Buscar

22 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem AVS

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem AVS
	1a Questão (Ref.: 201301061380)
	9a sem.: APRENDIZAGEM significativa
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Carla é uma professora da rede municipal de Macaé, município da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro, onde está sendo construído um importante polo petroquímico. Ao trabalhar sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente como um dos conteúdos curriculares, Carla preferiu levar os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental para conhecerem a proposta de uma empresa que ganhou vários prêmios pela qualidade da exploração dos seus recursos naturais sem prejudicar a natureza ou trazer impactos negativos ao meio ambiente. Para que a aprendizagem dos alunos de Carla seja realmente significativa, qual elemento precisa ser resgatado com os alunos durante o processo de aprendizagem? 
		
	
Resposta: Carla precisa resgatar a curiosidade dos alunos no processo de aprendizagem sobre a importância do estudo da preservação do meio ambiente. Assim, que aprendizagem dos alunos possa ser gratificante para que eles possam ter a consciência futuralmente sobre o assunto da preservação.
	
Gabarito: Toda aprendizagem significativa deve ser iniciada com os conhecimentos prévios que os alunos já têm sobre o tema e a partir dele, trazer novos conhecimentos científicos. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301061406)
	3a sem.: Piaget
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Luiza tem 4 anos de idade e estuda na educação infantil, seus pais trabalham o dia todo e ela fica no turno integral. Na hora do almoço a merendeira colocou o suco de Luiza em um copo de vidro, como não costuma usar copo de vidro, Luiza pediu para mudar o suco para um copo plástico. Na presença da menina, a merendeira virou o suco que estava no copo de vidro que era mais estreito em um copo de plástico mais largo. No mesmo instante Luiza ficou aborrecida e começou a chorar porque ela teria menos suco para beber. Considerando a teoria de Piaget, explique por que Luiza pensou que receberia menos suco, citando e explicando a característica de pensamento do período pré-operatório que foi utilizada. 
		
	
Resposta: Luiza não teria percebido que a quantidade de suco era o mesmo colocando o copo de vidro que era estreito que um copo de plástico. Pois, no período pré-operatório a criança ainda está começando aprender e a desenvolver mentalmente a noção do espaço físico dos objetos.
	
Gabarito: 
Como Luiza está na fase pré-operatória não conseguiu construir a função operatória de conservação do volume e em sua percepção, ao trocar os copos, ficou com menos suco, pois analisou apenas uma dimensão do recipiente e não a quantidade de líquido. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301636622)
	sem. N/A: Aula 01
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A partir dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem de Jean Piaget, analise as afirmativas abaixo:  
I. Piaget considera que a aprendizagem é o oposto do desenvolvimento. Ela é provocada por situações desafiadoras. Ela é provocada, em geral, como oposta ao que é espontâneo. 
II. O processo de aprendizagem relaciona-se ao contexto biológico. 
III. O desenvolvimento é visto pelo autor como um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. 
IV. Considera o desenvolvimento do conhecimento como um processo espontâneo, ligado ao processo global da embriogênese. 
Assinale a opção correta: 
		
	
	apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras. 
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	apenas as alternativas II e IV são verdadeiras. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301042657)
	4a sem.: Vygostky
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para atender às diferenças de aprendizagem, de interesse e de ritmo de uma classe de alunos de 11 a 12 anos, o professor de Matemática, que tem com base a teoria de Vygotsky, tem trabalhado com atividades em duplas e trios. Esse docente vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes em relação à construção dos conceitos fundamentais da Matemática e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, o professor planejou atividades como: 
I - resolução de situações-problema para aplicação dos conceitos que serão estudados; 
II - exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos a serem estudados; 
III - provas com pormenores dos conteúdos que são pré-requisitos para os estudos posteriores; 
IV - série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais. 
Contribuíram para o alcance da meta proposta: 
		
	
	II e III, apenas. 
	
	I e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas. 
	
	II e IV, apenas. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301183326)
	10a sem.: Aprendizagem Significativa
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	David Ausubel estudou acerca da aprendizagem significativa. Em sua concepção são necessárias três condições para que ocorra a aprendizagem significativa. Analise as afirmativas abaixo considerando essas condições e marque a resposta correta. 
		
