Buscar

sol cap 1

Prévia do material em texto

Curso: INT A GEOMORFOLOGIA,GEOLOGIA E SOLOS
Professor: Madson Tavares 
Aluna: Dryele Fernanda Barbosa Nascimento Miranda Matrícula:115111423
Período Letivo: 2017.2
Solução capítulo 1-Livro:Para entender a terra
1.Qual é a diferença entre experimento, hipótese, teoria e fato?
Experimentos: Fornecem dados para uma hipótese.
Hipótese: Uma tentativa de explicação baseada em dados coletados por meio de observação e experimentação.
Teoria: é uma hipótese que já reuniu um número considerável de evidências, obtidos por um grande número de pesquisadores independentes a partir de experimentos e observações
Fato: são os dados referente ao mundo
2.Que fatores tornaram a Terra um lugar particularmente agradável para a vida desenvolver-se?
Os fatores que tornaram a terra um lugar sustentável são os fatores exógenos e endógenos. Fatores exógenos são fenômenos que tem a sua origem exteriormente, refere-se a sua composição a nível do sistema solar, por exemplo orbitar constatamos que nos encontramos nem tão perto demais e nem tão longe demais da estrela principal do nosso sistema solar, o Sol, sendo assim estamos na chamada Zona Habitável do sistema solar, onde os níveis de radiação são propícios para a existência de água por exemplo. E os fatores endógenos como a existência de água líquida, uma atmosfera que contém fases essenciais a vida como o O2 principal e O3 e ainda realiza a filtração da radiação da radiação solar, gravidade e a existência de uma satélite regulando os ciclos marinhos.
3.Como e por que os planetas interiores diferem dos planetas gigantes exteriores?
Planetas interiores próximos ao sol, são caracterizados por ser menores e rochosos, por exemplo: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte enquanto os planetas exteriores gigantes, por exemplo: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, eles são gasosos com núcleos rochosos. Os planetas terrestres formam-se perto do sol, onde s temperaturas são bem adaptadas para as rochas o e metais se condensar. Quando os planetas se formam, os que se encontram com proximidade do sol desenvolvem-se de maneira diferente daqueles com órbitas mais afastadas. Dessa forma a composição dos planetas interiores é muito diferente daquelas dos planetas exteriores. Os planetas interiores estruturam-se a partir de múltiplas colisões e acrescimento de planetesimais ocasionados pela atração gravitacional. Os planetas gigantes exteriores aumentaram por acrescimento de gás.
4.O que causou a diferenciação da Terra e qual foi o resultado?
A transformação de blocos aleatórios de matéria primordial num corpo cujo interior é dividido em camadas concêntricas, que diferem umas das outras tanto física como
quimicamente. A diferenciação ocorreu nos primeiros momentos da histórias da Terra, quando o planeta adquiriu calor suficiente para se fundir. Dessa forma, a Terra resfriou-se e grande parte dela solidificou-se e foi transformada em um planeta diferenciado ou zoneado em três camadas principais: um núcleo central e uma crosta externa separados por um manto.
5.Como a composição química da crosta da Terra difere daquela das zonas mais profundas? E daquela do núcleo?
O que difere é que o núcleo da Terra onde o elemento ferro, que é mais denso que a maioria dos outros elementos, correspondia a cerca de um terço do material do planeta primitivo. O ferro e outros elementos pesados, como o níquel, mergulharam para formar o núcleo central. Os cientistas consideram que o núcleo, o qual começa numa profundidade de cerca de 2.900 km, é líquido na parte externa, mas sólido numa região chamada de núcleo central, que se estende desde uma profundidade de cerca de 5.200km até o centro da Terra, a cerca de 6.400km. O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro é muito alta para o ferro fundir-se a temperatura em que qualquer material se funde eleva-se com o aumento da pressão. Crosta da terra outros materiais líquidos e menos densos separaram-se das substâncias geradoras flutuando em direção à superfície do oceano de magma. Aí resfriaram-se para formar a crosta sólida da Terra, uma fina camada externa com cerca de 40 km de espessura. A crosta contém materiais relativamente leves com temperaturas de fusão baixas. A maioria desses materiais, que facilmente se fundem, é composta de elementos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sólido e potássio combinados com oxigênio. Todos eles, com exceção do ferro, estão entre elementos sólidos mais leves.
6.Como a visão da Terra em termos de um sistema de componentes interativos nos ajuda a entender nosso planeta? Dê um exemplo de interação entre um ou mais geossistemas.
Entender os sistemas que se estabelecem na Terra é entender seu funcionamento bem como direcionar melhor possíveis tecnologias que podem ser criadas para o uso no planeta, sejam para a exploração dos recursos terrestres ou para estudos e aperfeiçoamento das informações já conhecidas.
O sistema do Clima, que envolve a atmosfera e a hidrosfera, bem como o sistema das Placas Tectônicas, que envolve até certas camadas da Terra, são exemplos dos geossistemas que existem e correlacionam-se.
7.Descreva a ideia central da teoria da tectônica de placas.
O movimento das placas é a manifestação superficial da convecção do manto e nos referimos a todo esse sistema como o sistema das placas tectônicas. Controlado pelo calor interno da Terra, o material quente do manto sobe onde as placas se separam, e então começa a endurecer a litosfera. À medida que se move para longe desse limite divergente, a litosfera esfria e torna-se mais rígida. Porém, ela pode eventualmente afundar na astenosfera e arrastar material de volta para o manto, nos bordos onde as placas convergem .Assim como no sistema do clima (que envolve uma ampla variedade de processos convectivos na atmosfera e nos oceanos), os cientistas estudam as placas tectônicas usando simulações computadorizadas para representar o que pensam ser os mais importantes componentes e interações. Eles revisam os modelos cujas implicações estão em desacordo com os dados reais.

Continue navegando