Buscar

adm I 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102484606)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Estado "Y"pretende ampliar a prestação de serviços públicos de transporte ferroviário metropolitano, mediante a construção de novas linhas. Não dispondo de recursos suficientes para realizar os investimentos necessários, a alternativa mais adequada juridicamente consiste na celebração do contrato de:
		
	
	parceria público-privada, em qualquer modalidade, remunerando-se o parceiro privado, integralmente, pela tarifa cobrada do usuário e outras receitas acessórias decorrentes da exploração de serviços associados.
	
	concessão de serviços públicos, podendo destinar recursos para cobertura de déficits decorrentes da prestação do serviço pela concessionária, caso a receita tarifária não remunere integralmente os investimentos realizados;
	
	parceria público-privada, na modalidade concessão administrativa, prevendo a remuneração do parceiro privado diretamente pelo usuário;
	 
	parceria público-privada, na modalidade concessão patrocinada, prevendo contra- prestação pecuniária na hipótese de a tarifa cobrada do usuário mostrar-se insuficiente para a remuneração do parceiro privado pela exploração do serviço; 
	
	empreitada integral, condicionando-se o pagamento do contrato à disponibilização da infra-estrutura para exploração direta pela Administração, mediante a cobrança de tarifa do usuário;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102482908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos atos administrativos, assinale a opção correta.
		
	
	Os elementos do ato administrativo que se referem ao mérito são o objeto e a finalidade.
	 
	Os atos de caráter normativo, de decisão de recurso administrativo e os de matérias de competência exclusiva, nos termos da Lei n.º 9.784/1999, não são passíveis de delegação.
	
	Os atos administrativos são praticados apenas pela administração pública.
	
	Se o motivo que determina e justifica a prática do ato é inexistente ou é inválido, inválidos serão apenas os efeitos do ato e não o próprio ato em si.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102482900)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT-23ª/ Juiz do Trabalho Substituto/ 2004) Associe corretamente e marque a alternativa correspondente: 1) Sistema de jurisdição única. 2) Faculdade que dispõe os chefes dos Poderes Executivos de explicar a lei para a sua correta aplicação. 3) Distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordenando e revendo a atuação de seus agentes. Estabelece a relação de subordinação entre os servidores de quadro de pessoal. 4) Confere à autoridade administrativa ¿ ante certa circunstância ¿ escolher uma entre várias soluções possíveis. A) Poder hierárquico. B) Sistema judiciário. C) Poder discricionário. D) Poder regulamentar. A resposta correta se encontra em:
		
	
	1C 2A 3D 4B.
	 
	1B 2D 3A 4C.
	
	1C 2D 3B 4A.
	
	1B 2C 3A 4D.
	
	1D 2B 3A 4C.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102479157)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar:
		
	
	a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de representação ou de mandato.
	 
	ainda que o agente ultrapasse a competência do órgão não surge a sua responsabilidade pessoal perante a entidade, posto não haver considerável distinção entre a atuação funcional e pessoal.
	
	os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do Estado.
	
	a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá-la juridica¬mente por meio de seus agentes, desde que judiciais.
	 
	como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102871222)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO José da Silva é o chefe do Departamento de Pessoal de uma Secretaria de Estado. Recentemente, José da Silva avocou a análise de determinada matéria, constante de processo administrativo inicialmente distribuído a João de Souza, seu subordinado, ao perceber que a questão era por demais complexa e não vinha sendo tratada com prioridade por aquele servidor. Ao assim agir, José da Silva fez uso
		
	
	da teoria dos motivos determinantes.
	
	do poder discricionário.
	 
	do poder hierárquico.
	
	do poder disciplinar.

Continue navegando