Buscar

Psicopatologia avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201502227762 V.1 
	
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 02/11/2017 19:22:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502847655)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jonas está com 17 anos, estuda num colégio próximo a sua casa mas vem enfrentando um sério problema. Não tem mais coragem de pegar ônibus, não sabe direito informar quando isso começou, mas só de chegar perto da porta, começa a tremer, suar frio e fica paralizado, com o coração saindo pela boca. Sempre achou os motoristas muito imprudentes e preferia andar de bicicleta, a pé, ou de taxi. Os pais não perceberam o problema de imediato, mas a verdade é que Jonas vinha saindo pouco de casa nos últimos tempos, evitando programas onde precisava se deslocar para longe de casa e gastando muito dinheiro com taxis. O rapaz resolveu pedir ajuda pois está prestando vestibular para engenharia e seu sonho é estudar na UFRJ, UERJ ou UFF. Sua família mora em Jacarepaguá e Jonas sabe que não terá condição de cursar a faculdade se não conseguir superar esse problema. Que diagnóstico abaixo melhor se encaixa nesse caso?
		
	
	d) Transtorno Obsessivo Compulsivo
	
	c) Transtorno de Pânico
	 
	a) Trantorno Fóbico Específico
	
	e) Transtorno de Ansiedade Generalizada
	
	b) Transtorno de Personalidade Anancástica
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502356275)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da descrição abaixo identifique o tipo de delírio que está ocorrendo com o paciente: O indivíduo acredita que está sendo perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, por complôs, máfias, pelos vizinhos, pela polícia, pelos pais, esposa ou marido que estão querendo mata-lo.
		
	
	Delírio de grandeza
	
	Delírio de relação
	
	Delírio de referência
	 
	Delírio de perseguição
	
	Delírio de influência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502817748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Eu tenho, por um momento, perdas de vontade tais que eu sou como um trapo, com crises de terror, não reagindo mais. Tenho a impressão de que já não sou o mesmo, de que podem ler meus pensamentos, que minha pessoa não está em mim¿. A alternativa que corresponde ao distúrbio psicopatológico acima descrito é:
		
	 
	despersonalização no processo esquizofrênico;
	
	síndrome negativa de Cottard.
	
	angústia hipocondríaca com obsessões;
	
	experiência estuporosa do catatônico;
	
	vivência melancólica da demência;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502356227)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A forma do pensamento, que é a sua estrutura básica, a sua arquitetura, preenchida pelos mais diversos conteúdos e interesses do indivíduo, pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um quadro de fuga de idéias. Que tipo de quadro de alteração da forma do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	O pensamento passa a extraviar-se de seu curso normal tomando atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios e retornando eventualmente ao seu curso normal.
	 
	O pensamento passa a não seguir uma sequência lógica e bem organizada, os juízos não se articulam de forma coerente uns com os outros.
	
	Profunda e radical perda dos enlaces associativos, total perda da coerência do pensamento.
	
	As associações, embora ainda apresentem uma concatenação lógica, parecem mais livres, não tem bem articuladas.
	 
	Alteração da estrutura do pensamento secundária a uma acentuada aceleração do pensamento, na qual uma idéia se segue à outra de forma extremamente rápida, perturbando as associações lógicas entre juízos e conceitos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502846969)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um rapaz dá entrada na emergência do Hospital Lourenço Jorge, após um grave acidente de trânsito, com fratura exposta nas duas pernas, ferimentos diversos e desacordado. Depois de uma cirurgia de horas, vai para um boxe na UTI, já fora de perigo. Seus pais finalmente conseguem vê-lo, por alguns minutos. Depois vão procurar o médico e, muito ansiosa, a mãe lhe diz: - Doutor, nosso filho acordou falando coisas estranhas, sem sentido, sobre compras no supermercado, está muito agitado, não responde nossas perguntas. Será que já sabe que a namorada faleceu no acidente? Será que está se sentindo culpado? Pode estar enlouquecendo com um trauma dessa gravidade? O médico acalma a senhora, dizendo que o estado de loucura aparente de seu filho provavelmente é passageiro. E que ainda não é hora de conversar sobre a morte da namorada, primeiro é preciso esperar que recupere a lucidez. Assinale o termo apropriado para nomear a alteração apresentada pelo rapaz:
		
	
	d) Distração
	
	c) Desorientação Apática
	
	E) Alucinação
	
	a) Dissociação
	 
	b) Delirium ou Confusão Mental

Continue navegando