Buscar

Polímeros

Prévia do material em texto

POLIMEROS UTILIZADOS NA ENGENHARIA
Polímeros são materiais compostos que apresentam massa molar elevada formadas pela repetição de um grande numero de estruturas básicas. Podem ter origem natural ou sintética e popularmente recebem o nome de plástico, pela propriedade de plasticidade que apresenta, ou por ser uma das fases de polímero antes da sua conformação. Esse material tem sido cada vez mais solicitado na engenharia por sua boa resistência a corrosão, baixa massa especifica e por possuir boas características de isolamento térmico e elétrico. Esse material tem um amplo campo de aplicação, que vai desde revestimento de pavimentos à canalizações e acessórios de iluminação. 
1- PROPRIEDADES DOS POLÍMEROS 
PROPRIEDADES MECANICAS 
Muitos dos parâmetros utilizados para especificar os metais também podem ser utilizados para especificar os polímeros, sendo eles, modulo de elasticidade, resistência ao impacto e fadiga e o limite de resistência a tração sendo que para maior parte dos polímeros utiliza-se um gráfico de tensão-deformação para realizar a caracterização desses parâmetros mecânicos.
Ps: explicar gráfico (1)
PROPRIEDADES TÉRMICAS 
Os polímeros podem ser classificados entre termorrígidos (Os quais não podem ser remoldados após a fabricação, possuem cadeias reticuladas, deformam menos e possuem boas propriedades estruturais) ou termoplásticos (Que podem ser remoldados após a fabricação pois amolecem sob reaquecimentos e apresentam deformação substancial). Em geral, polímeros destacam-se pela baixa condutividade térmica e altos coeficientes de dilatação termina linear.
 PROPRIEDADES ÓTICAS 
A mais relevante propriedade a ser considerada é a transparência, apresentada por polímeros amorfos ou com baixo grau de cristalinidade, materiais polímeros consideravelmente cristalinos tornam-se semitransparentes, translúcidos ou algumas vezes opacos. 
RESISTENCIA A INTEMPÉRIES E AÇÕES QUÍMICAS
As características mecânicas dos polímeros costumam ser bastante vulneráveis as condições do ambiente, por isso devem ser salientadas as condições de resistência a oxidação, calor, raios ultravioleta, umidade, ácidos, bases, solventes e reagente. *estudar e cita-las brevemente. (2)
2- PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS POLIMEROS
2.1- INSTALAÇÕES HIDRAULICAS PREDIAIS 
Os polímeros podem ser usados para instalações prediais de agua, captação e condução de águas pluviais além de esgoto sanitário. Nas instalações prediais de agua há uma utilização cada vez maior dos polímeros. Como exemplo vale salientar o PVC (poli cloreto de vinila) que é utilizado para a condução da agua em temperatura ambiente, ou em casos de condução de agua quente, são mais convenientes CPVC (poli cloreto de vinila clorado) que possui mais estabilidade à temperatura. Tubulações baseadas em PVC são sugeridas para aplicações em edificações comerciais, industriais e residenciais. Os componentes em PVC destacam-se por seu menor custo material e de mão de obra, por não serem condutores de eletricidade, por possuírem juntas estanques, serem resistentes a corrosão, por terem um coeficiente de expansão térmica muito maior que de outros materiais comumente utilizados, e por serem praticamente imunes a bactérias e fungos. 
2.2- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 
Disseminados por minimizar efeitos de curto circuito originados de fios descascados e por permitir bom isolamento elétrico, podem ser citados os eletrodutos para passagem de fios e cabos; fios e cabos com isolamento; dutos e subdutos para passagem de calor perfis para instalações elétricas aparentes além de componentes terminais de instalação como tomadas e interruptores. Normalmente a confecção destes materiais acontecem com o emprego do PVC (poli cloreto de vinila) que pode ser aplicado na confecção de todos os componentes elétricos, o PS (poliestireno) aplicado geralmente em cabos elétricos, PP (polipropileno) e PE(polietileno) utilizados em isolamento de cabos elétricos, PCTFE (politrifluorcloroetileno) aplicado em componentes para equipamentos elétricos e o PPO (polióxifenileno) em relés e interruptores. Esses componentes não sofrem corrosão, possuem baixa densidade, são bons isolantes elétricos, são auto extinguíveis, entre outros.
2.3- FECHAMENTO DE FACHADAS 
A implantação de portas janelas e esquadrias de PVC tem se tornado mais comum no brasil nas ultimas décadas, vale ressaltar também as persianas e venezianas que são perfis quem formam um sistema para resguardo, proteção e escurecimento dos ambientes. 