	
	O material de estudo deve ser apresentado ao aluno de forma lenta para que ele possa organizar os processos de auto-aprendizagem.
	
	O conteúdo deve possuir conceitos e não precisa ser estruturado de forma lógica.
	
	O material instrucional não precisa conter, necessariamente, subsunçores, pois a relação entre eles e o novo conhecimento é totalmente arbitrária .
	
	O novo conteúdo deve ser apreendido de forma isolada para que não seja influenciado por aprendizagens realizadas anteriormente.
	
	Para que a aprendizagem significativa ocorra é necessário que haja a vontade do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento já existente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301042919)
	13a sem.: Transtornos de linguagem
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo: 
		
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301146847)
	1a sem.: Herediariedade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano. 
		
	
	Todos os comportamentoshumanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social. 
	
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores. 
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301042719)
	3a sem.: Estágios cognitivos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Rebeca é uma estagiária de Pedagogia que iniciou sua atividade de observação na creche com crianças de 3 anos de idade. Logo no primeiro dia, Rebeca percebeu que as crianças se comunicavam por algumas palavras, imitavam a atitude da professora e de outros colegas e, por fim, estavam profundamente interessadas em brincar com as fantasias do camarim. Estes comportamentos podem ser explicados pela vivência da criança num estágio do desenvolvimento que foi pesquisado por Jean Piaget. Qual estágio seria este? 
		
	
	Estágio lógico-formal, pois já conseguem abstrair comportamentos que ainda não tinham sido vivenciados.
	
	Estágio de acomodação, pois estão bastante acomodados numa atividade lúdica que durará anos na infância.
	
	Estágio Sensório-motor, pois já apresentam linguagem oral e representativa.
	
	Estágio senso-emocional, pois, nesta fase, o contato com o outro, via linguagem, é o mais interessante para o desenvolvimento da criança.
	
	Estágio pré-operatório, pois apresentam linguagem oral e atividade simbólica no brincar.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301039369)
	14a sem.: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Discalculia atinge parte da população em idade escolar e não é muito diagnosticada por ser confundida com o medo/dificuldade que as crianças têm em relação à matemática. Das alternativas abaixo, marque a única que diferencia o transtorno de aprendizagem Discalculia da dificuldade de aprendizagem de matemática. 
		
	
	A criança portadora de Discalculia teve prejuízos sérios na alfabetização por sempre apresentar um quadro de dislexia, desta forma, a escola não pode ser responsabilizada pelas dificuldades cognitivas encontradas. 
	
	Por ser uma criança com prejuízos cognitivos, o discalcúlico é menos inteligente e não consegue aprender operações básicas e cotidianas de matemática, como, por exemplo, as noções de tempo e espaço. 
	
	O Discalcúlico é um aluno que passou por muitas experiências malsucedidas de aprendizagem da matemática desde criança, por isso não consegue aprender os conceitos mais abstratos. 
	
	A criança com Discalculia nasce com uma predisposição genética e uma má formação em algumas áreas cerebrais que acarretam dificuldade nas operações, na classificação, na aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica. 
	
	Crianças com discalculia são provenientes de inserções culturais mais populares onde a utilização dos números e das operações matemáticas são restritas em função do pobre grau de alfabetização das pessoas. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301042350)
	6a sem.: Adolescência
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Lamentavelmente o uso e experimentação de drogas ilícitas ocorre com a maioria dos adolescentes, e quase todos eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica. Pensando nesse aspecto, quais as atitudes preventivas que a sociedade e as famílias podem tomar? 
		
	
	proibir os adolescentes de saírem com amigos que fumam ou que bebam impedirá o acesso às drogas.
	
	leis, diálogos em casa, informações a respeito das consequências ruins podem ajudar. 
	
	proibir a venda de cigarros ou bebidas alcoólicas.
	
	pais e filhos devem viver a experiência de experimentar juntos quanto ao cigarro e bebida alcoólica, pois se algo acontecer, eles estão, ali, para ampará-los.
	
	deixar os jovens experimentarem cigarros e bebidas alcoólicas vai ajudá-los a perceber as consequências negativas.

Continue navegando