Buscar

ECONOMIA E MERCADOEconomia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECONOMIA E MERCADO 1
Economia – é a ciência social que estuda a maneira como os bens e serviços, que satisfazem as necessidades do homem, são produzidos, distribuídos e consumidos.
A economia geral pode ser dividida em duas áreas de estudo: microeconomia e macroeconomia.
Microeconomia – trata dos problemas do indivíduo, da firma, da indústria. Ex: número de operários de uma fábrica, a organização de uma empresa, etc.
Macroeconomia – Considera o todo, a economia da nação em geral. É o estudo dos agregados globais. Ex: a dívida pública, o desemprego total no país, etc.
Economia Política – é a ciência das leis que regem a produção e o intercâmbio e a distribuição dos meios materiais necessários a vida na sociedade humana. É uma ciência social que estuda as relações entre os homens no processo de produção de bens vitais. A produção de bens materiais é a base da vida da sociedade. Marx e Engels assinalavam que o primeiro fato histórico era a produção de meios indispensáveis a satisfação das demandas dos homens.
A produção social compreende o processo de interação do homem com a natureza que é o processo de trabalho, que ocorre sempre de forma social.
O processo de trabalho implica em : o trabalho do homem, o objeto de trabalho e os meios de trabalho. Esse processo é consciente, orientado para um fim concreto, com a ajuda da qual estes modificam os objetos da natureza exterior e os adaptam para satisfazer suas próprias necessidades. Ao exercer sua ação sobre a natureza exterior e ao modifica-la, os homens modificam também sua própria natureza, aperfeiçoando suas aptidões para o trabalho, enriquecem seus conhecimentos e ampliam as possibilidades de aplicação daqueles mesmos conhecimentos.
A matéria da natureza sobre a qual o exerce a ação no processo de trabalho, é o objeto de trabalho. O objeto de trabalho que tenha experimentado a ação do primeiro contato do trabalho humano e seja encaminhado para uma maior transformação, chama-se matéria-prima. Tenhamos presente, no entanto, que nem todo objeto de trabalho é matéria-prima, enquanto toda matéria-prima é objeto de trabalho.
Os meios de trabalho são aqueles empregados pelo homem para exercer sua ação sobre o objeto de trabalho. Pertencem ao conceito de meios de trabalho, todas as condições materiais de trabalho, sem as quais este não pode efetuar-se. Condição geral para que se realize o trabalho é a terra, são também condições materiais de trabalho: as oficinas e fábricas, edifícios de produção, as vias de comunicação, os canais de irrigação etc.
Os meios de trabalho e os objetos de trabalho, constituem em conjunto, os meios de produção. Os meios de produção e o trabalho do homem se condicionam mutuamente. Os instrumentos de trabalho, elemento imprescindível de todo o processo de trabalho, são sempre produtos de trabalhos anteriores.
A fim de orientarmos no sistema de relações sociais que surgem no processo de produção, é preciso apreender, entre elas, aquela relação fundamental que define o caráter de toda a complicada rede de relações entre os homens. Essa relação fundamental é a que se estabelece com base na posse dos meios de produção. 
As forças produtivas sociais e as relações de produção delas derivadas e cujo “centro de organização” é uma determinada espécie de propriedade dos meios de produção constituem um conjunto a que damos o nome de modo de produção. Podemos distinguir cinco modos de produção (fundamentais), os quais de maneira geral (sem precisão), coincidem com certos períodos da historia humana.
O primeiro é o COMUNIDADE PRIMITIVA, em que a maioria dos meios de produção, sobretudo a terra, constitui uma propriedade social.
O segundo é o ESCRAVISMO, em que tanto os meios de produção como os homens que neles atuam, são propriedade de outros homens, os proprietários de escravos. 
O terceiro é o FEUDALISMO, a terra é parte propriedade privada parte do Estado.
O quarto é o CAPITALISMO onde a produção é destinada a troca, os meios de produção pertencem a certa parte da sociedade, os capitalistas.
O quinto modo de produção é o SOCIALISMO. Os meios de produção são propriedade social, propriedade de toda a sociedade.
Custo de produção- custo dos fatores de produção
Divisão do Trabalho – considerado um dos princípios fundamentais da organização racional do trabalho. O trabalho dividido resulta em maior e melhor produção.
Concentração das Empresas – principalmente a localização das empresas visando as facilidades na obtenção das matérias-primas e da força do trabalho, isto é, mão-de-obra
Produtividade ou Rendimento – considerado um índice que revela o grau de aproveitamento integral dos fatores de produção disponível. 
Maximização do Lucro
A empresa desejando maximizar seus lucros, escolherá o nível de produção para o qual a diferença positiva entre RT e CT seja maior possível (máxima). LT – lucro total RT – receita total CT – Custo total

Continue navegando