Buscar

EXTRAÇÃO CALCÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXTRAÇÃO CALCÁRIO
PROCESSO
CALCÁRIO
É um produto mineral extraído de rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio. É utilizado principalmente na produção de cimento, cal e giz, fundente em metalurgia, fabricação de vidro, pedra ornamental dentre outras utilidades. Tem larga utilização como correção do pH do solo para a agricultura.
historia
Há registros de exploração da rocha calcária a partir do ano de 2560 a. C. relativamente à construção da Pirâmide Quéops num bloco de calcário. Os Egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar a pedra natural na construção de seus monumentos e túmulos faraónicos. A maior construção erguida pelo homem que ainda permanece em pé, por cerca de 5000 anos.
Altura de um prédio de 50 andares
3
Exploração calcário no brasil
O Brasil está entre um dos grandes exportadores de minérios do mundo, porém não é autossuficiente em todos, e tem que importar boa parte dos bens de consumo. Isso é um ponto negativo, desvantajoso, pois se o processo de fabricação de materiais com os minerais fosse realizado no país, o produto da exportação teria um valor maior pela agregação do beneficiamento.
Processo de extração – fase 1
Análise do recurso;
Retirada da vegetação e barro;
Licenças Ambientais;
Antes de iniciar a exploração de uma pedreira, é feita a análise do recurso. Este estudo averigua a existência de pedra no local, a sua quantidade e a viabilidade económica do processo. Normalmente, a informação sobre as pedreiras que existem nas proximidades já é suficiente para avançar com a exploração. Não havendo pedreiras contíguas, o recurso é analisado recorrendo a um estudo geológico mais.
5
LICENÇAS AMBIENTAIS
A atividade assim definida compreende três etapas, que correspondem a implantação, operação e desativação. Neste sentido, a mineração configura-se como uma forma de “uso temporário do solo”.
Licença Prévia - LP
A LP é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
Licença de Instalação - LI
A LI autoriza a instalação do empreendimento ou atividade. Isso quer dizer que, antes da obtenção da LI, nenhuma atividade de implantação do empreendimento pode ocorrer, mesmo que a simples instalação de um canteiro de obras. A LI é baseada na proposição e aprovação de planos, programas e projetos para o empreendimento ou atividade, incluindo as medidas de controle ambiental e atendimento às demais condicionantes da LP
Licença de Operação - LO
A LO autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.
A LO é renovada periodicamente, ao longo da vida útil do empreendimento, através da apresentação de relatórios de avaliação de desempenho ambiental (RADA).
Autorizações requeridas no licenciamento ambiental
No procedimento de licenciamento, é obrigatória a apresentação de manifestação das Prefeituras Municipais, declarando que a localização e a tipologia do empreendimento encontram-se de acordo com leis e regulamentos municipais
Processo de extração – fase 2
DETONAÇÃO:
Depois de retirados barros, vegetações e exposta as rochas, começa a mineração em si. Maquinas fazem buracos na rocha, cerca de 10 centímetros cada, onde são colocados explosivos e posteriormente detonados. A profundidade dos buracos depende do quanto de rocha se pretende extrair
perfuratriz
Processo de extração – fase 3
CARREGAMENTO (escavadeiras, caminhões, pás carregadeiras);
Processo de extração – fase 3
TRANSPORTE;
REFINAMENTO;
BRITADORES;
MOINHOS;
IMPACTOS AMBIENTAIS
A extração mineral não é considerada uma atividade de impacto ambiental permanente. Apesar disso, nos últimos 30 anos, empresas que desempenham esta atividade estão mais conscientes da responsabilidade de preservação de nossas florestas e recursos hídricos
Outro ponto que pode ser listado nos impactos ambientais gerados é utilização de Água. Na mineração e no beneficiamento do calcário não há significativo uso direto de água, portanto a demanda sobre os recursos hídricos é pouca, mas a preocupação se dá especialmente em relação à possível degradação desses recursos na região da área de lavra, por conta da grande movimentação de minério e estéril. Esse risco é relativo a possíveis efeitos sobre a qualidade da água dos recursos hídricos, devido ao assoreamento ou à suspensão de sólidos. 
SUPRESSAO DE CAVERNAS SÃO PAULO - SP
conclusão
DEMANDAS;
LOCAL;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando