Buscar

Teoria política

Prévia do material em texto

Teoria política
1) A democracia que conhecemos atualmente é muito diferente daquela vivida em outros momentos históricos. Na atualidade, ela é classificada em democracia direta, semidireta e representativa.
Com relação á democracia semidireta, qual das alternativas a seguir corresponde ao instituto que tem suas raízes na Roma Antiga e que atualmente é utilizado para que conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo?
A) Plebiscito.
Feedback: pg. 26- O plebiscito é um instituto que tem suas raízes na Roma Antiga e tem sido bastante utilizado modernamente, às vezes para obter previamente a opinião do povo sobre uma futura iniciativa legislativa em cogitação. Outras vezes o plebiscito tem sido utilizado para que se conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo.
2) Assinale a alternativa INCORRETA no que concerne ás ideias de Rousseau nas suas obras Do Contrato Social e Emílio: ²
E) Para este autor o Estado e o resultado de uma associação de membros que obedecem a um monarca absolutista porem esclarecido e justo 
Feedback: pg. 65- Para Rousseau, o Estado é resultado de uma associação de membros que conservam sua participação ativa e que obedecem somente às leis que a própria sociedade criou. O governo é subordinado ao povo e o poder será exercido pelos membros da sociedade. A participação política do povo deve ser direta.
3) Assinale a alternativa que define a noção de pacto social de Thomas Hobbes:³
E) É uma obrigação que os homens ao ingressar na vida social de obedecerem as leis e os pactos que foram feitos
Feedback0 pg. 49: Por isso é que, para Hobbes, o ingresso na vida social é fruto de um pacto e a natureza desse pacto é a limitação do direito natural que o Homem possuía até então. O direito natural ilimitado que o ser humano possuía quando vivia no estado de natureza deixa de existir quando o Homem vive em sociedade. Nesta, ele possui regras de conduta a serem cumpridas porque, sem elas, voltaria ao estado de natureza. A vida em sociedade é, portanto, fruto de um pacto social, de um acordo entre todos os homens que vão viver juntos no mesmo espaço territorial e submetidos às mesmas regras
4) A concepção do homem em estado de natureza é bastante controversa. Estabeleça a correspondência entre a definição e seu autor: ³
	1. Thomas Hobbes 
	( )
	O homem natural é o bom selvagem, e a apropriação de conhecimento por alguns e não por todos leva a sociedade a divisão do trabalho e a submissão de uns por outros.
	2. John Locke
	( )
	O homem natural é o lobo do homem, de modo que pela autopreservação poderá usar seu poder como quiser.
	3. Jean Jacques Rousseau
	( )
	O estado de natureza é uma situação de paz, concórdia e harmonia, antes do surgimento da sociedade e do Estado.
Assinale a alternativa que estabeleça a devida correspondência entre autor e conceito:
A) 3-1-2
5) Considerando o que você aprendeu sobre Maquiavel, assinale a alternativa correta: ³
D) Autor de O Príncipe, obra dedicada a Lorenzo de Medici, em que define a virtú e a capacidade como qualidade para a ação política
Feedback: pag. 41/42- Escreveu o livro O Príncipe, em 1513, e dedicou a obra a Lorenzo, filho de Piero de Médici, muito provavelmente com a intenção de agradar os governantes da época e, por certo, beneficiarse disso para ter acesso a cargos mais importantes. Para Maquiavel, a sorte ou destino são associados ao feminino e ao desígnio divino e a virtú está associada com a capacidade, qualidade e empreendimentos que determinam o encaminhamento da sociedade, ou seja, à ação política.
6) O início do processo de globalização foi imediatamente sentido no Brasil. Assinale a alternativa que não represente uma de suas consequências:²
B) Efetivação dos direitos sociais, com imediata melhoria, principalmente no sistema público de saúde e educação.
7) Assinale a alternativa que apresente algumas das características essenciais da República:³
D) Temporariedade- eletividade- responsabilidade
• Temporariedade – os governantes são eleitos por um determinado período de tempo, denominado mandato. 
• Eletividade – O chefe do governo é eleito pelo povo, sem qualquer chance de hereditariedade ou alguma outra forma que suplante a escolha pelo povo. 
