Buscar

DPQ I Rocha fosfática

Prévia do material em texto

Processo a ser desenvolvido
O trabalho será desenvolvido em três frentes principais:
 1) Simulação computacional;
 2) Fabricação e montagem do protótipo diferentes diâmetros de underflow
3) Análise de resultados experimentais em contraste com obtidos em simulação.
Problema a ser sanado
O material utilizado neste trabalho foi a rocha fosfática, uma matéria-prima essencial na indústria de fertilizantes fosfatados 
Objetivo
Levantar dados a respeito da deslamagem de uma amostra do minério caracterizada como Rocha fosfática, em hidrociclone de diferentes diametros, 
O objetivo final é obter a configuração (diametro, vazão, velocidade do líquido, etc) mais eficiente em termos de separação sólido-líquido. Além disso, projetar protótipo para realizar ensaios de separação para comparar com os resultados em simulação.
Justificativas
A produção de concentrado ultrafino corresponde a cerca de 15% da produção global da unidade de Catalão da Vale Fertilizantes, sendo que este produto vem sendo buscado cada vez mais pelo mercado de fertilizantes, com isso torna-se necessária a caracterização tecnológica deste material, focando na otimização do circuito através da previsibilidade da alimentação do mesmo e buscando o aumento de produção. (BORGES, 2014)
A caracterização tecnológica de minérios é uma etapa fundamental para o máximo aproveitamento de um recurso mineral. É um ramo especializado aplicado ao beneficiamento de minérios que estuda aspectos específicos da mineralogia dos minérios e as informações obtidas são utilizadas para desenvolvimento e otimização de processos. (BORGES, 2014)
Proposição do plano de pesquisa
Técnica de picnometria a Hélio (densidade real da rocha)
Estimativas de custos de material e demandas
Tabela 7. Estimativas de custos de material e demanda.
	Equipamentos/
Materiais
	Quantidade
	Valor unitário ($)
	Valor total ($)
	Fornecedor
	Tanque
	1
	
	
	
	
	
	TOTAL
	
	
Fonte: Elaborada pelo próprio autor.
*Equipamentos/materiais disponíveis no laboratório e/ou doados.
7. Referências Bibliográficas 
BORGES, J. P. CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO MINÉRIO DE FOSFATO ULTRAFINO DE CATALÃO. 2014. 37 p. Monografia apresentada ao curso de pós-graduação em Tratamento de Minérios da Universidade Federal de Goiás - UFG, Catalão- Góias, 2014. Disponível em: https://cetm_engminas.catalao.ufg.br/up/596/o/Jana%C3%ADna_Paula_Borges.pdf . Acesso em: 11 abr. 2017.
NICOLI, T. A. Proposição de uma nova sistemática de disposição dos rejeitos magnéticos provenientes do beneficiamento da rocha fosfática na Mina Chapadão, Catalão, GO. 2014. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014. Disponível em:http://www.nugeo.ufop.br/uploads/nugeo_2014/teses/arquivos/dissertacao-proposicaosistematicadisposicao.pdf. Acesso em: 11 abr. 2017.

Continue navegando