Buscar

TG ESTUDOS DISCIPLINARES IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
ESTUDOS DISCIPLINARES IV
ANA ELISA PINTO DOS SANTOS
R.A 1721319
UNIP EAD - TAUBATÉ
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
O objetivo do trabalho é incluir a educação ambiental nos baixos níveis escolares. Para falarmos de Educação Ambiental é preciso compreender a ética ambiental, ou seja, normas, leis, desafios e estilo de vida.
Quando citamos a palavra ambiental, logo pensamos em desafio, pois a dificuldade em conscientizar os indivíduos da dimensão do problema causado no meio ambiente é bem complexo e desafiador.
O maior desafio é levar a educação sustentável nas regiões carentes e de difícil acesso ás informações, onde a palavra Reduzir, Reutilizar e Reciclar é quase impossível de se ver em prática, pois pouco se tem para consumir e muito menos para reduzir ou reutilizar.
De alguns anos pra cá vemos a Sustentabilidade em toda parte, se tornou um estilo de vida, uma rotina, prática diária nas grandes cidades, dentro de escolas, universidades, empresas, entre outros.
Os indivíduos precisam adotar um padrão de consumo aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. Precisam entender que desenvolvimento sustentável é muito mais que preservação da natureza. É satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer as gerações futuras.
Já existem algumas formas viáveis e práticas de se construir uma sociedade sustentável dentro das escolas. Porém a prática e disciplinas da maioria dos alunos ficam apenas do portão pra dentro e quando chegam em casa a rotina é bem diferente.
Acredito que a melhor formo de ensinar a reduzir, reutilizar e reciclar é incluindo no histórico escolar do aluno. Assim como a Língua Portuguesa e Matemática, as medidas sustentáveis incluídas no conteúdo acadêmico melhora o desenvolvimento, aprendizado e a conscientização desde cedo.
O aluno além da prática ele ainda terá os conteúdos acadêmicos sendo avaliado toda semana. 
Com tanta tecnologia e inovação, esquecemos de cuidar do ambiente em que vivemos, estamos mais preocupados em nos manter conectados. 
Precisamos mostrar aos nossos alunos que a sustentabilidade só depende de nós e que a tecnologia não tem a capacidade de salvar nosso planeta das catástrofes.
Manter um estilo de vida sustentável é possível em qualquer lugar, mas precisamos começar com as crianças que serão os adultos do futuro.

Continue navegando