2.4- FECHAMENTO DE COBERTURAS
Utilizadas em edificações comerciais residenciais e industriais, as telhas plásticas utilizadas atualmente são as de PVC rígido, algumas vezes combinadas com outros tipos de telhas, essas telhas são indicadas para ambientes onde se deseja uma iluminação natural, isto se torna possível pela propriedade ótica que o PVC apresenta da translucides ou opacidade, além de oferecerem absorção acústica e térmica. Também são utilizados o acrílico (polimetacrilado de metila) que apresenta excelente transparência e resistência a intempéries, as telhas de polipropileno (PP) que fazem parte de uma nova tecnologia onde existe um sistema de módulos com encaixes, formadas por agrupamentos de até seis telhas com design de telhas tradicionais; outra alternativa é o PC (policarbonato) que apresenta ótima resistência mecânica a fluência e ao impacto, bom isolamento elétrico, boa resistência química e não propaga chamas. 
2.5- PISOS REVESTIMENTOS E FORROS 
	Nos painéis para forro se destacam as propriedades dos polímeros de baixa densidade, ótimo isolamento acústico e elétrico, bom desempenho térmico ocasionado pelas cavidades internas que formam vazios de ar. Ao tratar-se de papeis de parede confeccionados em PVC, a estabilidade da cor, a capacidade de suportar a lavabilidade, e a instalação fácil são os pontos de destaque. Os pisos vinilicos, são compostos por resina de PVC ou de copolímeros de cloreto de vinila ou ambos, plastificantes, estabilizantes, aditivos, cargas inertes e pigmentos, são apresentados através de placas, pisos semiflexiveis ou mantas, entre as características de destaque dos mesmos vale ressaltar a facilidade, economia e rapidez na sua aplicação, sua versatilidade, boa resistência a agentes químicos com bases, sais e ácidos, e resistência com relação a dureza e impacto. O poliestireno expandido (EPS), ou isopor é um dos materiais já utilizado na construção civil. O produto pode ser usado em concreto leve (misturado ao cimento e areia), enchimento de lajes, calçadas, pré-fabricados e vasos, entre outras opções.
2.6- TINTAS E VERNIZES
	Usadas para proteger superfícies de paredes, claraboias, pisos, muros, tetos, esquadrias e outros. Contra intempéries e ataques químicos a tinta é uma solução que apresenta boa estética além de longa durabilidade e baixo custo, como propriedades de destaque das tintas podemos citar baixo modulo de elasticidade, e ótima aderência ao substrato que é aplicada. As tintas base aquosa para alvenaria no Brasil são produzidas em sua grande maioria com emulsões acrílicas-estirenadas. Existem as emulsões acrílicas puras, as vinilacrilicas e os PVA’S (poliacetato de vinila).
3- POLIMEROS x SUSTENTABILIDADE 
Um dos grandes dilemas da sociedade contemporânea está presente em como conciliar a necessidade do desenvolvimento das civilizações sem agredir e degradar a natureza. Um dos principais focos de crítica da utilização de polímeros nas construções é exatamente este. Entre os polímeros mais utilizados e encontrados nos resíduos estão o poli(cloreto de vinila) (PVC), o poli(tereftalato de estireno) (PET), o polietileno de alta e baixa densidade (PEAD), o poli(propileno) (PP), e o poli(estireno) (PS). O PVC é um dos polímeros mais utilizados na engenharia como podemos observar ao decorrer do trabalho, embora este polímero também seja passível de reciclagem, sua grande utilização entra em compensação com o fato de o polímero ser mais utilizado em produtos de longa duração, como tubos e conexões, fios e cabos para a construção civile ter uma longa vida útil, sem contar que o PVC reciclado tem diversas aplicações. É utilizado na camada central de tubos de esgoto, em reforços para calçados, juntas de dilatação para concreto, perfis, cones de sinalização, etc. Pesquisas ao redor de todo o mundo buscam alternativas de utilização dos polímeros como fator de conservação para o meio ambiente assim como substituir a areia utilizada na construção civil pelo plástico triturado. A grande preocupação existente está relacionada a origem dos polímeros, que normalmente se dá do petróleo, uma matéria prima não renovável, isto faz com que hoje em dia surjam tecnologias voltadas para métodos alternativos embora saibamos que o petróleo ainda será a principal fonte dessa matéria-prima por diversos anos.

Continue navegando

Outros materiais