• Responsabilidade – o chefe de governo é responsável por seus atos, seja no âmbito político, seja no âmbito econômico. 
Essas características são essenciais para garantir que o governo republicano seja confiável no sentido de colocar sempre em primeiro lugar o interesse público.
8) Assinale a alternativa que represente a definição de república: ²
A) É tudo o que é próprio de uma sociedade, que seja de seu interesse, do interesse público
Feedback pg. 27- A palavra república tem origem no latim e significa “aquilo que pertence ao povo”. Em sentido lato, significa exatamente “coisa (res) pública”. O sentido mais completo, portanto, é “tudo o que é próprio da sociedade, que interessa a ela”, ou ainda, “interesse público”.
A república é a forma de governo típica da coletividade, em que o poder e o exercício da soberania são atribuídos não mais a uma pessoa física, mas ao povo.
9) Tivemos Estado de Bem Estar Social em nosso país?²
D) Sim, pois aderimos ao neoliberalismo, que garante a presença de um Estado forte e protetor.
feedback quest. II, 10-Comentário: a partir das pressões das massas de trabalhadores, da Igreja e da necessidade de manter o mercado econômico em equilíbrio, adota nova postura de tratamento das questões de cunho social. Assim, surge o Estado do bem-estar social, que a rigor é aquele que tem o papel de garantir o acesso da população a um mínimo de segurança social, o que significa renda, alimentação, saúde, habitação, assegurados ao cidadão não como uma forma de caridade, mas como direitos políticos, previstos na Constituição Federal, lei máxima do país.
10) " A vida útil dos produtos disponibilizados no mercado diminuiu muito porque o desejo é sempre por novidades. Um produto tem tempo muito curto para ser pesquisado, desenvolvido, fabricado, colocado no mercado e retornar o maior lucro possível porque em poucos anos, e às vezes, poucos meses, eles será substituído por outro que atrairá o desejo dos consumidores".
Considerando o contexto do mundo globalizado o parágrafo acima trata especificamente do (a):
C) Expansão do mercado
11) Sobre os debates a respeito da democracia, podemos afirmar o que segue:
I- O próprio termo democracia é um conceito em construção, que não encontra consenso entre os estudiosos.
II- Numa sociedade democrática os conflitos de interesses são considerados legítimos e, portanto, são reconhecidos como direitos.
III- Os conflitos de interesse só existem em regimes em que o governo não prioriza o interesse público, como e o caso das oligarquias.
IV- Numa democracia as ideias contrarias são firmemente rejeitadas para que o regime não seja exposto a risco e a perda de direitos conquistados.
Estão corretas as afirmativas: 
B) II e IV
I-Não há consenso entre os estudiosos sobre uma concepção única e definitiva para o conceito.
II- a democracia é a única sociedade e o único regime político que considera o conflito legítimo, uma vez que não só trabalha politicamente os conflitos de necessidades e de interesses, como procura instituílos como direitos e, como tais, exige que sejam reconhecidos e respeitados.
12) Nasceu no chamado " Século das Luzes". Era muito pobre e foi um autoditada até tornar-se um importante filósofo, autor de obras como Emílio e Do Contrato Social. Acreditava que o homem selvagem era mais livre, independente e feliz.
Estas notas biográficas referem- se a: ²
E) Jean Jacques Rousseau.
Feedback pg.7: Rousseau se destacou por ser autodidata .Porém, antes de ser reconhecido como um intelectual importante, ele teve problemas com a publicação de duas de suas obras mais importantes: Emilio e Do Contrato Social. Foram obras condenadaspelas autoridades de Paris e de Genebra, e isso o obrigou se refugiarse em um território prussiano na Suíça. Para Rousseau, o homem selvagem, não civilizado, que vivia no estado de natureza, era mais livre e feliz porque era capaz de garantir sua subsistência com plena independência e de satisfazer seus desejos naturais com maior facilidade
13) Considerando as reflexões de Aristóteles sobre a vida social, considere as seguintes afirmativas: ²
I- Para este pensador, o todo existe antes da parte, ou seja, os indivíduos devem entender que são parte integrante de um todo maior, o Estado, e que não se bastam a si próprios.
