Buscar

Foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase a autoeducação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhe... (hudson belchior) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARIA MONTESSORI
 
Foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase a autoeducação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições. Para ela o objetivo da educação é a formação integral do aluno, uma educação para toda vida.
O método Montessori é fundamental biológico. Indiretamente é uma seguidora de Piaget,ela afirmava também que a evolução mental da criança acompanha o crescimento biológico e pode ser identificada em fases definidas, cada uma mias adequada a determinado tipo de conteúdo e aprendizado.
Eu concordo com a linha Montessoriana, principalmente ao que se refere aos ambientes de liberdade, os pequenos conduziriam o próprio aprendizado, e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial.
A criança não é pretendente a adulto, e como tal, um ser incompleto. Desde o seu nascimento já é um ser integral,o que inverte o foco da sala de aula tradicional centrada no professor. Concordo também na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Nas escolas Montessori as encontra-se crianças espalhadas, sozinhas ou sem pequenos grupos, concentrados nos exercícios, os professores ficam misturados a eles, observando ou ajudando. Montessori via as escolas tradicionais com desprezo, dizia que pareciam “coleção de borboletas “com cada aluno preso ao seu lugar, o oposto das chamadas (Casa del Bambino) onde ela explorou duas das suas ideias :a educação pelos sentidos e a educação pelo movimento.

Outros materiais