Buscar

DIREITO TESTAMENTÁRIO

Prévia do material em texto

DIREITO TESTAMENTÁRIO 
NA CIDADE DE ROMA O TESTAMENTO ASSUMIU UMA IMPORTANTE PAPEL POIS FOI PROCLAMADO O MAIS GRAVE ATO DE VIDA DO CIDADÃO. 
CONCEITO: TESTAMENTO CONSTITUI ATO DE ULTIMA VONTADE PELO QUAL O AUTOR DE HERANÇA, DISPÕE DOS SEUS BENS PARA DEPOIS DA MORTE E FAZ OUTRAS DISPOSIÇÕES, SENDO CONSIDERADO PELO CODIGO CIVIL , ATO PERSONALISSIMO E REVOGÁVEL PELO QUAL ALGUÉM DISPÕE DA TOTALIDADE DOS SEUS BENS OU PARTE DELES, PARA DEPOIS DE SUA MORTE . ARTS 1;857 E 1858
AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO TESTAMENTO SÃO:
ATO PERSONALISSIMO, PRIVATIVO DO AUTOR DA HERANÇA
CONSTITUIR NEGOCIO UNILATERAL, APERFEIÇOANDO-SE COM UMA ÚNICA MANIFESTAÇÃO DE VONTADE
SER SOLENE
SER UM ATO GRATUITO 
SER ESSENCIALMENTE REVOGÁVEL ( ART. 1969)
SER ATO CAUSA MORTIS
CAPACIDADE PARA TESTAR:
O ARTIGO 1860 DECLARA QUE SÓ NÃO PODEM TESTAR OS INCAPAZES E OS QUE, NO ATO DE FAZÊ-LO NÃO TIVEREM PLENO DICERNIMENTO, POR TANTO TODAS AS PESSOAS PODEM FAZER TESTAMENTO VÁLIDO.
E NO ARTIGO 1861 DECLARA QUE A INCAPACIDADE SUPERVINIENTE DO TESTADOR NÃO INVALIDA O TESTAMENTO, NEM O TESTAMENTO DO INCAPAZ SE TORNA VÁLIDO COM A SUPERVINIÊNCIA DA CAPACIDADE. ISTO CORROBORA O FATO DE QUE, AO TEMPO DA ELABORAÇÃO DO TESTAMENTO O AUTOR DA HERANÇA SEJA CAPAZ E TENHA PLENO DICERDIMENTO. 
SUBSTITUIÇÃO HEREDITÁRIA CONCEITO:
A SUBSTITUIÇÃO HEREDITÁRIA É A DISPOSIÇÃO TESTAMENTÁRIA NA QUAL O DISPONENTE CHAMA UM PESSOA UMA PESSOA PARA RECEBER , NO TODO OU EM PARTE A HERANÇA OU O LEGADO NA FALTA APÓS O HERDEIRO OU LEGATÁRIO NOMEADO EM PRIMEIRO LUGAR QUANDO A VOCAÇÃO DESTE OU DAQUELE CESSAR POR QUALQUER CAUSA.
PRINCIPIOS QUE REGEM AS SUBSTITUIÇÕES:
O substituto deve ter capacidade para ser instituído em primeiro grau, existindo esta ao tempo da abertura de sucessão,
Podem ser dados substituto a um so herdeiro ou substituto
Não é permitido substituição de mais de grau, artigo art 1959
a substituição é uma instituição condicional 
a nomeação do substituído pode ser feita no próprio pode ser feita no condomio e o dilson
a nomeção podem ser feita no mesmo de plantao
 
ESPECIES DE SUBSTITUIÇÃO:
VULGAR OU ORDINÁRIA
02 ) RECIPROCA
 
03 )FIDECOMISSARIA
SUSTITUIÇÃO VULGAR
A substituição vulgar, direta ou ordinária ocorre quando o testador designa expressamente, no ato de última vontade, uma pessoa que deverá suceder em lugar do herdeiro ou do legatário, para o caso de um ou outro não querer ou não poder aceitar a liberalidade, havendo a presunção de que a substituição foi determinada para as duas alternativas, ainda que o testador refira­se a apenas uma delas no testamento público, particular, cerrado, etc. (CC, art. 1.947).
A substituição vulgar pode favorecer um estranho, um parente sucessível ou não, ou um herdeiro legítimo; porém, somente poderá favorecer herdeiro necessário fora da sua legítima, na hipótese de se lhe deixar a quota disponível do testador, com indicação de substituto, sem quaisquer danos à sua quota reservatária.
CADUCIDADE DA SUBSTITUIÇÃO VULGAR Ocorrerá caducidade da substituição vulgar se houver: a) aceitação da herança ou legado pelo primeiro instituído; b) falecimento do substituto antes do substituído ou do testador; c) incapacidade do substituto para suceder por testamento; d) renúncia do substituto à herança ou legado; e) inadimplemento de condição suspensiva imposta à substituição; f) aceitação da herança ou do legado pelos sucessores do instituído, morto depois de aberta a sucessão, mas antes de se pronunciar sobre ela, visto que o direito de aceitar passa asucessores.
Arts 1951 a 1960

Continue navegando