II- Para Aristóteles o eixo do indivíduo é primeiramente a família, a privacidade doméstica, como célula fundamental da sociedade.
III- O homem só pode realizar plenamente seu potencial vivendo em sociedade.
IV- A sociedade representaria para Aristóteles principalmente um ponto de apoio, de socorro ao homem em suas necessidades, enquanto a vida doméstica é onde ele encontra o bem e a própria felicidade. 
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II.
B) II e IV
C) I e III. acho 
D) I, II e III
E) II, III e IV.
pg. 14/15
14) Doutrina contrária aos pressupostos da democracia liberal. A origem de todo direito é povo e Estado é considerado uma emanação direta do próprio povo. O povo é conduzido e guiado pelo governante e este, se encontra a serviço da comunidade. Assim, o indivíduo não tem esfera de liberdade individual que deva ser respeitada pelo Estado, porque seus direitos são como membro de uma comunidade.
Esta é definição da seguinte doutrina: ³
E) Nacional- socialista.
Feedback- pg. 79 A doutrina nacionalsocialista adotada na Alemanha e com variação no fascismo italiano é contrária aos pressupostos da democracia liberal. A origem de todo o direito é o povo e o Estado é considerado uma emanação direta dele. O povo é conduzido e guiado pelo governo, e este se encontra a serviço da comunidade. O indivíduo não tem esfera de liberdade individual que deva ser respeitada pelo Estado, porque seus direitos são como membro de uma comunidade.
15) Como é denominada a forma de governo em que o individuo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação?
B) Monarquia
 
Monarquia é uma forma de governo em que um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação, e “é totalmente separado de todos os outros membros do Estado”. A pessoa que encabeça uma monarquia é chamada de monarca.Não há definição consensual de monarquia.
16) Assinale a alternativa que explique o que acontece durante a Revolução Inglesa, de 1640 a 1688: ²
B) A monarquia absolutista de Carlos I foi substituída pela monarquia constitucional de Guilherme de Orange, apoiado pelos liberais.
17) O início do processo de globalização foi imediatamente sentido no Brasil. Assinale alternativa que não represente uma de suas consequências: ²
B) Efetivação dos direitos sociais com imediata melhoria, principalmente no sistema público de saúde e educação. 
pg. 92- embora a Constituição Federal brasileira tenha um extenso rol de direitos sociais previstos para serem disponibilizados pelo Estado para os cidadãos, a realidade social brasileira ainda é bastante precária na efetividade desses direitos.
18) Sistema sócio- histórico e econômico que defende a liberdade do indivíduo em todos os aspectos, em especial, na defesa da propriedade privada, do livre mercado, da mínima intervenção do Estado na vida dos cidadãos e, da igualdade entre eles.
O texto acima define qual conceito?
B) Liberalismo
pg 59. Liberalismo, tema sobre o qual falaremos melhor mais adiante, pode ser caracterizado, sinteticamente, como um sistema sociopolítico e econômico que defende a liberdade do indivíduo em todos os aspectos, em especial, na defesa da propriedade privada, do livre mercado, da mínima intervenção do Estado na vida dos cidadãos e da igualdade entre eles.
19) De que trata a obra Do Espírito das Leis de Mosteguieu?
A) Nela é concebida a teoria de separação dos poderes como um sistema em que se conjugam um legislativo, um executivo e um judiciário funcionando harmônica e independentemente.
pg. 67- com Montesquieu, a teoria da separação de poderes já é concebida como um sistema em que se conjugam um Legislativo, um Executivo e um Judiciário, harmônicos e independentes entre si, tomando, praticamente, a configuração que iria aparecer na maioria das constituições.
20) Aristóteles propôs uma classificação para o exercício do poder. Faça a correspondência da primeira coluna com a segunda:
	1. Monarquia
	( )
	Exercício do poder por uma só pessoa no interesse próprio
	2. Aristocracia
	( )
	Exercício do poder por alguns nos interesse próprio
	3. República
	( )
	Exercício do poder por alguns no interesse de todos
	4. Tirania
	( )
	Exercício do poder pela maioria no interesse de todos 
	5. Oligarquia 
	( )
	Exercício do poder pela maioria no interesse próprio
	6. Democracia
	( )
	Exercício do poder por uma só pessoa no interesse de todos 
Assinale a alternativa que estabeleça a relação correta :
D) 4-5-2-3-6-1
Feedback- pg. 16 - Então, para Aristóteles: 
• Exercício do poder por uma só pessoa no interesse de todos: monarquia. 
