Buscar

Auditoria Contábil: Conceitos e Princípios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão de Auditoria para a P1
Explique como se deu o surgimento da auditoria do Brasil e as principais influências que possibilitaram seu desenvolvimento.
Conceitue auditoria contábil.
Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
Explique a diferença entre auditoria interna e externa.
	Auditoria Interna
	Auditoria Externa
	 realizada por um funcionário da empresa
	 realizada através de contratação de um profissional independente
	 atender as necessidades da administração
	 atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras
	é realizado para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros
	é realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras 
	 O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa
	 O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado
	 O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude
	 O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras
	 O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta adm.
	 O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental
	 A revisão das atividades da empresa é contínua
	 O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.
 
Quais são os objetivos da auditoria interna e externa?
O objetivo principal é atender as necessidades da administração
O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras
A auditoria traz vantagens tanto para a empresa, quanto para os investidores, fisco e até mesmo para a sociedade, sendo assim, cite duas vantagens para a empresa.
*A primeira e principal vantagem para o empresário é a segurança que o trabalho de auditoria lhe dá com relação à correção das contas da empresa, correção essa que é traduzida pelo parecer de auditoria
*O empresário pode discutir aspectos do seu negócio, planejamento financeiro, vantagens e desvantagens de expandir o negócio em outros ramos, planejamento tributário etc
Quais são os objetivos da auditoria operacional?
É assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização.
O que são normas de auditoria?
são regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil do Brasil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos.
Quais são os principais órgãos que regulam a auditoria contábil?
As normas atualmente em vigor no Brasil são emitidas em conjunto pelo CFC, IBRACON, Banco Central do Brasil, a CVM e a Superintendência de Seguros Privados. No âmbito internacional, a Federação Internacional de Contadores (IFAC) também emite pronunciamentos através da Comissão de Normas Internacionais de Auditoria, as quais contém orientações aos países-membros daquele órgão.
Diferencie normas de auditoria de procedimentos de auditoria?
Normas: são os requisitos a serem observados no desempenho dos trabalhos. (Como e para quê fazer)
Procedimentos: são os atos a serem praticados, as ações a serem implementadas para a consecução dos trabalhos. (O quê fazer)
Sobre os princípios éticos da pessoa do auditor, explique:
Integridade: Os auditores são obrigados a cumprir normas superiores de conduta, como por exemplo, honradez e imparcialidade, durante seu trabalho e em suas relações com o pessoal das entidades fiscalizadas.
Objetividade: as conclusões contidas nos pareceres e relatórios devem basear-se exclusivamente nas provas obtidas e organizadas de acordo com as normas de auditoria da EFS.
Competência e zelo profissional: Os auditores têm a obrigação de atuar sempre de maneira profissional e de manter altos níveis de profissionalismo na realização de seu trabalho, com o objetivo de desempenhar suas responsabilidades de maneira competente e imparcial.
Sigilo profissional: O auditor deve respeitar e assegurar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho na entidade auditada, não as divulgando, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da entidade, salvo quando houver obrigação legal de fazê-lo.
Comportamento profissional: Os auditores devem empregar métodos e práticas da mais alta qualidade em suas auditorias. Na realização da auditoria e na emissão de relatórios, os auditores têm a obrigação de aderir aos princípios básicos e às normas de auditoria geralmente aceitas.
Qual a importância a independência do auditor em relação a auditoria?
A necessidade de independência e objetividade na fiscalização é vital, qualquer seja a forma de governo. Certo grau de independência, tanto do poder legislativo como do executivo, é essencial para a realização da auditoria e para a credibilidade de seus resultados.
Explique dois motivos que prejudicam a independência do auditor.
Pode ser afetada por ameaças de interesse próprio, autorrevisão, defesa de interesses da entidade auditada, familiaridade e intimidação.
*interesse próprio: ocorre quando uma entidade de auditoria ou um membro da equipe de auditoria poderia auferir benefícios de um interesse financeiro na entidade auditada, ou outro conflito de interesse próprio com essa entidade auditada.  
 *autorrevisão: ocorre quando o resultado de um trabalho anterior precisa ser reanalisado ao serem tiradas conclusões sobre o trabalho de auditoria ou quando um membro da equipe de auditoria era, anteriormente, administrador ou diretor da entidade auditada, ou era um funcionário cujo cargo lhe permitia exercer influência direta e importante sobre o objeto do trabalho de auditoria. 
O que é evidência em auditoria?
Evidência, em auditoria, é a convicção razoável de que todos os dados contábeis expressados nas contas anuais estão suportados no tempo e contidos pelos fatos econômicos e circunstâncias realmente ocorridas.
Explique os dois critérios para se usar a informação como evidência de auditoria.
Explique a técnica de auditoria chamada “CONTAGEM FÍSICA”, qual o objetivo desta, e em quais situações pode ser utilizada.
É a verificação in loco. Proporciona ao auditor a formação de opinião quanto a existência física do objeto ou item examinado. Esse procedimento é utilizado para as contas do ativo e consiste em identificar fisicamente o bem declarado nas demonstrações contábeis
Explique a técnica de auditoria chamada “CIRCULARIZAÇÃO”, qual o objetivo desta, e em quais situações pode ser utilizada.
Implica a obtenção de declaração formal e imparcial de pessoas independentes à empresa e que estejam habilitadas para confirmar. Consiste na obtenção, pelo auditor, de uma declaração escrita, junto a fontes externas capacitadas para tanto. Consiste na corroboração por escrito de terceiros, em relação a determinadas informações de interesse.
Explique as principais diferenças entre teste de observância e teste substantivo.
**os testes substantivos o auditor obtém evidências sobre os saldos, e ou transações apresentadas pela empresa; comprovam o saldo de uma conta ou analisa uma transação
**o teste de observância (teste de controle) ou teste deaderência apenas verifica se o controle interno funciona corretamente. Seu objetivo é proporcionar razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma determinada pela organização.
Explique o que é uma auditoria por testes, e qual deve ser a profundidade destes?
permite ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
Em que consiste a revisão analítica?
A revisão analítica é um procedimento técnico básico aplicado na realização dos testes de observância e substantivos, em que o auditor procura verificar a regularidade, a normalidade ou a atipicidade de situações, comparando quantidades, valores, indicadores ou outros parâmetros
 Explique para que serve os testes de superavaliação e de subavaliação.

Continue navegando