Buscar

PSICOPATOLOGIA I SIMULADO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	
	 1a Questão (Ref.: 201503731700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um estagiário de psicologia começa seu estágio no Pinel observando os vários setores do hospital. Ele impressiona-se com o fato do médico de plantão (responsável pela triagem) entrevistar os pacientes, mesmo quando estes são trazidos pelo corpo de bombeiros e se encontram contidos numa camisa de força. Na supervisão semanal, pergunta se não seria possível evitar essa situação, entrevistando o acompanhante e deixando para travar contato com o paciente depois que ele fosse medicado e estivesse mais calmo. A partir de seu conhecimento sobre as etapas e o modo de condução de uma entrevista psicopatológica assinale a resposta mais correta para essa pergunta:
		
	
	e) Tanto faz, isso não faz diferença.
	
	b) Não, eu preciso que a própria pessoa me conte sua história, pois os acompanhantes nunca são confiáveis.
	
	a) Sim, é mais prudente entrevistar primeiro a família. Mas quando chegam apenas com os bombeiros, não tenho como fazer isso.
	 
	c) Não tenho como indicar um medicamento para alguém sem realizar seu exame psíquico, ainda que as condições não sejam as melhores. Entrevistar acompanhantes é importante, mas examinar o paciente é fundamental.
	
	d) Sim, a camisa de força inibe o paciente. Prefiro examiná-los no leito, mais calmos e depois de medicados, mas nem sempre tenho tempo para fazer isso.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503241012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: Pedro, um jovem de 28 anos, chega para uma consulta em seu consultório relatando ter fortes variações de humor que vão desde a depressão extrema até a euforia desenfreada durante a qual faz coisas das quais se arrepende depois.
		
	 
	Transtorno bipolar
	
	Distimia
	
	Fobia Específica
	
	Esquizofrenia
	
	Depressão
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503240971)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de afrouxamento das associações. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	 
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
	
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
	
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
	 
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
	
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503240930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como obnublação.
		
	 
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
	
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.
	
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503240926)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca o princípio do prazer. Indique, dentre as opções abaixo, as características deste princípio.
		
	 
	O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
	
	No sistema inconsciente não há lugar para negação ou dúvida, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
	 
	No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder apropriar-se da energia de várias outras idéias.

Outros materiais