens, formadas basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. Quando a condensação ocorre bem acima do solo, temos as nuvens - e quando ocorre perto do solo, forma-se o nevoeiro ou a neblina, que é uma nuvem de contato ou próxima do solo As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cai sobre a superfície da Terra. Durante a queda, o gelo se derrete, transformando-se em gotas. Os pequenos cristais de gelo que constituem as nuvens agem como prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O resultado final é a soma de todas essas cores, originando o branco.
	Quais são os tipos de chuvas? Explique cada um e ilustre por desenho a sua ocorrência.
Chuvas convectivas ou de convecção 
Típicas de altas temperaturas: ocorrem na região intertropical; principalmente na zona equatorial e de verão; no interior do continentes. Como ocorrem: 
1) – O calor do sol esquenta o ar que tende a subir e a esfriar enquanto sobe.
2) – O vapor d’água contido no ar esfria e precipita;
3) – A evaporação também é intensa, portanto esse ar sobe e carrega muita umidade.
4) – Aumenta cada vez mais a quantidade de vapor no ar;
5) – Aumenta-se a instabilidade, isto é, o ar fica a beira de atingir o ponto de saturação. 6) – A umidade se eleva de forma a atingir níveis muito elevados por volta de 15-16 horas, desencadeando tempestades e aguaceiros. A chuva se manifesta intensamente e é de curta duração (pode durar apenas 10 mim).
Chuvas Frontais
Chuvas frontais Chuvas frontais São resultantes do encontro de duas massas de ar com características diferentes de temperatura e umidade. Do choque, a massa de ar quente sobe e o ar: 
1º esfria 
2º aproxima-se do ponto de saturação 
3º origina nuvens 
4º e precipita (chove) 
Chuvas orográficas ou de relevo
 
Ocorrem quando há uma subida forçada no ar porque no seu trajeto há uma cadeia de montanhas. 
Ao subir: 
1º o ar esfria 
2º o ponto de saturação diminui 
3º a umidade relativa do ar aumenta 
4º ocorre a condensação 
5º consequentemente, forma-se nuvens e chove.
São chuvas frequentes nas áreas^de relevo acidentado, ao longo das serras.
	Como é medido o índice de chuva pelo planeta? Explique.
O instrumento que mede a chuva se chama pluviômetro e existem vários deles espalhados pelo país. Os pluviômetros ficam dentro de diversas estações meteorológicas oficiais e vão fornecer os dados do Brasil todo, como uma rede de informações. Esses dados é que vão permitir as comparações da quantidade de chuva por dia, por mês, por ano. 
	Como se da a interceptação da chuva pela vegetação.
Interceptação é a retenção de água da chuva antes que esta atinja o solo a interceptação ocorre nas folhas da cobertura vegetal, em caules e ramos, no material vegetal em decomposição sobre o solo (serrapilheira), e em depressões impermeáveis. A água da chuva retida por interceptação fica disponível para a evaporação, e, portanto, o principal efeito da interceptação em uma bacia é aumentar a evaporação e reduzir o escoamento.
A capacidade de interceptação depende das características da precipitação (intensidade, duração, volume), das características da própria cobertura vegetal (vegetação de folhas maiores possuem maior capacidade de interceptação), das condições climáticas (quando há muito vento a capacidade de interceptação é diminuída), da época do ano (por exemplo, no outono a capacidade de interceptação é praticamente nula em árvores de folhas caducas), entre outros. 
	Como se dá a redistribuição da chuva ao interagir com a vegetação?
O processo é altamente heterogêneo, é notável que os valores de interceptação, chuva interna e escoamento pelo tronco variam entre as regiões climáticas, mas também entre estudos em uma mesma região.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando