Buscar

ENGENHARIA DA QUALIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Diagrama de Ishikawa, mais conhecido como “Espinha de peixe”, é uma das ferramentas da qualidade que permite a estruturação de causas relacionadas a um efeito, que pode ser, por exemplo, um problema de processo produtivo ou administrativo. A solução para o problema é desconhecida. O diagrama, além de organizar e facilitar a análise do problema, pode servir perfeitamente com um documento de registro de análise de determinado problema, permitindo assim análises futuras. Para a aplicação da ferramenta, é necessário conhecer a sua metodologia, de forma a obter o resultado esperado. Cite e descreva os passos necessários para aplicação da ferramenta Diagrama de Ishikawa.
RESPOSTA ESPERADA:
1 – A primeira etapa consiste na definição clara do problema ou “efeito”. Essa informação deve ser adicionada na cabeça do esqueleto. É preciso ter cautela em definir o efeito para evitar desenvolver a análise de forma incorreta.
2 – A segunda etapa consiste na definição das categorias de causas que se relacionam com o efeito em análise. Existem direcionamentos de acordo com o segmento ou setor em que se está aplicando a ferramenta. Para indústrias, é comum a aplicação dos 6 Ms: mão de obra, máquinas, materiais, métodos, medidas e meio ambiente.
3 – Após definidas as categorias, são adicionadas em cada categoria as possíveis ideias de causas relacionadas ao efeito, tendo a precaução de adicionar essas possíveis causas nas categorias corretas.
4 – Adicionadas as causas no diagrama, é realizada uma revisão com o intuito de filtrar e eliminar causas pouco prováveis, buscando estreitar a análise de uma quantidade reduzida de possíveis causas.
5 – Com a análise limitada a algumas causas mais prováveis, a equipe deve buscar evidências que comprovem que essas são ou não causas relacionadas ao efeito. Essa análise pode ser realizada utilizando as demais ferramentas da qualidade, e deve preferencialmente ser baseada em dados estatísticos, quando possível.
6 – Determinada a causa ou as causas do efeito, pode ser finalmente elaborado um plano de ação pela equipe (utilizando, por exemplo, a metodologia PDCA).
QUESTÃO:
2. A Análise de Sistemas de Medição (MSA) é um conjunto de procedimentos, atividades e aparelhos de avaliação, sistema e pessoas utilizado para especificar um dado ao critério que está sendo medido, tanto relativo ao processo como ao produto. Em um processo de inspeção de ruído, onde o técnico utiliza um decibelímetro ou medidor de pressão sonora, dois funcionários estão usando métodos diferentes de aprovação e reprovação. Um especialista foi chamado para observar o desempenho dos funcionários e desenvolveu o seguinte estudo R&R (repetitividade e reprodutibilidade). Cinco peças são selecionadas de um processo de manufatura para cada um dos dois avaliadores que normalmente fazem as medições do processo (em milímetros), onde R = 0,70; d2 = 4,00 e IT = 5,15. Cada medição foi repetida duas vezes para cada um dos cinco modelos de peças em uma sequência aleatória. Com base nas informações, analise as fórmulas e responda:
a) Desenvolva o cálculo e responda qual o valor de R&R.
b) Desenvolva o cálculo e responda qual o valor de R&R%.
c) Com base nos dados a seguir determinados, relacione o resultado de R&R% e responda qual o critério de aceitação.
R&R% < 10% Sistema aceito.
10% < R&R% < 30% Sistema pode ser aceito e precisa ser avaliado pelo método formal.
R&R% > 30% Sistema é rejeitado.
Onde R = amplitude média
         d2 = constante
         IT = intervalo de tolerância
         5,15 significa um intervalo que compreende 99% da variação esperada de uma variação considerada normal.
RESPOSTA ESPERADA:
a) R&R = (5,15 x 0,70)/4
                          
    R&R = 0,901
b) R&R% = (100 x 0,901)/5,15
                          
    R&R% = 17,49%  
c) <30% - Sistema pode ser aceito e precisa ser avaliado pelo método formal.

Outros materiais