Buscar

FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA DO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
Getúlio Vargas governou o Brasil, continuamente, por 15 anos (de 1930 a 1945), marcando esse período na história brasileira pelas inúmeras transformações sociais e econômicas que ele fez no país. A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, e foi dividida em três momentos. Assinale a alternativa que corresponde a estes momentos:
I - Governo Provisório (1930 a 1934)
II - Governo Constitucional (1934 a 1937)
III - Governo Ditatorial ou Estado Novo (1937 a 1945)
IV – Governo Pós Monarquia ( 1900 – 1904)
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a alternativa I é correta
	
	B
	Somente a alternativa IV é correta
	
	C
	Somente as alternativas I, II, III são corretas
 
Você acertou!
Resposta: Rota de Aprendizagem aula 4 de Formação Sócio Histórica do Brasil slide p. 3
 
	
	D
	Somente as alternativas I e II são corretas
Questão 2/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
Durante os quinze anos da Era Vargas houve um grande investimento na industrialização no país, promovido pelo próprio Estado brasileiro. Uma descoberta importante ocorreu  impulsionando o espírito nacionalista e o investimento do Estado no controle da produção nacional de petróleo e na produção de organismos que permitiram ampliar a variedade de produtos agrícolas para exportação. Assinale a alternativa que corresponde a esta correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Em 1939, foi descoberta, na Bahia, a primeira jazida de petróleo do Brasil
Você acertou!
Resposta: Rota de Aprendizagem aula 4 de Formação Sócio Histórica do Brasil slide p. 5
	
	B
	Em 1899 revolução industrial inglesa
	
	C
	Descoberto ouro em Minas Gerais
	
	D
	Abolição da escravatura ampliando o investimento em serviços
Questão 3/5 - Formação Sócio Histórica no Brasil
Analise a imagem a seguir:
A imagem representa uma crítica à política do Café com Leite. Essa política se caracterizava pelo...
Nota: 20.0
	
	A
	revezamento na presidência entre os Estados de São Paulo e Minas.
Você acertou!
Comentário: Os estados com as maiores bancadas no Congresso, São Paulo e Minas Gerais, revezavam-se no poder através da chamada política do Café com leite. Essa expressão designa a permanente troca de apoio entre os governadores de estado e o presidente da República. (p. 75)
	
	B
	fortalecimento do federalismo e dos poderes nacionais.
	
	C
	enfrentamento político aos poderes locais pela presidência.
	
	D
	acordo entre todos os Estados na escolha do presidente.
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos. O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais, dada a maneira como abordavam o assunto, se dividiam entre racionalistas e empiristas. O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos” (Empirismo e Racionalismo. Ricardo Ernesto Rose. Disponível em: <http://www.consciencia.org/empirismo-e-racionalismo>. Acesso em 12 de julho de 2016). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa incorreta.
Nota: 20.0
	
	A
	Também chamado de racionalismo inatista, segundo o inatismo, os sentidos não são uma fonte confiável de conhecimento, sendo melhor confiar naquilo que a razão pode conhecer.
	
	B
	Segundo o empirismo, em oposição ao racionalismo inatista, o conhecimento é produzido a partir das experiências que realizamos por meio dos nossos órgãos dos sentidos.
	
	C
	Segundo o inatista Rene Descartes, nossas ideias são de três tipos: ideias adventícias, ideias fictícias e ideias inatas.
	
	D
	Aristóteles, discípulo de Platão e seu continuador, sistematizará o racionalismo inatista lançando as bases lógico-formais do racionalismo inatista.
Você acertou!
No campo epistemológico, duas correntes rivalizam sobre a origem do conhecimento: o racionalismo inatista e o racionalismo empirista. Para os primeiros, a origem do conhecimento está nas ideias, que são inatas. Já para o segundo grupo, a origem está nas experiências que realizamos por meio dos órgãos dos sentidos. Enquanto Platão faz parte do primeiro grupo, Aristóteles, apesar de ser discípulo de Platão, é um filósofo empirista.
 
Questão 5/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Faz alguns anos já, dei-me conta que admitira desde a infância muitas coisas falsas por verdadeiras e de quão duvidoso era o que depois sobre elas construí. Era preciso, portanto, que, uma vez na vida, fosse postas abaixo todas as coisas, todas as opiniões em que até então confiara, recomeçando dos primeiros fundamentos, se desejasse estabelecer algo firme e permanente nas ciências” (DESCARTES, Rene. Meditações sobre Filosofia Primeira. Campinas: Unicamp, 2008. p. 21). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Descartes era um filósofo cético e, por isso mesmo, passou a duvidar de tudo o que poderia ser apresentado como verdade.
	
	B
	Da mesma forma que Sócrates põe-se a investigar se ele era realmente o homem mais sábio da Grécia Antiga, também Descartes põe em dúvida tudo o que lhe fora ensinado como sendo verdadeiro.
Você acertou!
A dúvida é uma atitude filosófica característica de muitos filósofos, independente de sua filiação ontologia. Porém, a dúvida filosófica é uma atitude que não se encerra em si mesma, mas, nos provoca à busca pelo conhecimento. Não se trata de um duvidar por duvidar, mas de, a partir dela, iniciar um processo investigativo. Assim, para que Descartes chegasse ao “cogito, ergo sum”, foi necessário que ele iniciasse por um princípio de dúvida, até chegar, como ele mesmo define, a essa ideia clara e distinta de que, por concluir que penso, não posso negar minha existência. Da mesma forma Sócrates que, na Antiguidade, pôs-se a investigar a afirmação do oráculo, pois colocou-a em dúvida.
	
	C
	A dúvida metódica é um método criado por Descartes cujo principal objetivo é duvidar de tudo.
	
	D
	Ideias claras e distintas, segundo Descartes, são aquelas que, pela própria evidência das mesmas, não temos como submetê-las ao princípio da dúvida.

Continue navegando