Buscar

UTI 18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um homem, trabalhador da construção civil, com diagnóstico de pneumoconiose do tipo asbestose, caracterizada por fibrose pulmonar, foi encaminhado à fisioterapia com os seguintes resultados da prova de função pulmonar: redução da capacidade pulmonar total, da capacidade vital e da capacidade vital forçada (CVF), com relação VEF1/CVF% normal. Considerando as particularidades dessa doença, os padrões espirométricos e a atuação fisioterapêutica, avalie as afirmações a seguir. I. As partículas inaladas do asbesto (amianto) induzem a formação de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio que estimulam a produção de citocinas pelos macrófagos, induzindo alveolite com lesão de pneumócitos tipo I, proliferação de pneumócitos tipo II e de fibroblastos. II. A prova de função pulmonar do paciente reflete um padrão restritivo, sendo indicado um suporte de incremento dos volumes pulmonares por manobras e recursos reexpansivos fisioterapêuticos. III. De acordo com a prova de função pulmonar, é indicado um suporte de incremento do fluxo expiratório pulmonar por manobras e recursos fisioterapêuticos desobstrutivos. É correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
I e II apenas.
II e III apenas.
III, apenas.
João, 30 anos, sofreu um acidente automobilístico com traumatismo crânio encefálico grave, deu entrada na UTI em coma, com via aérea artificial e foi colocado em ventilação mecânica, sob sedação plena. Foi colhida uma primeira hemogasometria com o seguinte resultado: pH = 7,48; PO₂ = 98 ; PCO₂ = 28; HCO3 = 24; SO₂ = 96%. Com esse resultado, o fisioterapeuta fez ajustes na ventilação mecânica e após 40 minutos, a HGA foi repetida e apresentou como resultado: pH = 7,44; PO₂ = 97; PCO₂ = 36; HCO3 = 24; SO₂ = 96%. Provavelmente, os ajustes feitos pelo fisioterapeuta foram:
Diminuiu a frequência respiratória e aumentou o volume corrente.
Aumentou a frequência respiratória e/ou o volume corrente
Aumentou a PEEP e/ou a FiO₂;
Diminuiu a frequência respiratória e/ou o volume corrente;
Diminuiu a PEEP e/ou a FiO₂;
Qual é a condição mais importante para um paciente ser submetido ao processo de desmame da Ventilação Mecânica de forma protocolada?
Pacientes com mais de 96 hrs de VM
Resolução da causa primária da intubação
Pacientes com mais de 24 hrs de VM
Nenhuma esta correta
Pacientes com mais de 48hrs de VM
Sabe-se que a ventilação e a perfusão pulmonar não acontecem de forma igualitária em todas as zonas pulmonares e que a relação entre a ventilação e a perfusão é um importante determinante das condições ventilatórias e perfusionais. Baseado no que foi lecionado sobre ventilação e perfusão, marque a alternativa incorreta.
A relação ventilação/perfusão é maior no ápic
A relação ventilação/perfusão é maior na base.
A ventilação no ápice é maior que a perfusão no ápice.
A perfusão na base é maior que a ventilação na base
A ventilação na base é maior que a ventilação no ápice

Outros materiais