Buscar

Formação Socio Histórica do Brasil

Prévia do material em texto

Nota: 100
Formação Socio Histórica do Brasil
Fundamentos de Filosofia
	Data de início:
	26/09/2017 21:39
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	26/09/2017 22:57
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	
	A
	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	
	B
	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	
	D
	Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum
Questão 2/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O Segundo Reinado teve início em 1840 com a antecipação da maioridade de D. Pedro II. Foi a época do apogeu da monarquia brasileira em que diversos fatos históricos importantes tiveram ocorrência. Das alternativas abaixo, assinale aquela que caracteriza os fatos históricos importantes da fase inicial do período em questão.
Nota: 20.0
	
	A
	Atrito com a Igreja Católica a respeito da maçonaria e o movimento abolicionista que se confundia com o republicanismo em evolução.
	
	B
	Centralização política e administrativa e a repressão às revoltas herdadas do período anterior.
Você acertou!
Comentário: O golpe tinha como motivação principal contribuir para encerrar a fase de conflitos e contestações à ordem imperial, característico do período de regências. Além disso, a partir de 1847, iniciou-se um regime de “parlamentarismo às avessas”, pois o imperador era quem escolhia o Primeiro Ministro. (p. 24)
	
	C
	Adesão dos cafeicultores ao republicanismo a partir da Convenção de Itu e a proibição de os militares se manifestarem sobre a política.
	
	D
	Desavenças entre Brasil e Inglaterra provocadas por Wiliam Christie e a nomeação do Visconde de Ouro Preto para o cargo de primeiro ministro..
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
No que diz respeito à compreensão de mundo de Platão, e com base em seus estudos, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	O mundo das ideias é alcançado pelo raciocínio e intuição intelectual.
Você acertou!
Correto, conforme conteúdo estudado.
	
	B
	O conhecimento pode ser classificado em sensíveis e inteligíveis, sendo sinônimos entre si.
	
	C
	Os conhecimentos ditos sensíveis são confiáveis, pois provêm dos sentidos.
	
	D
	No que tange ao método de conhecimento, Platão era completamente contrário à dialética, pois este método consistia num diálogo em que se apresentavam teses contrárias sobre um determinado assunto, no qual nunca se chegava à tese verdadeira.
Questão 4/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O republicanismo apesar de ainda ter suas bases próximas aos grandes produtores rurais permite um pouco mais a participação da população nos processos decisórios políticos. No Brasil, podemos identificar pelo menos três tipos de republicanismo. Relacione a segunda coluna pela primeira identificando estas vertentes e suas regiões:
	( 1 )São Paulo
	( ) Influência do positivismo encaminhando para uma nova ordem progressista
	( 2 )Rio Grande do Sul
	(  ) Com tendências de mudanças radicais, com a distribuição de terras, participação plena do povo no poder
	( 3 )Rio de Janeiro
	( ) Com a tendência de descentralização politicas
 
Nota: 20.0
	
	A
	2-3-1
Você acertou!
Resposta: Rota de Aprendizagem Aula 2 – Vídeo Aula – pag. 4
	
	B
	1-3-2
	
	C
	2-1-3
	
	D
	3-2-1
Questão 5/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
Leia o trecho a seguir:
Considere os seguintes artigos da Constituição Política do Império do Brasil (1824) ou Carta Outorgada, como chamam alguns. Art. 13 – O poder Legislativo é delegado à Assembleia Geral, com a sanção do Imperador. Art. 43 – As eleições para o Senado serão feitas em Listas Tríplices, sobre as quais o Imperador escolherá o terço na totalidade da lista. Art. 98 – O poder Moderador é a chave para toda organização política e é delegado ao Imperador. Art. 101 – O Imperador exerce o poder Moderador.
FENELON, Déa Ribeiro. 50 textos de História do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1990, pp. 58-88.
 
Analisando os artigos acima, podemos concluir, corretamente, que a citada Constituição destaca:
Nota: 20.0
	
	A
	os princípios liberais tão em voga no período.
	
	B
	a divisão em três poderes, inexistente até então.
	
	C
	o poder centralizador do Imperador.
Você acertou!
Comentário: o texto constitucional de 1824 ampliava enormemente a autoridade do imperador ao criar um quarto poder: o Poder Moderador. (p. 20)
	
	D
	a ampliação dos direitos do povo brasileiro.

Continue navegando