Buscar

sol.cap2 do livro para entender a terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: INT A GEOMORFOLOGIA,GEOLOGIA E SOLOS
Professor: Madson Tavares 
Aluna: Dryele Fernanda Barbosa Nascimento Miranda Matrícula:115111423
Período Letivo: 2017.2
Solução capítulo 2-Livro:Para entender a terra
1-Forneça um exemplo geográfico moderno de cada tipo de limite de placa.
Limites Divergentes: Dorsal Mesoatlântica, a Ilha da Islândia expõe um segmento da Dorsal.
Limites convergentes
Convergência Oceano-Oceano: na Fossa das Marianas ,no Oeste do Pacifico.
Convergência Oceano-Continente: A Costa a oeste da América do Sul, onde a Placa sul-americana colide com a placa de Nazca, de natureza oceânica é uma zona de subducção desse tipo.
Convergência Continente-Continente: Limites de falhas transformantes: são encontradas nas dorsais mesoceânicas, a falha de Santo André na Califórnia, onde a Placa Pacífica desliza em relação da Placa Norte-Americana.
2- Que evidência sugere que a Pangeia de fato existiu?
O mapa de isócronas informa-nos de que todo o fundo oceânico existente na superfície terrestre foi criado desde a fragmentação da Pangeia. Np entanto, sabemos a partir dos registros geológicos de cinturões de montanhas continentais mais antigos que a tectônica de placas estava operando a bilhões antes dessa fragmentação. Evidentemente, a expansão do assoalho oceânico ocorria como hoje e existiram episódios prévios de deriva continental e colisão. O assoalho oceânico foi criado nesses tempos anteriores foi destruído pela subducção, retornando ao manto, de modo que são evidências mais antigas preservadas nos continentes que possibilitam identificar e cartografar o movimento desses “paleocontinentes”.
3-Como podem ser calculadas as taxas de movimento entre as placas?
Por meio do uso de idades das reversões que foram determinadas a partir de larvas magnetizadas nos continentes, os geólogos puderam identificar as idades para as bandas de rochas magnetizadas no fundo oceânico. Eles puderam calcular, então , quão rápidos oceanos se abriram, usando a formula velocidade = distância / tempo, sendo que a distância foi medida a partir do eixo dorsal e o tempo, igualando à idade do fundo oceânico.
4- O que acontece quando dois continentes colidem num mesmo limites do tipo convergente? Dê alguns exemplos.
Onde a convergência de placas envolve dois continentes, a subducção do tipo oceânica não pode acontecer. As consequências geológicas desse tipo de colisão são consideráveis. A colisão das placas Indiana e Eurasiana, ambas com continentes em sua borda frontal, fornece o melhor exemplo. A Placa Eurasiana cavalga a Placa Indiana, mas a Índia e a Ásia mantêm-se flutuantes, criando uma espessura dupla da crosta e formando a cordilheira de montanhas mais alta do mundo, o Himalaia, bem como o vasto e alto Planalto do Tibete. Nessa e em outras zonas colisão continente-continente, ocorrem terremotos violentos na crosta que está sofrendo enrugamento.
5-Quais são as forças motoras da tectônica de placas?
O sistema da tectônica de placas é movido pela convecção do manto e a energia vem do calor interno da Terra. As placas têm um papel ativo nesse sistema. Por exemplo ,as forças mais importantes na tectônica de placas vêm da litosfera em resfriamento à medida que ela desliza do centro de expansão e mergulha de volta no manto em zonas de subducção. As lascas litosféricas estendem-se tão profundamente que alcançam até o limite núcleo-manto, indicando que todo manto está envolvido no sistema de convecção que recicla as placas. As correntes de convecção ascendentes podem incluir plumas do manto, que são insetos jorros do manto profundo, causando vulcanismo localizado em pontos quentes, como no Havaí.

Continue navegando