• Exercício do poder por alguns no interesse de todos: aristocracia.
 • Exercício do poder pela maioria no interesse de todos: república. 
• Exercício do poder por uma só pessoa no interesse próprio: tirania.
 • Exercício do poder por alguns no interesse próprio: oligarquia.
 • Exercício do poder pela maioria no interesse próprio: democracia.
21) Maquiavel preocupava-se com as formas de expansão do Estado, considerando que na época não havia Estados Nacionais, de modo que a anexação de novos princípios era uma forma importante de expansão dos domínios do governante. Ele define quatro formas possíveis de conquista. Assinale a alternativa que a forma corresponda a sua definição: ²
A) Virtú: conquista com as próprias armas do príncipe, que afirma suas qualidades pessoais e seu valor.
pg. 44/45- Para ele, os principados novos podem ser conquistados por quatro formas: pela virtú e com as próprias armas, quando o príncipe afirma suas qualidades pessoais e seu valor; pela fortuna (sorte) e com as armas alheias, quando o príncipe chega ao poder por acaso; pelo crime, quando o príncipe alcança o poder com o uso de grande violência, desrespeitando as leis humanas e divinas e pelo consentimento, quando um cidadão tornase príncipe com o consentimento de seus conterrâneos.
22) Sobre os debates a respeito da democracia, podemos afirmar o que segue:
I- O próprio termo democracia é um conceito em construção, que não encontra consenso entre os estudiosos.
II- Numa sociedade democrática os conflitos de interesse são considerados legítimos e, portanto, são reconhecidos como direitos.
III- Os conflitos de interesse só existem em regimes em que o governo não prioriza o interesse público, como é o caso das oligarquias.
IV- Numa democracia as ideias contrárias são firmemente rejeitadas para que o regime não seja exposto a riscos e a perda de direitos conquistados.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II.
23) A Revolução Francesa, em 1798, foi a última grande revolução liberal. Várias foram as causas de sua deflagração. Analise as alternativas e assinale aquela que apresente uma causa INCORRETA: ( pg 71/72)
C) A influência do ideário de pensadores do iluminismo, como Nicolau Maquiavel, que pregavam as virtudes do príncipe como base de um bom governo, que agradasse à aristocracia, à Igreja e ao povo.
24) Para John Locke qual é o principal objetivo da união dos homens na sociedade civil, com uma consequente submissão aos governos?
C) Utilizar de uma forma pacífica e segura a propriedade, porque ela é a exteriorização da personalidade humana por meio do trabalho.
pg.60- O contrato social para Locke dá ensejo à formação da sociedade civil, queele denomina também de sociedade política. O objetivo principal da união de homens na sociedade civil e de sua submissão a governos é utilizar, de forma pacífica e segura, da propriedade, porque ela é a exteriorização da personalidade humana por meio do trabalho. Não custa repetir que, para Locke, o direito mais essencial e natural do Homem é o direito de propriedade. Para ele a propriedade vem antes do Estado e é um direito natural do indivíduo.
25) Nos séculos XVII e XIX a Europa Ocidental foi palco de várias revoluções, denominadas de Revoluções Burguesas, que tinham como principal características:
A) A defesa da ideia de propriedade, cujo direito inalienável podia assegurar os interesses burgueses e as próprias bases do capitalismo.
26) Com relação à democracia, assinale a alternativa correta:
E) No Brasil temos ima democracia semidireta, com a manifestação popular restrita à eleição de seus representantes no poder legislativo e executivo, porém temos possibilidade de decidir algumas questões por meio de referendo ou plebiscito.
pg. 26- A democracia semidireta tem características semelhantes à democracia que vivemos no Brasil na atualidade. Nela, o povo se manifesta pelo voto direto para todos os cargos do Legislativo, do Executivo e também por instrumentos criados pela lei para opinar em situações específicas.
Discursivas
1) A palavra República está presente no nome do Brasil. portanto, compreender o conceito e o sentido de Republica e fundamental. Assim escreva o significado da palavra " República".
Tem origem no latim e significa “aquilo que pertence ao povo”. Em sentido lato, significa exatamente “coisa (res) pública”. O sentido mais completo, portanto, é “tudo o que é próprio da sociedade, que interessa a ela”, ou ainda, “interesse público”.
2 ) A democracia do Brasil é semidireta porque, além de elegermos nossos representantes nos congressos de deputados e senado dispomos de instrumentos legais como o referendum e o plebiscito para consultar a população com relação a algum assunto de interesse público. Qual é a diferença entre referendum e plebiscito? ³
O referendum consiste na consulta à opinião pública para a introdução de uma emenda constitucional ou mesmo de uma lei ordinária, quando esta afeta um interesse público relevante, já O plebiscito tem sido utilizado para que se conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo.
4) Em sua obra " Do Espírito das Leis", aparecida em 1748, Montesquieu afirma a existência de funções intrinsecamente diversas e inconfundíveis, mesmo quando confiadas a um só órgão.
O que Montesquieu propõe com a separação dos poderes?
Que cada um exerça uma atividade com independência em relação aos outros. Assim, Legislativo, Executivo e Judiciário devem coexistir, porém, cada qual com funções específicas e independentes.
5) O século XVII, período em que Locke nasceu e viveu a maior parte de sua vida, foi marcada pela luta entre a Coroa e o Parlamento na Inglaterra. A coroa era controlada pela dinastia Stuart e defensora do absolutismo, e o Parlamento era partidário do liberalismo.
Nesse sentido, escreva sobre o liberalismo.
É um sistema sociopolítico e econômico que defende a liberdade do indivíduo em todos os aspectos, em especial, na defesa da propriedade privada, do livre mercado, da mínima intervenção do Estado na vida dos cidadãos e da igualdade entre eles.
6) Disserte sobre o significado da palavra república.
República é uma ideia que se sustenta na coletividade, na expressão da vontade do conjunto de pessoas que reside em um determinado território e possui objetivos comuns a serem alcançados. Ou seja, o coletivo de pessoas se torna uma comunidade que busca garantir seus interesses comuns e, para isso, cria e mantém instituições políticas que possam realizar esses interesses.
8) O que foi Magna Carta?
Foram direitos que restringiam o poder do rei e o obrigava a respeitar a vida e a liberdade dos súditos. São os chamados direitos do cidadão contra o Estado autoritário, ou, mais modernamente, direitos civis e políticos.
9) Explique o que Thomas Hobbes entende por estado de natureza
Para Thomas, no estado de natureza todo homem tem direito a tudo.
O direito natural ilimitado que o ser humano possuía quando vivia no estado de natureza deixa de existir quando o Homem vive em sociedade. Nesta, ele possui regras de conduta a serem cumpridas porque, sem elas, voltaria ao estado de natureza.
10) Aristóteles foi discípulo de Platão, tutor de Alexandre, o Grande, e é considerado pai da Ciência Política Ocidental.
Para Aristóteles existiam seis tipos possíveis de governo, a partir da finalidade deles.
Nesse sentido, escreva sobre monarquia segunda as ideias de Aristóteles.
Para Aristóteles a monarquia é o governo de um só. Atende o sistema monárquico à exigência unitária na organização do poder político, exprimindo uma forma de governo na qual se faz mister o respeito às leis.
11) Explique o conceito de virtú segundo Maquiavel.
É um termo empregado para indicar um conjunto de qualidades – habilidade de cálculo, sentido de realidade, compreensão das circunstâncias, capacidade de adotar medidas extraordinárias, coragem de desprenderse da moralidade vigente, se for necessário, e aptidão para se adaptar às diferentes situações.
12) A monarquia quase sempre possui três características fundamentais: vitaliciedade; hereditariedade e irresponsabilidade.
Qual o significado da característica da irresponsabilidade para a monarquia? 
Irresponsabilidade – o monarca não tem responsabilidade política, isto é, não deve explicações ao povo ou a qualquer órgão sobre os motivos pelos quais adotou certa posição política.

Continue navegando